Liturgia de 17 de Agosto 2023 -  

  Quinta-feira  da Semana XIX - Cor Branco - Ofício de Memória.

(Santos do dia -  Santa Clara da Cruz de Montefalco, Clik no nome e conheça a história.)

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   Setenta e sete vezes. 


   Antes da Leitura de hoje - Com a morte de Moisés, Deus, através de Josué conduziu Seu povo a conquistar as terra Prometida, sem que ninguém os resista, pois, o Senhor estava com eles. Porém, o povo precisaria ser firme e corajoso, agindo segundo a Lei do Senhor, que Moisés havia lhes transmitido…, o povo se preparou para herdar a terra que Deus havia prometido a seus pais…

   Na Leitura de hoje -  Deus fala a Josué dizendo que, ia engrandece-lo diante do povo, para soubessem que o Senhor está com ele... . O Senhor disse para que levassem diante do povo a Arca e quando a planta dos pés do povo, com a Arca, tocar nas águas do Jordão, o rio será cortado e as águas que descem pararam numa só massa. Assim aconteceu, quando os sacerdotes com a Arca que continha as Tábuas com Dez Mandamentos tocou no Rio Jordão… Todo Israel passou a seco pelo Rio Jordão.

   

   Obs.: O Senhor Deus sempre esteve com Seu Povo e hoje através da Igreja Católica Apostólica Romana e dos Sacramento da Igreja Ele continua Presente. 


   Com o Salmo podemos dizer: "Aleluia, Aleluia, Aleluia."


   No Evangelho -  São Pedro pergunta a Jesus quantas vezes devemos perdoar aqueles que pecam contra nós, se até sete vezes?

   Setenta e sete vezes. respondeu Jesus a São Pedro e a nós também.

  E Jesus conta a parábola do devedor que suplicou que o patrão que perdoasse suas enorme dívida.  Este devedor, o patrão perdoou, mas, ele não foi capaz de perdoar uma pequena dívida de um amigo de serviço. Porém, ao ser informado pelos outros empregados o patrão chamou de volta o empregado mal e o penalizou, entregando-o aos carrascos até que pagasse toda a sua dívida.

   Jesus acrescentou: Eis como Meu Pai Celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão.


   A Bíblia nos mostra que ao longo de toda história da existência humana, Deus Caminha com povo, sempre Ensinando, corrigindo, Perdoando. Também hoje, Deus Caminha através de Jesus, Seu Filho muito Amado, que Nasceu, Ensinou, curou e que nos libertou de nossos pecados.

   Jesus, construiu Sua Igreja, para Nela, estar conosco nos Sacramentos da Igreja. Jesus já fez a pior parte, ter Ser Humilhado; de Sua Paixão e morte, porém, Deus Pai O Ressuscitou.

   Agora é conosco, é a nossa vez de abandonar o pecado, de abandonar as coisas erradas que nos ensinaram e, vivermos o que Jesus nos Ensinou, hoje, em especial a perdoar de coração e sem contar, isto é, perdoar sempre o que nos é pedido o perdão.


   Como saber se perdoamos de coração quem nos ofendeu?

  Reflitamos: Por acaso se tais pessoas que nos ofendeu precisarem de nossa ajuda, ajudaremos prontamente, ou não ajudaremos? Ou se formos nós a precisarmos de tais pessoas, procurarmos sua ajuda sem rancor, mágoa e tristeza ou não procuraremos?

   Em nossas orações, temos que desejar a conversão de tais pessoas, para que também elas entrem no Céu. Quando o Espírito Santo nos trás a lembrança de tais pessoas, fazemos de tudo para esquecer tais pessoas?

   Se as respostas forem que sim, ajudaremos, somos capazes de pedir ajuda a tais pessoas e se rezamos por elas para que também entrem no Céus, então Sim, perdoamos de coração as pessoas que nos ofenderam, porém, se não forem estas respostas sim, ainda não perdoamos de coração, precisamos pedir ajuda ao Doce Hóspede de nossa alma para nós ajudar a perdoar.


   Vinde Espírito Santo, Doce Hóspede de nossa alma nos ajudar a perdoar todos que nos ofenderam.  

   Vinde Espírito Santo, ajudar todos os Batizados a perdoa, para que, todos possam entrar no Céu.

  Vinde Espírito Santo, nos iluminar para que percebamos, que Deus, assim como sempre esteve com o povo no deserto, Ele continua conosco neste peregrinar que é nossa vida terrena.

   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados; Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

  Vinde Espírito Santo, converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, por Ser para nos nosso Maior Exemplo de Amor, Obedientes, Fidelidade, Perdão… .

   Te agradecemos Senhor, por estar sempre com Seu Povo.

   Te agradecemos Jesus, por ter vindo nos Reconciliar com Deus Pai.

  Te agradecemos Jesus, por Seus Ensinamentos, hoje em especial o Perdão.

  Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Infelizmente, muitos Batizados desejam o inferno para as pessoas que ofenderam. Isso não é seguir os Ensinamentos do Mestre Jesus que é: Amar e perdoar!


   Obs.: Perdoar, não é esquecer, até mesmo porque temos que perdoar, mas esta atento com a pessoa que nos prejudicou, pois pode a vir nos prejudicar novamente.

Antífona de Entrada - Salmo 73 (74): 20a. 19b. 22b .23.

Lembrai-Vos Senhor, da Vossa Aliança.

Não esqueças até o fim a vida dos Teus pobres.

Levanta-Te, ó Deus, defendei Tua causa.

Escutai a voz daqueles que Vos procuram.


Oração da Coleta -

  Deus Todo-Poderoso e Eterno, a Quem o Espírito Santo nos ensina a chamar confiantemente de Pai, fazei crescer o espírito filial em nosso coração para merecermos entrar um dia na posse da herança prometida.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Senhor, que é Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Primeira Leitura - Josué 3: 7-11. 13-17.


Leitura do Livro de Josué.


   Deus disse a Josué: "Hoje começarei a engrandecer-te aos olhos de todo o Israel, para que saibam que assim como Estive com Moisés estarei contigo. E tu ordenarás aos sacerdotes que levam a Arca da Aliança, dizendo: 'Quando chegardes à borda das água do Jordão parareis no próprio Jordão' ". Disse então então Josué aos filhos de Israel: "Aproximai-vos e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus." Acrescentou Josué: "Nisto reconhecereis que o Deus Vivo está no meio de vós e que certamente expulsará da vossa presença os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os gergeseus, os amorreus e os jebuseus. Eis que a Arca da Aliança do Senhor de toda a terra vai passar o Jordão diante de vós.

   E quando as plantas dos pés dos sacerdotes que transportam a Arca de Deus, Senhor de toda a terra, pousarem nas águas do Jordão, as água do Jordão serão cortadas; as água que descem de cima pararão, amontoando-se."

   Ora, quando o povo deixou suas tendas para passar o Jordão, os sacerdotes que levavam a Arca da aliança estavam à frente do povo. Assim que os transportadores da Arca chegaram ao Jordão e que os pés dos sacerdotes que transportavam a Arca se molharam nas bodas das águas - pois o Jordão transborda pelas suas margens durante toda a ceifa - as águas que vinham de cima pararam e formaram uma só massa a uma grande distância, em Adam, cidade que fica do lado de Sartã: ao passo que as água que desciam em direção ao mar de Arabá, o mar Salgado, ficaram inteiramente separadas. O povo atravessou defronte de Jericó. Os sacerdotes que transportavam a Arca da Aliança de Deus detiveram-se no seco, no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava pelo seco. até que toda a nação acabou de atravessar o Jordão.


Salmo 113a (114): 1-2. 3-4. 5-6.

"Aleluia, Aleluia, Aleluia." (Resposta)


Quando Israel saiu do Egito

e a casa de Jacó de um povo bárbaro,

Judá se tornou o seu santuário,

e Israel o seu domínio. (R.)


O mar viu e fugiu,

o Jordão voltou atrás;

os montes soltaram como carneiros,

e as colinas como cordeiros. (R.)


Que tens, ó mar, para fugires assim,

e tu, Jordão, para que voltes atrás?

As montanhas, para soltar como carneiros,

e colinas como cordeiros? (R.)


Aleluia ! - Salmo 118 (119): 135.


Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Ilumina Tua Face para Teu servo, e ensina-me Teus Estatutos.

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 18: 21_19:1.



   Então Pedro chegando-se a Jesus, perguntou-Lhe: "Senhor, quantas vezes devo perdoar ao irmão que pecar contra mim? Até sete vzes?" Jesus respondeu-lhe: "Não te digo até sete, mas até setenta e sete vezes.

   Eis porque o Reino dos Céus é semelhante a um rei que resolveu acertar contas com seus servos. Ao começar o acerto, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos. Não tendo este com que pagar, o senhor ordenou que o vendessem, juntamente com a mulher e com os filhos e todos os seus bens, para o pagamento da dívida. O servo, porém, caiu ao seus pés e, portado, suplicava-lhe: 'Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo'.

   Diante disso, o senhor, compadecendo-se do servo, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Mas, quando saiu dali, este servo encontrou um dos seus amigos de serviço, que lhe devia cem denários e, agarrando-o pelo pescoço, pôs-se a sufocá-lo e a insistir: 'Paga-me o que me deves'. O Amigo caindo a seus pés, rogava-lhe: 'Dá-me um prazo e eu te pagarei'. Mas ele não quis ouvi-lo; antes, retirou-se e mandou lança-lo na prisão até que paga-se o que devia. Vendo seus amigos de serviço o que acontecera, ficaram muito penalizados e, procurando o senhor, contaram-lhe todo o acontecido. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: 'Servo mau, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me regaste. Não devia, também tu, te compaixão do teu amigo, como eu tive compaixão de ti?'  Assim, encolerizado, o senhor o entregou ao carrasco, até que pagasse toda a sua dívida. Eis como o Meu Pai Celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão."

   Quando Jesus terminou essas Palavra, partiu da Galileia e foi para o território da Judeia, além do Jordão.


Oração de oferecimentos.

Aceita com bondade, Senhor, os Dons que Vós mesmo concedestes a Vossa Igreja e transformai-os, com o Vosso poder, em Sacramento de Salvação.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - Disse Jesus:

   "Eu Sou o Pão descido do Céu.

Quem comer Deste Pão viverá eternamente.

   O Pão que Eu darei É a Minha Carne para a Vida do mundo."


ou Salmo 147: 12. 14.

Glorifica o Senhor Jerusalém, louva teu Deus ó Sião.

O Senhor coloco paz na tua fronteira e com a flor do trigo te sacia.


Oração depois da Comunhão.

Nós Vos pedimos, Senhor, que a comunhão com o Vosso Sacramento nos salve e no confirme no Caminho da Vossa Verdade.

Por Cristo Nosso Senhor.