Liturgia - 02 de Setembro 2023 -  Sábado da Semana XXI - Todos sábado é dedicado a Nossa Senhora - Cor verde ou branco - Ofício de Férias ou memória, Missa à escolha.

Santos do dia - Santa Doroteia.


A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

   Progredir na Fé e na vida honrada!


   I Leitura - São Paulo, continua suas recomendações e nos diz hoje que, não é necessário nos escrever sobre o Amor, pois aprendemos pessoalmente de Deus a amarmos mutuamente, mas ele nos exorta a progredimos cada vez mais. São Paulo, também nos diz, para estarmos empenhamos numa vida honrada e tranquila, ocupados nos nosso trabalhos e assim não teremos necessidade de sermos ajudados por ninguém.

   Infelizmente muitos hoje em dia, são saudáveis e não querem trabalhar, porém, querem dinheiro fácil, isto é, vivem dependentes do sistema. Triste!


   Vinde Espírito Santo, iluminar os que podem viver uma vida honrada e tranquila se sustentando com o trabalho de suas mãos.

   Vinde Espírito Santo, iluminar todos que, não usam seus talentos para uma vida digna, mas, ficam à espera de ajuda.


   No Evangelho, Jesus nos conta a parábola dos talentos; o patrão que viajou e deixou uma certa quantia com seus servos para trabalharem, fazendo render, dois trabalharam e dobraram a quantia, um ficou com medo e escondeu a quantia. Ao voltar o patrão chamou os servos para que prestassem contas dos talentos, ao ver o empenho de dois empregados, o padrão elogiou e confiou a eles bens maiores para administrar e servo que não fez render seu talento, o patrão tirou o que havia dado e entregou a outro, e mandou julgar este servo inútil nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.

   Deus dá a todos talentos e estes talentos são para uma vida honrada e tranquila que nos levará a Deus. Seremos cobrados e penalizados se não usarmos nossos talentos para o nosso bem.


   Vinde Espírito Santo, iluminar todos nós para que os talentos que Deus nos deu, seja para levarmos uma vida tranquila, nos tornando uma pessoas trabalhadoras, honrada!


   Te agradecemos Jesus, por todos que sabem usar seu talentos, levando uma vida tranquila e honrada.   

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Deus, tirará os talentos, de quem Não usou para uma vida de trabalho, tranquila e honrada e dará a outros e os jogará nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.


 Antífona de Entrada - Salmo 85 (86): 1-3.

   Inclina teu ouvido, Senhor, responde-me, pois eu sou pobre e indigente!

   Tu És o meu Deus, tem piedade de mim, Senhor, pois é a Ti que eu invoco todo o dia!


Oração da Coleta -

 Senhor nosso Deus, que unis o coração dos fieis num único desejo, fazei que o vosso povo ame o que mandais e espere o que prometeis, para que, no meio da instabilidade deste mundo, fixemos o nosso coração onde se encontra a verdadeira alegria.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo. Por todos os séculos dos séculos. Amém.


Primeira Leitura - I Tessalonicense 4: 9-11.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Tessalonicense.


  Não precisamos vos escrever sobre o amor fraterno; pois aprendeste pessoalmente de Deus a amar-vos mutuamente, e é o que fazeis muito bem para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Nós, porém, vos exortamos, irmãos, a progredir cada vez mais. Empenhai a vossa honra em levar vida tranquila, ocupar-vos dos vossos negócios, e trabalhar com vossas mãos, conforme as nossa diretrizes.

Palavra do Senhor.

Graças a Deus.


Salmo 97 (98): 1. 7-8. 9. (R. 9b.)

   "O Senhor vai julgar o mundo com justiça." (Resposta)


Cantai ao Senhor um cântico novo,

pois Ele fez maravilhas,

Sua direita o salvou

e Seu braço é Santo. (R.)


Estronde o mar e o que ele contém,

o mundo e seus habitantes;

batam palmas os rios todos

e as montanhas gritem de alegria. (R.)


Diante do Senhor, pois Ele vem

para julgar a terra:

Ele vai julgar o mundo com justiça

e os povos com retidão! (R.)


Aleluia ! São João 13: 34.

Refrão - Aleluia ! (Repete-se).

Dou-vos um Mandamento novo; que vos ameis uns aos outro. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. (Refrão).

Evangelho - São Mateus 25: 14-30.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cisto + segundo São Mateus.

   Glória a Vós Senhor.


   Disse Jesus, esta parábola dos talentos:

   "O Reino dos Céus, será como um homem que, viajando para o estrangeiro, chamou os seus próprios servos e esntregou-lhes os seus bens, A um deu cinco talentos, a outro dois, a outro um. A cada um de acordo com a sua capacidade. E partiu, Imediatamente , o que recebera cinco talentos saiu a trabalhar com eles e ganhou outro cinco. Da mesma maneira , o que recebera dois ganhou outros dois. Mas aquele que recebera um só tomou-o e foi abrir uma cova no chão. E enterrou o dinherio de seu senhor. Depois de muito tempo, o senhor daqueles servos voltou e pôs-se a ajustar contas com eles. chegando aquele que recebera cinco talentos, entregou-lhe outros cinco, dizendo: 'Senhor, tu me confiaste cinco talentos. Aqui estão outro cinco que ganhei'. Disse-lhe o senhor: 'Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu senhor!' Chegando também o dos dois talentos, disse: 'Senhor, te me confiaste dois talentos, Aqui estão outros dois talentos que ganhei'. Disse-lhe o senhor: 'Muito bem, servo bom e fiel, Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com teu senhor!'  Por fim, chegou o que recebera um talento, disse: 'Senhor, eu sabia que és um homem severo, que colhes onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste. Assim, amedrontado, foi enterrar o teu talento no chão. Aqui tens o que é teu'. A isso respondeu-lhe o senhor: 'Servo mau e preguiçoso, sabias que eu colho onde não semeei e que ajunto onde não espalhe Pois então devias ter depositado o meu dinheiro com os banqueiros e, ao voltar, eu recebia com juros o que é meu. Tirai -lhe o talento que tem e dai-o àquele que tem dez. Porque a todo aquele que tem será dado e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem será tirado. Quanto ao servo inútil, lançai-o fora nas trevas. ali haverá choro e ranger de dentes!"


   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


   Oração de oferecimentos.

   Senhor, que, pelo Único Sacrifício da Cruz, formastes para nós um povo de adoção filial, concedei a Vossa Igreja o Dom da Unidade e da paz.

   Por Cristo Nosso Senhor.


   Antífona da Comunhão - São João 6: 54.

   "Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem Vida Eterna, e Eu o ressuscitarei no Último dia."


   Oração depois da Comunhão.

   Realizai plenamente em nós, Senhor, a ação redentora da Vossa Misericórdia e fazei-nos tão generosos e fortes que possamos agradar-Vos em toda nossa vida.

   Por Cristo Nosso Senhor.