Liturgia diária - 12 de novembro - Domingo XXXII do Tempo Comum - Cor Verde - Ofício de Domingo - Proibido a Missa de defuntos, exeto exéquias.

Santo do dia - São Josafá -


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Vigiai porque não sabeis o dia em que o Senhor virá, isto é, não sabemos o dia de nossa morte.


   A Primeira Leitura nos diz que, a Sabedoria se deixa encontrar por todos que a Ama e com Sinceridade  e A procura. A Sabedoria se deixa encontrar…

   Vinde Espírito Santo ajudar a Todos a Vos buscar com sinceridade a Sabedoria que Vem de Deus.


   Com o Salmo podemos dizer: Ó meu Deus, minha alma tem sede de Ti!


  A Segunda Leitura, nos diz que, os que esperam no Senhor, isto é, os que são Fiéis e vigilantes aos Mandamentos, Ensinamentos  de Jesus, Tradições e Doutrinas. Não devem ficar tristes, pois assim como Jesus Ressuscitou, também os que vivem em Jesus, Deus há de levarmos à Sua Companhia… Assim estaremos para Sempre com o Senhor. 

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a vivermos e nos alegrarmos sempre em Cristo Jesus crendo, que Deus também nos Ressuscitará!


   Jesus, no Evangelho de hoje, nos conta a parábola das dez virgens, cinco eram prudentes, isto é, Fiéis a Jesus e as outra  cinco não eram, neste sentido a Liturgia começa a semana nos ajudado a vivermos buscando com Sabedoria, a Santidade e a sermos coerentes em nossa vida, Fiéis a Jesus e não ao mundo e ideologias, pois, viver a proposta de Jesus é fácil, quem dificulta são os homens cheios de ideologias.

   Busquemos então viver a Sabedoria, a Santidade, a Obediência e o Amor à Deus e aos irmãos, desta forma, quando o Senhor vir nos buscar, isto é, quando morrermos nos encontrará vigilantes e prontos para Ressuscitarmos!

   Infelizmente, muitos estão dentro da Igreja, porém, Não buscam a Sabedoria, a Santidade e a Obediência a Jesus, ao contrário, são fiéis ao mundo, a estes Jesus dirá: Não vos conheço!


   Vinde Espírito Santo, iluminar os que Não são vigilantes à espera do Senhor.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.

 

   Te agradecemos Jesus, por Todos que vigilantes buscam a Sabedoria, vivem a Santidade e a Fidelidade à Jesus!

   Te agradecemos Jesus, por Vossa Presença em nossa vida, pela semana que passou e pelas Bênçãos recebidas!

   Te pedimos Jesus, que nos abençoe nesta semana e se inicia e em especial proteja como a pupila de Seus Olhos, no aconchego do Seu Abraço Todos que, nos quatro cantos do mundo precisam ser Vigilantes e Anunciar a Palavra de Deus e Testemunhar o Vosso Reino de Amor!!!


   A parábola das dez virgens, do Evangelho, nos aconselha a vivermos os Mandamentos, Ensinamentos, Tradições e Doutrinas da Igreja, que é o azeite, que mantém a Lâmpada de nossa Fé. 


Antífona de Entrada - Salmo 87 (88): 3.

   Que chegue até Vós, Senhor, a minha súplica, escuta Senhor o meu clamor.


Oração da Coleta.

   Deus Onipotente e Misericordioso, afastai de nós toda a adversidade, para que, sem obstáculo do corpo ou do espírito, possamos livremente cumprir a Vossa vontade.

   Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Sabedoria 6: 12-16.

   Leitura do Livro da Sabedoria.


   A sabedoria é radiante e não murcha, os que a amam a veem sem dificuldade, e os que a buscam a encontram; ela própria se dá a conhecer aos que a desejam.

   Quem madruga por ela não se cansa: e a encontra sentada junto à porta. Meditar nela é prudência consumada, quem vigia por ela logo se vê livre de preoculpações; ela própria vai de um lado a outro buscando os que a merecem; aborda-os benigna pelos caminhos e os precede em cada pensamento.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 62 (63): 2. 3-4. 5-6. 7-8. (R 2b).

"Ó meu Deus, minha alma tem sede de Ti!" (Resposta).


Ó Deus, Tu és meu Deus, por Ti madrugo:

minha alma tem sede de Ti,

minha carne desfalece por Ti,

numa terra seca, sem água. (R.).


Assim Te contemplei no Santuário,

vendo Tua Força e Tua Glória.

Pois Tua lealdade vale mais que a vida,

meus lábios Te elogiarão. (R.).


Assim Te bendirei enquanto viver,

levantando as mãos em Teu Nome.

Como de gordura e de manteiga se saciará minha garganta;

e com lábios jubilosos minha boca Te louvará. (R.).


Se me deito, eu lembro de Ti,

quando me levanto medito em Ti:

pois foste meu auxílio

e exulto à sombra de Tuas asas. (R.).


Segunda Leitura - I Tessalonicenses 4: 13-18.

   Leitura da Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.


   Em relação aos defuntos, quero que não continueis na ignorância, para que não vos aflijais como os outros que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, o mesmo Deus, por meio de Jesus, levará os defuntos para estar consigo. isto vos digo apoiados na Palavra do Senhor: nós, que ficarmos vivos até a vinda do Senhor, não precederemos dos mortos, pois o próprio Senhor, ao soar uma ordem, à voz do Arcanjo e ao toque da trombeta Divina, descerá do Céu; então ressuscitarão primeiro os Cristãos mortos, depois nós, que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles entre nuvens no ar, ao encontro do Senhor; e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos mutuamente com essas Palavras.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - São Mateus 24: 42a. 44.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   "Assim, pois, vigiai, porque não sabeis o dia em que chegará vosso Senhor."

   "Portanto, estais preparados, porque Este Homem chegará quando menos pensardes." (Refrão).


Evangelho - São Mateus 25: 1-13.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

   Glória a Vós Senhor.


   Disse Jesus:

   "Então o Reino de Deus será como dez moças que saíram com suas lamparinas para receber o noivo. Cinco eram insensatas e cinco prudente. As insensatas pegaram as lamparinas, porém não levaram azeite. As prudentes levaram frascos de azeite com as lamparinas. Como o noivo demorava, todas cochilaram e dormiram. À meia-noite ouviu-se um grito: 'Aqui está o noivo, sai para recebê-lo!' Todas as moças despertaram e se puseram a preparar as lamparinas. As insensatas pediram às prudentes: 'Dai-nos um pouco do vosso azeite, pois nossas lamparinas se apagaram'. As prudentes responderam: 'Talvez não baste para todas; é melhor ir comprá-lo no armazém'. Enquanto iam comprá-lo, chegou o noivo. As que estavam preparadas entraram com ele na sala de casamento, e a porta foi fechada. Mais tarde chegaram as outras moças dizendo: 'Senhor, Senhor! Abre-nos!' Ele respondeu: 'Eu vos asseguro que não vos conheço'. Portanto, vigiai, porque não conheceis o dia nem a hora."

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de oferecimento.

   Olhai, Senhor, com benevolência para as ofertas que vos apresentamos, a fim de participarmos com sincera piedade no memorial da Paixão de Vosso Filho. Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 22 (23): 1-2.

   O Senhor É meu Pastor, nada me falta. Em verdes prados me faz repousar, pra fontes tranquila me conduz.


Oração depois da Comunhão.

   Nós vos damos graças, Senhor, pelo Alimento Celeste que recebemos, e imploramos a Vossa Misericórdia que, que pela ação do Espírito Santo perseverem na Vossa Graças, os que receberam a força de Deus. - Amém!.