Liturgia diária - 22 de novembro - Quarta-feira da semana XXXIII - Cor vermelho - Ofício da memória - Missa  da Memória.

Santo do dia - Santa Cecília


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Deus os guardem como pupila dos olhos e à sombra de Suas Asas.


   A Leitura de hoje, nos mostra a coragem de uma mãe que preferiu ver seus filhos serem mortos à obedecer às ordens do rei, de negar e romper com as Tradições, Mandamentos e Leis de Deus.

   Muitos, foram os Mártires, que deram suas vidas para manter a Aliança com Deus e nos passando as Tradições. O Senhor não deixará o Sangue destes Mártires, inclusive de Seu Filho Jesus, terem sido derramados em vão.


   Vinde Espírito Santo, iluminar os que dentro da Igreja de Jesus querem abandonar as Tradições, Mandamentos e Leis de Deus.


   Com o Salmo podemos dizer: Senhor, ao despertar, eu me saciarei com Teu semblante!


–No Evangelho, Jesus alerta os que receberam responsabilidade de manter a Fé, Esperança e Amor e não o fazem, ao contrário, diferente da mãe da Primeira Leitura e de tantos outros Mártires que não aceitaram romper com a Aliança: Tradições, Mandamentos e Leis de Deus, os de hoje, acham que todo Sangue derramado inclusive o de Jesus, tem que ficar em vão.

   Como o homem do Evangelho de hoje que confiou seus bens a seus servos, Deus confiou a vocês a Sua Igreja, as Tradições, os Mandamentos e Leis, se como tal não prestarem o Bom serviço, Deus vos cobrará como foi comprado o servo mal de Evangelho de hoje.

  

   Vinde Espírito Santo, encher de Amor, pela Igreja de Jesus, os que agem como o servo mal do Evangelho de hoje.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


   Te agradecemos Jesus, pelos Sangues de Todos Mártires de Sua Santa Igreja, em especial o da mulher da primeira Leitura e seus sete filhos.

   Te agradecemos Jesus, por Todos que, a Exemplo da mulher da primeira Leitura são Fiéis a Deus: A Aliança feita com os Antigos!

   Te agradecemos Jesus, por Todos os padres e bispos que pelos quatro cantos do mundo são Fiéis às Tradições, Mandamentos e Leis da Sua Igreja.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Os Mártires morreram defendendo a Igreja: Tradições, Mandamentos e Leis! Rezemos sempre por Todos que, pelos quatro cantos do mundo Anunciam a Fidelidade à Palavra de Deus e Testemunham Jesus e Seu Reino de Amor, que Deus os guardem como pupila dos olhos e à sombra de Suas Asas.


Antífona de Entrada - Jeremias 29: 11-12. 14.

   Eu conheço Meus desígnios sobre vós: desígnios de prosperidade, não de desgraça, de dar-vos um futuro e uma esperança. Vós Me invocareis, vireis rezar a Mim e Eu vos escutarei, Eu Me deixarei encontrar e mudarei vossa sorte -  Palavra do Senhor - Eu vos reunirei em todas as nações e lugares  para onde vos expulsei - Palavra do Senhor - e tornarei a vos trazer ao lugar de onde vos desterrei.


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, concedei-nos encontrar sempre a graça no Vosso serviço, porque é uma felicidades duradora e profunda ser fiel ao Autor de todos os bens.

   Por Nosso Senhor, Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - II Macabeus 7: 1. 20-31.

   Leitura do Segundo Livro de Macabeus.


   Prenderam sete irmãos com sua mãe. O rei mandou açoitá-los com chicotes de nervo de boi para força-los a comer carne de porco, proibida pela Lei.

   mas ninguém foi mais admirável e digna de recordação do que esta mãe. Que, vendo morrer seus setes filhos no espaço de um dia, suportou tudo cm integridade, esperando no Senhor. com nobre atitude, unindo com caráter viril a ternura feminina, foi animando cada um , e dizia-lhes em sua língua: "Eu sei como apareceste em meu seio; eu não vos dei o alento nem a vida, nem ordenei os elementos de vosso organismo. foi o Criador do universo, Aquele que modela a raça humana e determina a origem de tudo. Ele, com Sua Misericórdia, vos devolverá o alento e a vida, se agora vos sacrificais por Sua Lei."

   O rei Antíoco acreditou que a mulher o desprezava, e suspeitou que o estava insultando.

   Restava ainda o mais novo, e o rei procurava convencê-lo, não só com palavras, mas jurava-lhe que se renegasse suas tradições o tornaria rico e feliz, o teria como amigo e lhe daria algum cargo. Mas como o rapaz não lhe dava a menor atenção, o rei chamou a mãe e lhe rogava que aconselhasse o rapaz para seu próprio bem. Tanto insistiu que a mão concordou em convencer o filho; inclinou-se para ele e, rido do cruel tirano, falou assim em seu idioma:

   "Meu filho, tem piedade de mim, que te carreguei nove meses no seio, te amamentei e criei por três anos e te alimentei até que te tornaste jovem. Meu filho eu te suplico, olha o céu e a terra, presta atenção a tudo o que eles contêm e verás que Deus criou tudo do nada, e a mesma origem tem o homem. Não temas esse carrasco, não desmereças teus irmãos e aceite a morte. Assim, pela Misericórdia de Deus, eu te recuperarei junto com eles."

   Ainda falava, quando o rapas disse: "O que esperais? Não me submeto ao decreto real. Eu obedeço aos Decretos da Lei dada a nossos antepassados por meio de Moisés. Mas tu, que tramaste todo tipo de crimes contra os hebreus, não escaparás das mãos de Deus".

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 16 (17): 1. 5-6. 8-9a e 15. (R 15b).

"Senhor, ao despertar me saciarei com teu semblante." (Resposta).


Escuta, Senhor, a minha causa,

atende ao meu clamor,

dá ouvidos à minha súplica,

pois em meus lábios não há enganos. (R.).


Minhas pisadas são firmes;

em Teus caminhos não vacilam meus passos.

Eu te chamo porque me respondes,

inclina Teu ouvido e escuta minha palavra. (R.).


Guarda-me como a menina dos olhos,

à sombra de Tuas asas esconde-me

dos perversos que me assaltam.

E eu, por minha inocência, verei o Teu rosto,

ao despertar me saciarei com Teu semblante. (R.).


Aleluia - São João 15: 16.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

"Não fostes vós que Me escolhestes; Eu vos escolhi e vos destinei a ir dar fruto, um fruto que permaneça!" (Refrão).


Evangelho - São Lucas 19: 11-28.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação de Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Como a multidão escutava Jesus, Ele, acrescentou uma parábola, pois estava perto de Jerusalém e eles acreditavam que o Reinado de Deus iria revelar-se de um momento para outro. Disse então Jesus:

   "Um home nobre partiu para um pais distante para ser nomeado rei e voltar. Chamou dez empregados seus, entregou-lhes mil denários e recomendou: 'Negocia até que eu volte." Seus concidadãos, que o odiavam enviaram atrás dele uma delegação para dizer-lhe: 'Não queremos que esse seja nosso rei'. Nomeado rei, voltou e chamou os empregados aos quais havia entregue o dinheiro, para ver como cada um havia negociado. Apresentou-se o primeiro e disse: 'Senhor, teu dinheiro produziu dez vezes mais'. Respondeu o rei: 'Muito bem, empregado diligente; por teres sido fiel no pouco, administrarás dez cidades'. Apresentou-se o segundo e disse: 'Senhor, teu dinheiro produziu cinco vezes mais'. Respondeu-lhe: 'Tu administrarás cinco cidades'. Apresentou-se o terceiro e disse: 'Aqui tens teu dinheiro, que guardei num lenço. Tinha medo porque és rigoroso: retiras o que não depositaste, colhes o que não semeaste'. Respondeu-lhe: 'Por tua boca te ordeno, empregado negligente. Sabias que sou rigoroso, que retiro o que não depositei e colho o que não semeei. Por que não puseste meu dinheiro num banco para que, o voltar, o recuperasse com juros?' Depois ordenou aos presentes: 'Tira-lhe o dinheiro e dai-o àquele que conseguiu dez vezes mais'. Replicaram-lhe: 'Senhor, já tem dez vezes mais'.

   'Eu vos digo que será dado a quem tem, e a quem não tem será tirado inclusive o que tem. Quando a esses inimigos que não queriam que eu fosse seu rei, trazei-os aqui e degolai-os na minha presença.'"

   Dito isso, prosseguiram adiante, subindo para Jerusalém.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Concedei-nos, Senhor, que os dons para glória do Vosso Nome nos obtenham a graça de Vos servirmos fielmente e nos leve a posse da felicidades eterna.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 72 (73): 28.

   Para mim, a felicidade é estar junto de Deus, fazer do Senhor meu refúgio.


Ou - São Marcos 11: 24.25.

   "Eu vos digo que tudo que rezar pedindo alguma coisa, crendo que o receberá, acontecerá para vós.


Oração depois da Comunhão.

   Depois de recebermos estes Dons Sagrados, humildemente Vos pedimos, Senhor: que o Sacramento que o Vosso Filho nos mandou celebras em Sua Memória amente sempre o nosso amor.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.