Liturgia diária - 15 de novembro - Quarta-feira da semana XXXII - Cor verde ou branco - Ofício de Féria ou Memória - Missa à escolha.

Santo do dia - Santo Alberto Magno.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Senhor, aumentai a nossa Fé.


   A Leitura de hoje, Sabedoria, fala diretamente aos príncipes da Igreja, isto é, os que estão a frente da Igreja de Jesus, para que, não se deixa impressionar por grandeza, pois, pequenos e grande foi Ele quem fez, com todos Se preocupa igualmente, mas, aos responsáveis por Sua Igreja, a estes, reserva um Julgamento severo… Mas, os mais humildes, os mais pequenos, por estes terá maior piedade… . Os que buscam as coisa Santas a Sabedoria. Todos devem desejar, ansiar pelas Palavras de Deus, pois, se assim agirmos, receberemos a instrução.


   A Palavra de  Deus, é destinada a todos, principalmente aos padres e bispos, pois estes, devem Testemunhar a Palavra aos Batizados e aos pagãos.

 

   Com o Salmo podemos dizer: Levanta–Te,  Deus, e Julga a terra!


   Jesus, no Evangelho, cura dez leprosos e apenas um voltou louvando a Deus a cura recebida. Vemos que, os  leprosos, deveriam ser “assistidos” pelos sacerdote da Igreja, servos do Reino, porém, eram por estes excluídos, mas a primeira leitura fala contra estes servos maus que não cuidam e nem ensinam o povo a louvar agradecer a Deus como fez o leproso que voltou curado! 

   Será que somos ensinados a observar os inúmeros benefícios que Deus nos concede Todos os dia de nossa vida?

   Será que nos ensinam a termos um coração agradecido a Deus por Tudo que somos e temos?

   Será que os desvalidos, os necessitados são acolhidos na Igreja de Jesus, pelos Seus servos?


   Vinde Espírito Santo, iluminar os que estão responsáveis pela Igreja de Jesus a cuidarem dos Fiéis pois serão  severamente cobrados.

   Vinde Espírito Santo, iluminar os Batizados a não desanimarem, ao descaso de alguns na Igreja de Jesus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados a terem o coração agradecido a Deus pelos inúmeros benefícios que Ele nos concede.

   Vinde Espírito Santo, curar os corações dos sacerdotes que necessitam de conversão.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.

 

   Te agradecemos Jesus, pelas inúmeras Curas e benefícios que nos concede Todos os dia de nossa vida. 

   Te agradecemos Jesus, por Todos os padres e bispos que nos ajudam em nossa conversão, nos ajudam a Amar a Deus e a louvá-Lo.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós! Amém!


   A cada novo dia, a cada amanhecer Deus nos dá uma nova oportunidade de nos voltarmos para Ele e, de  sermos melhores uns com os outros.


Antífona de Entrada - Salmo 87 (88): 3.

   Que chegue até Vós, Senhor, a minha súplica, escuta Senhor o meu clamor.


Oração da Coleta.

   Deus Onipotente e Misericordioso, afastai de nós toda a adversidade, para que, sem obstáculo do corpo ou do espírito, possamos livremente cumprir a Vossa vontade.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Sabedoria 6: 1-11.

   Leitura do Livro da Sabedoria.


   Escutai, reis, e entendei; apendei, governantes de toda redondeza até seus confins; prestai atenção, vós que dominais os povos e ostentais uma multidão de súditos; do Senhor vem o poder para vós, e do Altíssimo vem o comando: Ele indagará vossas obras e explorará vossas intenções; sendo ministros de seu reino, não governastes retamente, nem guardastes a Lei, nem agistes segundo a vontade de Deus. Repentino e estremecido virá contra vós, porque os elevados serão implacavelmente julgados. Os mais humildes serão compadecidos e perdoados, mas os fortes sofrerão forte pena; o Dono de todos não se intimida, a grandeza não o assusta: Ele criou o pobre e o rico e se preocupa igualmente de todos, aos poderosos porém é reservado um controle rigoroso. 

   Eu vos digo, soberanos, para ver se aprendeis a ser sábios e não pecar; os que observam sensatamente Sua Santa vontade serão declarados Santos; os que A aprendem encontrarão quem os defenda. Ansiai, pois, pelas Minha Palavras; desejai-As, e recebereis instrução.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 81 (82): 3-4. 6-7. (R 8a).

"Levanta-Te, Deus, e julga a terra!" (Resposta).


Defendei o desvalido e o órfão,

fazei justiça ao humilde e ao necessitado,

salvai o oprimido e o pobre,

livrando-o do poder dos perversos. (R.).


Eu declaro: Embora sejais deuses

e todos filho do Altíssimo,

morrereis como qualquer homem,

caireis como qualquer príncipe. (R.).


Aleluia - I Tessalonicenses 5: 18.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

Dai graças por tudo. É isso que Deus quer de vós como Cristãos. (Refrão).


Evangelho - São Lucas 17: 11-19.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Jesus, caminhando para Jerusalém, atravessava a Samaria e Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram a Seu encontro dez leprosos que pararam a certa distância e, levantando a voz, disseram: "Jesus, Senhor, tem piedade de nós.

   Jesus ao velos, disse-lhes: "Ide apresentar-vos aos sacerdotes."

   Enquanto iam, ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou glorificando a Deus em voz alta, e caiu de bruços ao pés de Jesus, dando-Lhe graças. Era samaritano.

   Jesus tomou a palavra e disse: "Não foram curados os dez? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?" E Jesus lhe disse: "Levanta-te, vai, tua Fé te salvou."

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de oferecimento.

   Olhai, Senhor, com benevolência para as ofertas que vos apresentamos, a fim de participarmos com sincera piedade no memorial da Paixão de Vosso Filho. Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 22 (23): 1-2.

   O Senhor É meu Pastor, nada me falta. Em verdes prados me faz repousar, pra fontes tranquila me conduz.


Oração depois da Comunhão.

   Nós vos damos graças, Senhor, pelo Alimento Celeste que recebemos, e imploramos a Vossa Misericórdia que, que pela ação do Espírito Santo perseverem na Vossa Graças, os que receberam a força de Deus. - Amém!