Liturgia diária - 19 de novembro - Domingo XXXIII do Tempo Comum - Cor Verde - Ofício de Domingo - Proibido a Missa de defuntos, exeto exéquias.

Santo do dia - São Roque Gonzalez,  Santo Afonso Rodriguez  e São João de Castilho, Padres Jesuítas.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Sejamos exemplo de: vigilância e sobriedade!


   A Primeira Leitura, tirada do livro de Provérbio exalta a mulher virtuosa, isto é, através da mulher Todos que tem Fé em Deus, e atentos aos demais, trabalham e cuidam de sua casa, filhos, empregados, isto é, de todos que estão sob seus cuidados, estes têm grande valor aos olhos de Deus.

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar para que nossa vida seja útil para Deus, para nós mesmos e para o próximo.

 

   Com o Salmo podemos dizer: Feliz quem Temem o Senhor!


   A Segunda Leitura, diz para ficarmos vigilantes, pois, não sabemos o Dia que Jesus virá nos buscar, isto é, não sabemos o dia de nossa morte e, quando tudo parecer tranquilo, podemos morrer de repente e teremos que  prestar contas do que fizemos de nossa vida.

   São Paulo, nos diz também que, somos Filhos da Luz, Filhos do dia, Filhos de Deus, vigiemos e sejamos sóbrios,  isto é, não devemos beber, pois Não somos da noite e nem das breves. Somos Filhos da Luz, Filhos do Dia.

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a vivermos como Filhos de Deus e como tal vivermos vigilantes, sóbrios a espera do Nosso Senhor Jesus Cristo!


   No Evangelho, Jesus nos conta a parábola do homem que viajou e deixou seus bens para três empregados administrarem, dois trabalharam e lucraram mais para o patrão, feliz o patrão confiou ainda mais seus bens a estes dois empregado e o terceiro empregado não fez o dinheiro render, nem no banco ele foi capaz de colocar o dinheiro para render, até a volta o patrão e tivesse o juro do banco, pelo contrário ele enterrou o dinheiro, a este empregado, este servos mau e preguiçoso, o patrão mandou tirar tudo dele e dá para o empregado que mais trabalhou e mandou jogar o servo inútil num lugar onde há choro e ranger de dentes.

    Assim, Deus agirá com quem não usar seus Dons ajudando na conversão e Salvação dos outros. 

  Infelizmente, muitos não tem ajudado os Batizados, muito pelo contrário, suas vidas de contra testemunhos têm afastado muito da Igreja. Triste!


   Vinde Espírito Santo, converter os que estão à frente da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, precisando ser Vigilantes em Jesus e sóbrios.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.

 

   Te agradecemos Jesus, pelos os padres, bispos e leigos que vivem e ajudam os outros a viverem vigilantes e sóbrios.

   Te agradecemos Jesus, por todos os padres e bispos, que sabem usar seus talentos, multiplicando os convertidos, à Igreja de Jesus!

   Te agradecemos Jesus, por Vossa Presença em nossa vida, pela semana que passou e pelas Bênçãos recebidas!


   Te pedimos Jesus, que nos abençoe nesta semana que se inicia e em especial proteja Todos que, nos quatro cantos do mundo precisam Anunciar a Palavra de Deus e Testemunhar o Vosso Reino de Amor, vivendo vigilantes e sóbrios.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Enquanto Deus usa a mulher como Exemplo, de quem muito trabalha, para os que querem ser Seus Filhos, alguns, infelizmente usam a mulher, manipulando-a para se rebelarem para o mal e para desobediência.

   Que Nossa Senhora,  a Primeira Mulher Virtuosa do Coração de Deus, interceda junto a Seu Filho Jesus para que as mulheres e Todos os Batizados e Filhos de Deus, sejam Virtuosos, trabalhadores Verdadeiros e Filhos da Luz!


Antífona de Entrada - Jeremias 29: 11-12. 14.

   Eu conheço Meus desígnios sobre vós: desígnios de prosperidade, não de desgraça, de dar-vos um futuro e uma esperança. Vós Me invocareis, vireis rezar a Mim e Eu vos escutarei, Eu Me deixarei encontrar e mudarei vossa sorte -  Palavra do Senhor - Eu vos reunirei em todas as nações e lugares  para onde vos expulsei - Palavra do Senhor - e tornarei a vos trazer ao lugar de onde vos desterrei.


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, concedei-nos encontrar sempre a graça no Vosso serviço, porque é uma felicidades duradora e profunda ser fiel ao Autor de todos os bens.

   Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Provérbios 31: 10-13. 19-20. 30-31.

   Leitura do Livro dos Provérbios.


   Uma mulher virtuosa, quem a encontrará? Vale mais que os corais. Seu marido confia nela e não precisa de outras coisas. Ela lhe traz ganho e não perdas, todos os dias de sua vida. Ela procura fazer lã e linho, suas mãos trabalham com habilidade.

   Estende a mão para o fuso e com a palma segura a roca. Abre suas palmas ao necessitado e estende suas mãos ao pobre.

   Enganosa é a graça, passageira a formosura, a que respeita o Senhor merece louvor. Celebrai-a pelo êxito de seu trabalho, que suas obras a louvem na praça.

   Palavra do Senhor.

   Graça a Deus.


Salmo 127 (128): 1-2. 3. 4-5. (R 1a).

"Feliz quem teme o Senhor." (Resposta).


Feliz quem teme o Senhor

e segue Seus Caminhos.

Comerás da fadiga de tuas mãos,

será feliz, e em tudo ira bem. (R.).


Tua mulher é como parreira frondosa

na intimidade de tua casa,

teus filhos como rebentos de oliveira

ao redor de tua mesa. (R.).


Essa é a bênção do homem

que respeita o Senhor.

O Senhor te abençoe desde Sião.

E desfrutarás a prosperidade de Jerusalém,

todos os dias de sua vida. (R.).


Segunda leitura - I Tessalonicenses 5: 1-6.

   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.


   Em relação a datas e momentos, não é necessário que vos escreva, pois vós sabeis perfeitamente que o dia do Senhor chegará como ladrão noturno: quando estiveres dizendo "que paz, que tranquilidade" então, de repente, como as dores de parto para as grávida, cairá sobre eles a calamidade, e não poderão escapar. A vós, irmãos, visto que não viveis na escuridão, esse dia não vos surpreenderá como um ladrão. Sois todos cidadãos da luz e do dia; não pertence á noite nem às trevas. Portanto, não durmamos como os outros , mas vigiemos e sejamos sóbrios. os que dormem o fazem de noite.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - São João 15: 4a. 5b.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

"Permanecei em Mim e Em em vós. Quem permanece em Mim e Eu nele, dará muito fruto." (Refrão).


Evangelho - São Mateus 25: 14-30.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

   Glória a Vós Senhor.


   Disse Jesus esta parábola:

   "O Reino do Céu, É como um homem que saiu de viagem para o estrangeiro; antes chamou seus servos e lhes confiou bens. A um deu cinco milhões, a outro dois, a outro um; a cada um segundo sua capacidade. E partiu. Imediatamente o que havia recebido cinco milhões negociou com eles e ganhou outros cincos. Da mesma forma aquele que havia recebido dois milhões, ganhou outros dois. Aquele que havia recebido um milhão foi, fez um buraco no chão, e escondeu o dinheiro do patrão. Passado muito tempo, o patrão dos servos apresentou-se para pedir-lhes contas. Aproximou-se o que havia recebido cinco milhões e lhe apresentou outros cincos, dizendo: 'Senhor, deste-me cinco milhões; vê , ganhei outros cinco'. O patrão lhe disse: 'Muito bem, servo fiel e cumpridor; foste confiável no pouco, eu te ponho a frente do importante. entra na festa do teu patrão'. Aproximou-se aquele que havia recebido dois milhões e disse: 'Senhor, deste-me dois milhões, vê, ganhei outros dois'. O patrão lhe disse: 'Muito bem, servo fiel e cumpridor, foste confiável no pouco, eu te ponho à frente do importante. Entra na festa de teu patrão'. Aproximou-se também aquele que havia recebido um milhão e disse: 'Senhor, eu sabia que és exigente, que colhes onde não semeaste e recolhe onde não espalhaste. Como tinha medo, enterrei teu milhão: aqui tens o que é teu'. O patrão lhe respondeu: 'Servo indigno e preguiçoso. Já que sabia s que colho onde não semeei e recolho onde não espalhei, devias ter depositado o dinheiro num banco, para que, ao chegar , eu o retirasse com juros. Tira-lhe o milhão, e dai-o aquele que tem dez'. Pois a quem tem se lhe dará e sobrará; a quem não tem se lhe tirará inclusive o que tem. Expulsai o servo inúltil para as trevas de fora. Ai haverá pranto e ranger de dentes.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Concedei-nos, Senhor, que os dons para glória do Vosso Nome nos obtenham a graça de Vos servirmos fielmente e nos leve a posse da felicidades eterna.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 72 (73): 28.

   Para mim, a felicidade é estar junto de Deus, fazer do Senhor meu refúgio.


Ou - São Marcos 11: 24.25.

   "Eu vos digo que tudo que rezar pedindo alguma coisa, crendo que o receberá, acontecerá para vós.


Oração depois da Comunhão.

   Depois de recebermos estes Dons Sagrados, humildemente Vos pedimos, Senhor: que o Sacramento que o Vosso Filho nos mandou celebras em Sua Memória amente sempre o nosso amor.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.