Liturgia de 10 de Agosto -  

  Quinta-feira  da Semana XVIII - Cor Vermelho - Ofício de Festa.

   Santos do dia -  Santa Filomena - São Lourenço - Beato Juan Martorell Soria.

(Proibido a Missa de Defuntos, exeto a exéquias)

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

 

Morrer para o mundo é viver para a Vida Eterna.


   I Leitura - A Liturgia nos fala  fala sobre, ofertar, conforme o nosso coração deseja, isto é, se você sente que deve ofertar muito, oferte muito, se sente que deve ofertar pouco, oferte pouco, mas não deixe de ofertar, pois, Deus Ama que oferta com alegria.

   Deus É o Senhor de tudo, e não nos deixa faltar nada, Ele nos dá sempre mais que o necessário, para sobrar e fazermos coisas boas… .


   Obs.: Se a oferta que ofertamos for usada para o bem, o Senhor aceita e multiplicará, crescer os frutos do nosso trabalho, estaremos aptos para praticar toda espécie de obras de generosidade, que suscitaram, Ação de Graças à Deus, pois, o serviço desta coleta não deve ser apenas para satisfazer às necessidades dos que precisam, mas há de ser Ocasião de efusivas de Ação de Graças a Deus.


   Com o Salmo, diz: Feliz quem tem Piedade.


   No Evangelho, Jesus, Anuncia que, para o Reino produzir Fruto, Ele precisa morrer. Jesus nos diz que; quem ama sua vida, isto é, quem vive feliz concordando e apoiando as coisas erradas do mundo, vai perder a Vida Eterna, mas, se você odeia este mundo, isto é, se você não se encaixa neste mundo, não vive concordando com as coisas erradas e nem divulga que a Igreja tem que ser renovar, então você esta morto para o mundo e terá a vida Eterna. Esta É a Proposta de Jesus para servi-Lo.


   Obs.: Não temos como nos afastar de vez do mundo, mas com a ajuda do Espírito Santo, devemos nos afastar, não concordando com as coisas erradas. 

   Atenção, apoiar é; concordar, coisas erradas e sair divulgando que a Igreja precisa se renovar, isto é, apoiar as coisa erradas, é o mesmo que viver e amar o pecado.


   Rezemos:

   Vinde Espírito Santo, iluminar a todos os Batizados para que sejam desapegados das coisas materiais e saibam ofertar.

  Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados para que, abandonem a vida errada do mundo, conquistando assim a Vida Eterna.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, por nos Ensinar a conquistar a Vida Eterna, nos odiando dos erros do mundo.

  Te agradecemos Jesus, por nos ajudar a termos um coração generoso e que acima de tudo Sabe Louvar e Agradecer a Deus.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Obs.: Jesus É o Grão de Trigo que há mais de dois mil anos vem produzindo frutos. Nós Batizados, participantes da Santas Missas aos domingos, temos a Obrigação de Anunciar o Amor de Deus e Testemunhar Jesus e Seu Reino de Amor, no dia a dia.

Antífona de Entrada -

   São Lourenço dedicou sua vida ao serviço da Igreja: por isso mereceu a palma do martírio e subiu glorioso a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Oração da Coleta -

   Senhor nosso Deus, que inflamastes em São Lourenço e fogo da caridade e o fizeste resplandecer fiel no serviço e glorioso martírio, fazei-nos amar o que ele amou e praticar o que ele ensinou.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e conosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos do séculos.


Primeira Leitura - II Coríntios 9: 6-10.


Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.


   Sabeis que quem semeia pouco, pouco também colherá, e quem semeia muito, muito também colherá.

   Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode cumular-vos de toda espécie de graças, para que tenhais sempre e em tudo o necessário e vos fique algo de excedente para toda obra boa, conforme está escrito:

   Distribuiu, deu aos pobres. A sua justiça permanece para sempre.

   Aquele que fornece semente ao semeador e pão para o alimento vos fornecerá também a semente e a multiplicará, e fará crescer os frutos da vossa justiça.


Salmo 111 (112): 1-2. 5-6. 7-8. 9. (R. 5a)

"Feliz quem tem piedade!" (Resposta)


Feliz o homem que teme a Deus

e se compraz em Seus mandamentos!

Sua descendência será poderosa na terra,

a descendência dos retos será abençoada. (R.)


Feliz quem tem piedade e empresta,

e conduz seus negócios com justiça.

Eis que ele jamais vacilará,

a memória do justo é para sempre! (R.)


Ele nunca teme as más notícias:

seu coração é firme, confiante em Deus;

seu coração está seguro, nada teme,

ele se confronta com seus opressores.  (R.)


Ele distribui aos indigentes com largueza;

sua justiça permanece para sempre,

sua força se exalta em glória. (R.)


Aleluia ! - São João 8: 12bc.


Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

"Eu Sou a Luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas mas terá a luz da vida" 

(Refrão).


Evangelho - São João 12: 24-26.



   Disse Jesus:

   "Em verdade, em verdade, Vós digo: se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanece só; mas se morrer, produzirá muito fruto. Quem ama a sua vida a perde e quem odeia a sua vida neste mundo guardá-la-á para Vida Eterna.

   Se alguém que servir-Me, siga-Me; e onde Eu estou, aí também está o Meu servo. Se alguém me serve, Meu Pai o honrará."


Oração de oferecimentos.

   Recebei com bondade, Senhor, os dons que Vos apresentamos com alegria, na festa de São Lourenço e fazei que se tornem para nós Sacramento da Salvação.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - São João 12: 26.

   Se alguém que servir-Me, siga-Me; e onde Eu estou, aí também está o Meu servo. Se alguém Me serve, Meu Pai o honrará. 


Oração depois da Comunhão.

   Saciados com Vossos Dons Sagrados, na festividades de São Lourenço, fazei-me, Senhor, que por este santo mistério sintamos aumentar em nós a salvação.

   Por Cristo Nosso Senhor.

   

Sermão de Santo Agostinho, Bispo, sobre São Lourenço.


   Administrou o Sagrado Sangue de Cristo.


   A Igreja de Romana nos convida hoje a celebrar o triunfo de São Lourenço, que, desprezando as ameaças e as seduções do mundo, venceu a perseguição do demônio. Exercia na Igreja de Roma, a função de diácono. Aí administrou o Sagrado Sangue de Cristo; aí derramou o seu sengue pelo Nome de Cristo.

   O bem-aventurado São João expôs claramente o ministério da Ceia do Senhor, dizendo: Como Cristo deu a sua vida por nós, também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos.

   Assim compreendeu São Lourenço; assim o compreendeu e realizou: o que tinha recebido naquele mesa, isso mesmo ofereceu. Amou a Cristo na sua vida, imitou O na sua morte.

   Também nós, irmãos, se realmente O amamos, imitemo-Lo. A melhor prova que podemos dar do nossa Amor é imitar o seu exemplo. Na verdade, Cristo sofreu por nós, deixando nos o exemplo, pra que sigamos os Seus passos. Estas palavras do Apóstolo São Pedro parecem dar a entender que Cristo so sofreu por aqueles que seguem os Seus passos e que a Paixão de Cristo de nada aproveita senão àqueles que O seguem. Seguiram, Jesus, os santos mártires até ao derramamento de sangue, á semelhança da Sua Paixão. Seguiram, Jesus os mártires, mas não só eles. Não foi cortada a ponte depois de eles terem passado; não secou a fonte depois de eles terem bebido o Cálice.

   O jardim do Senhor, meus irmãos, não só tem as rosas dos mártires, mas também os lírios das virgens, as heras dos esposos e as violetas das viúvas. Nenhuma classe de pessoas, irmãos caríssimos, deve menosprezar a sua vocação. Cristo sofreu por todos. Com toda a verdade está escrito a este propósito. Jesus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

   Entendamos, portanto, como deve o cristão seguir a Cristo, mesmo sem ter de derramar o seu sengue, sem ter de suportar o martírio. Diz o Apóstolo, referindo-se a Cristo nosso Senhor: Jesus, que era de condição Divina, não Se valeu da Sua igualdade com Deus. Oh sublime Majestade! Mas aniquilou Se a si Próprio, assumindo a condição de servo, tornando Se semelhante aos homens e aparecendo como homem. Oh profunda Humildade!

   Cristo humilhou Se: aqui tens, cristão, o que deves imitar. Cristo obedeceu: como podes orgulhar te? E depois de ter passado semelhante humilhação e de ter vencido a morte, Cristo subiu ao Céu: sigamos Jesus. Ouçamos o que diz o Apóstolo: Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.