Liturgia de 07 de Agosto 2023 -  

  Segunda-feira  da Semana XVIII - Cor Verde -

(Santos do dia -  São Sisto II, vigésimo IV Papa -  São Caetano, Presbítero) 

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.

 

Jesus, Eucarístico, o Pão Vivo descido do Céu.


   I Leitura - Vemos o povo, que saiu da escravidão do Egito, chorar e reclamar, da falta de carne, de peixe, de verdura e legume. Ao ponto de Moiséis queixar-se com Deus não esta suportando as reclamações do povo.

   Mas, Deus não deixou de alimentar o povo, com maná. Deus sabia o que estava dando ao povo era o suficiente para seu sustento. Como vemos em: 

  Sabedoria 16: 20. 'A Teu povo, nutriste com um alimento de Anjos, proporcionando-lhe, do Céu, graciosamente, um pão de mil sabores, ao gosto de todos.'

   Sim, o maná, era com uma goma, semelhante um pão, que a cada um sentia em sua boca, com um sabor diferente. Mas o povo, preferia estar sob o julgo do rei do Egito, do que receber com dignidade e liberdade o alimento que Deus lhes oferecia. trocava a liberdade, pelas migalhas oferecidas pelo faraó.


   Com o Salmo: "Gritai de Alegria ao Deus, nossa Força!"

   O Salmo ainda diz: "O povo não ouviu a Minha voz, não quis Me obedecer, ..."


   Evangelho - Jesus após a morte de São João, pega um barco e vai para um lugar deserto, mas as multidões chegaram lá na Sua frente. Com a chegada da noite, o Discípulos, pedem a Jesus para dispensar as multidões. Jesus vê que eles tem cinco pães e dois peixes, abençoa-os e manda que distribuem a multidão. Mais de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças, comeram daqueles cinco pães e dois peixes, e sobraram doze cestos cheios.

   Vemos aqui mas uma vez a providência de Deus, para com o povo. Desta vez foi atravéz de Seu Filho Jesus, que Deus alimentou o povo.


   Deus não abandona Seu povo, Deus alimenta a todos, que confiam Nele, que O obedecem. Foi assim no deserto, foi assim que Jesus alimentou o povo. E é assim até hoje. Mas, o alimento mais importante para nos, e Jesus Eucarístico, Alimento que nos dá a Vida Eterna. Para receber a Eucaristia, temos que seguir os ensinamentos de Jesus, ser fiel as tradições dos Apóstolos de Jesus.


  Vinde Espírito Santo, nos ajudar, a procurarmos o Alimento que nos leva à Vida Eterna, Jesus Eucarístico.

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a confiar na providência de Deus. 

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!

 

   Te agradecemos Senhor, por sempre alimentar a Seu povo.

   Te Agradecemos Senhor, por nos ter enviado Jesus, e por Ele ser o Alimento Eucarístico para a nossa alma. 

   Te agradecemos Jesus, por nos Ensinar, a bem vivermos os Mandamentos e Leis de Deus e assim sermos dignos de recebe-Lo na Eucaristia.

   Somos gratos a Ti Senhor pelo Vosso Imenso Amor para com todos. Amém!

Antífona de Entrada - Salmo 69 (70): 2.6. -

Vem livrar-me, ó Deus! Senhor, vem depressa em meu socorro!

Quanto a mim, sou pobre e indigente: ó Deus, vem depressa!


Oração da Coleta -

  Mostrai, Senhor, a Vossa Imensa Bondade aos filhos que Vos imploram, e dignai-Vos de renovar e conservar os Dons de Vossa Graça naqueles que se gloriam de Vos ter por seu criador e sua providência.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Primeira Leitura - Números 11: 4b-15.


Leitura do Livro dos Números.


   Os próprios filhos de Israel se puseram a chorar e a dizer: "Quem nos dará carne para comer? Lembramo-nos do peixe que comíamos por um nada no Egito, e dos pepinos, dos melões, das verduras, das cebolas e dos alhos! Agora estamos definhando, privados de tudo; nossos olhos nada veem senão este maná!"

   O mana era parecido com a semente de coentro e tinha a aparencia de goma. o povo espalhava-se para recolhe-lo; e o moía em moinho ou pisava no pilão; cozia-o em panelas e fazia bolos. O seu sabor era de bolo amassado com azeite. Quando, à noite, o orvalho caia sobre o acampamento, caia também o maná.

   Moisés ouviu o povo chorar, e cada família a entrada de sua tenda. A ira do Senhor se inflamou com grande ardor. Moisés sentiu-se grandemente desgostoso e disse ao Senhor:

   "Por que fazes mal a Teu servo? Por que não achei graças a Teus olhos, visto que impuseste o cargo de todo este povo! Foi eu por ventura, que concebi todo este povo? Fui eu que dei á luz, para que me digas: 'leva-o em teu regaço, como ama leva a criança no colo, à terra que prometi sobre juramento a seus pais'? Onde acharei carne para dar a todo este povo, visto que me importuna com as suas lágrimas dizendo: 'Dai-nos carne para comer'? Não posso, eu sozinho, levar todo este povo; é muito pesado para mim. Se queres tratar-me assim, dai-me antes a morte! Há! Se eu tivesse encontrado graças a Teus olhos, para eu não ver a minha desventura!" 

 


Salmo 80 (81): 12-13. 14-15. 16-17. (R. 2a)

"Gritai de Alegria ao Deus, nossa Força!" (Resposta)


E Meu povo não ouviu a Minha voz,

Israel não quis obedecer-Me;

Então os entregue ao seu coração endurecido:

que sigam seus próprios caminhos! (R.)


Há! Se Meu povo Me escutasse,

Se Israel andasse em Meus Caminhos.

Eu lhe prostaria os inimigos num momento,

E contra seus opressores voltaria a Minha mão. (R.)


Os que odeiam o Senhor o Adulariam,

e o tempo deles teriam passado para sempre.

Eu o alimentaria com a flor do trigo,

E com o mel do rochedo te saciaria. (R.)


Aleluia ! São Mateus 4: 4b.


Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus.

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 14: 13-21.



   Jesus, depois de ouvir que João Batista tinha cido morto; ouvindo isto, partiu dali, de barco, para um lugar deserto, afastado. Assim que as multidões soberam, vieram das cidades, seguindo-O a pé. Assim que desembarcou, viu uma grande multidão e, tomado de compaixão, curou seus doentes. Chegado a tarde, aproximaram-se Dele os Seus Discípulos, dizendo: "O lugar é deserto e a hora já está avançada. Despede as multidões para que vão aos povoados comprar alimento para si". Mas, Jesus lhes disse: "Não é preciso que vão embora. Dai-lhes vós mesmo de comer". Ao que os Discípulos responderam: "Só temos aqui cinco pães e dois peixes". Disse Jesus: "Trazei-os aqui". E, tendo mandado que as multidões se acomodassem na grama tomou os cincos pães e os dois peixes, e elevou os olhos ao Céus e abençoou. Em seguida, partindo os pães, deu-os aos Discípulos, e os Discípulos às multidões. todos comeram e ficaram saciados, e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.



Oração de oferecimentos.

   Santificai, Senhor, estes dons, que Vos oferecemos como sacrifício espiritual, e fazei de nós mesmos uma oblação eterna para a Vossa Glória.

   Por Cristo Nosso Senhor.


Antífona da Comunhão - Sabedoria 16: 20.

   A Teu povo, nutriste com um alimento de Anjos, proporcionando-lhe, do Céu, graciosamente, um pão de mil sabores, ao gosto de todos.


Oração depois da Comunhão.

   Senhor, que nos renovais com o Pão do Céu, protegei-nos sempre com o Vosso auxílio, fortalecei-nos todos os dias de nossa vida e tornai-nos dignos da redenção eterna.

   Por Cristo Nosso Senhor.