Liturgia diária - 08 de outubro 2023 - Domingo XXVII do Tempo comum - Cor verde - Ofício de domingo.

Santos do dia - Santa Thais.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Jesus, Pedra rejeitas, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja fundada por Jesus.


   I Leitura - Vemos uma antecipação do Evangelho, onde nos fala da videira, mas esta apesar de todo cuidado, deu uvas azedas.

  Aqui vemos que Deus cuida de Seu povo, lhes dá toda condições de se converterem, todo ensinamentos, mas o povo, não quer saber de conversão. Então acaba se perdendo, nos espinhos da vida, e depois vai ser pisoteado pelo inimigo.

   Deus cuida de nós e a hora da conversão de vida é agora.


Como o Salmo nos diz: "A vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel."


   II Leitura - São Paulo nos diz para não nos preocupar, mas para Rezamos e suplicarmos a Deus, com Ação de Graças, e apresentar a Deus nossos pedidos. Assim, a Paz de Deus chegara a nós, por meio de Jesus Cristo. Mas temos que agir de maneira correta, segundo os mandamentos de Deus. Segundo o que nos foi ensinado por Jesus e repassado pelos Apóstolos. Assim a Paz de Deus estará conosco.


  No Evangelho - Retornamos a vinha, em que o dono faz tudo para que ela de bons frutos, os que trabalham nela, porém, querem o fruto para eles, se esquecendo de quem preparou todo.

   Assim aconteceu, o Pai do Céu, nos enviou Jesus, mas O mataram, Ele Ressucitou, e nos deu todos os ensinamentos para sermos frutos que são plantados pelos bons sacerdotes Fieis a Deus, mas é Deus quem colhe os frutos.

   Muitos acham, que a Igreja de Jesus é deles, e eles que tem que ficar com tudo, então tentam Matar a Jesus, com teologias contrárias do que nos foi passado, pela tradições dos Apóstolos que receberam do Próprio Jesus.

    Mas, Deus é o Dono da vinha, Ele é que fica com os frutos, e se alguém acha que conseguira matar definitivamente Jesus, com falsos ensinamentos estão redondamente enganados.

   Ficamos em Jesus, para termos a Paz de Jesus, a Paz de Deus, a Paz de Maria Mãe de Jesus e a paz do Espírito Santo.


   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a não nos perdemos no meio dos espinho do mundo.

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a darmos e a sermos bons frutos.

   Vinde Espírito Santo, converter os sacerdotes, que são espinhos na Igreja de Cristo.

   Vinde Espírito Santo, fortalecer os bons Sacerdotes que dão bons frutos.


   Te agradecemos Jesus, pelos Seus ensinamentos, que não nos deixa, nos tornar espinhos.

   Te agradecemos Jesus, por ajudar a bons Sacerdotes da darem bons frutos. 

   Te agredecemos Jesus, por abrir a Salvação a todos, de modo que todos que se converterem, se tornam bons fruto.

   Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso imenso Amor por todos nós!

Antífona de Entrada - Ester 4: 17.

   Senhor, Senhor, Rei todo Poderoso, tudo está sujeito a Teu Poder e não há quem se oponha à Tua Vontade de salvar Israel. Sim, Tu fizeste o céu e a terra e todas as maravilha que estão sob o firmamento. Tu És Senhor de Tudo e não há quem Te possa resistir, Senhor.


Oração da Coleta.

  Deus todo Poderoso e Eterno, que, a abundância do Vosso Amor, cumulais de bem os que Vos imploram, muito além dos seus méritos e desejos, pela Vossa Misericórdia, libertai a nossa consciência de toda a inquietação e dai-nos oq eu nem sequer ousamos pedir.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira leitura - Isaias 5: 1-7.

   Leitura do Livro de Isaías.


   Vou cantar em nome do meu amigo um canto de amor para a sua vinha: Meu amigo tinha uma vinha em fértil colina. Cavou-a, tirou-lhe as pedras e plantou boas cepas; construiu no meio uma torre de guarda e cavou um lagar.

   E esperou que desse uvas boas, porém deu uvas azedas. Pois agora, habitantes de Jerusalém, homens de Judá por favor, sede juizes entre mim e minha vinha. O que mais devia eu fazer por minha vinha que eu não tenha feito? Por que, esperando que desse uvas boas deu uvas azedas? Pois agora vos direi o que vou fazer com minha vinha: Vou tirar seu muro para que sirva de pasto, derrubar suas cercas para que a pisoteiem. Vou deixa-la arrasada: Não a podaram nem cavaram, cresceram sarças e espinhos; proibirei às nuvens que chovam sobre ela. A vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, sua plantações preferidas são os homens de Judá. Deles esperou direito, e aí tendes: assassinos; esperou justiça, e aí tendes: lamentos.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 79 (80): 9 e 12. 13-14. 15-16. 19-20. (Isaías 5: 7a.)

"A vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel." (Resposta).


Tiraste do Egito uma videira,

expulsastes povo e as plantaste.

Estendeu os sarmentos até o mar

e seus brotos até o Rio Grande. (R.)


Por que abriste uma brecha em sua cerca

para que os passantes a vindimem,

os javalis a pisoteiam,

e seja pastos de feras? (R.)


Deus dos Exércitos, volta-te,

olha do céu. Atenção,

Vem inspecionar Tua vinha,

a cepa que Tua direita plantou

(o galho que tornaste vigoroso.) (R.)


Não nos afastaremos de Ti;

dai-nos vida, e invocaremos Teu Nome.

Senhor Deus dos Exército, restaura-nos,

ilumina Tua Face e nos salvaremos! (R.)


Segunda Leitura - Filipenses 4: 6-9.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.


   Nada vos preoculpe. Pelo contrário, em vossas orações e súplicas, com Ação de Graças, apresentai a Deus vossos pedidos. E a Paz de Deus, supera a inteligência humana, guarde vossos corações e mentes por meio de Cristo Jesus. Quanto ao resto, irmãos, ocupai-vos de tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável e louvável, de toda virtude de todo valor. O que aprendeste, recebestes, escutastes e viste em mim, isto praticai. E o Deus da Paz estará convosco.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - São João 15: 16.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

"Não fostes vós que Me escolheste; Eu vos escolhi e vos destinei a ir e dar fruto, um fruto que permanece." Disse Jesus. (Refrão).


Evangelho - São Mateus 21: 33-43.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

   Glória a Vós Senhor.


   Jesus disse: "Escutai outra parábola. Um proprietário plantou uma vinha, rodeou-a com uma cerca, cavou um lagar e construiu uma torre; a seguir arrendou-a para alguns agricultores e partiu. Quando chegou a coleta, enviou seus servos para recolher dos agricultores o fruto que lhe cabia. Eles agarraram os servos: espancaram um, e mataram outro e apedrejaram o terceiro. O dono, enviou ootros servos, mais numerosos que os primeiros, e os trataram da mesma forma. Finalmente o dono lhe enviou seu filho, pensando que respeitariam seu filho. Mas os agricultores, ao ver o filho, comentaram: é o herdeiro. Vamos mata-lo e ficar com a herança. Agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram. Quando voltar o dono da vinha, como tratará aqueles agricultores? Responderam-lhe: "Certamente destruirá aqueles malvados e arrendará a vinha a outros agricultores que lhe entreguem seu fruto na colheita". Jesus lhes diz: "Nunca lestes na Escritura: A Pedra que os arquitetos desprezaram agora é a pedra angular; é o Senhor quem fez isso e nos parece um milagre? Por isso Vos digo que vos tirarão o Reino de Deus e O darão a um povo que de  os frutos devido.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Senhor os sacrifícios que Vós mesmo nos mandaste oferecer, e por este Sagrado mistério que celebramos, confirmai em nós as obras da redenção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Lamentações 3: 25.

   O Senhor É Bom para quem Nele esperam e O buscam.


Ou - I Coríntios 10: 17.

Um só é o Pão e um só é o Corpo que formamos, apenas de muitos; pois todos partilhamos o Único Pão.


Oração depois da Comunhão.

Deus todo Poderoso que neste Sacramento saciaste a nosso fome e a nossa sede, fazei que, ao Comungarmos o Corpo e o Sangue do Vosso Filho, nos transformemos n'Aquele  que recebemos.

   Ele que Vive e Reino pelos séculos dos séculos. - Amém.