Liturgia - 04 de outubro - Quarta-feira da Semana XXVI - Cor Branco - Missa de Memória.

São Francisco de Assis - Ofício de memória


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

    São Francisco, intercede para restaurar tudo que precisa ser restaurado em nós!


  Na Leitura de Neemias, vemos ele pedir permissão ao rei para reconstruir a cidade, que estava em ruinas. Mas antes ele Rezou a Deus. E o rei lhe concedeu a missão.

   Na vida de São Francisco, ele Rezando na Capela de São Damião, que estava abandonada. Pediu a Deus a Graça de agir sempre segundo Sua vontade. Um dia ouviu de Deus, "Francisco, Francisco, restaura a Minha Casa", São Francisco pede a permissão ao bispo, e restaura a Capela de São Damião, São Francisco, vestiu-se de Eremita,  não restaurou só a Capela, mas a Igreja de Cristo, com Seu Amor, e exemplo, levou e continua a levar milhares de pessoas a Cristo. Pois viveu o que diz o Evangelho.


Como o Salmo dizemos: "Que minha língua se prenda, se não me recorda de Ti, Senhor."


   No Evangelho, vemos que muitos queriam seguir Jesus, mas tinha um "algo" a fazer primeiro. Jesus lhes diz: "Quem põe a mão ao arado e olha para traz não é apto para o Reinado de Deus".

   São Francisco, não pensou duas vezes, não olhou para traz, se desfez de tudo e de si mesmo para seguir Jesus.


  Vinde Espírito Santo, nos ajudar a desapegarmos das coisas do mundo, dos bens materiais, para seguirmos fielmente a Jesus.

    Vinde Espírito Santo, restaurar, tudo que precisa se restaurado em nós.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, pela vida de São Francisco, exemplo para nós.

   Te agredecemos Jesus, por estar sempre restaurando, nossa vida.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor por todos nós.


   Obs.: Cuidado, com os falsos Franciscanos: pregam pobreza, mas vivem na luxúria; pregam obediencia, mas não são obedientes as tradições e ao Papa;  pregam ecologia mas não preservam nada; pregam o Amor, mas são coautores do assassinato de uma criança inocente no ventre da mãe. Pregam desapego, mais são apegados ao mundo. São lobos em pele e cordeiro, são víboras em roupa de Franciscano. 


Antífona de Entrada - 

   São Francisco, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pobre e humilde: mas o Senhor tomou-o para Si.


Oração da Coleta -

   Senhor nosso Deus, que vos dignasse configura São Francisco com Cristo, na pobreza e na humildade, concedei-nos que, percorrendo os mesmos caminho, sigamos o Vosso Filho e vivamos unidos a Vós na alegria do amor.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Neemias 2: 1-8.

Leitura de Livro de Neemias.


   Era mês de março do vigésimo ano do rei Artaxerxes. Sendo encarregado do vinho, eu tomei taça a a servi. Em presença dele, eu não devia estar de rosto triste. O rei me perguntou: "O que tens para estar de rosto triste? Não estás doente mas triste". Levei um susto, mas respondei ao rei: "Viva sua magestade eternamente. Como não deveria estar triste quando a cidade onde se encontram enterrado os meus pais esta em ruinas e suas portas consumidas pelo fogo?"

   O rei me disse: "O que pretendes?"

   Invoquei o Deus do Céu e respondei: "Se sua magestade achar bom, e se está satisfeito com teu servo, deixai-me ir ajudar para reconstruir a cidade onde estão enterrado meus pais."

   O rei e a rainha, que estavam sentado a seu lado, me perguntaram: "Quanto tempo durará a tua viagem e quando voltarás?" Pareceu bem ao rei a data que lhe indiquei, e me deixou partir, mas acrescentei: "Se a sua magestade achar bom, que me deem cartas para os governadores das Transeufratênia, a fim de que me facilitem a viagem até Judá. E uma carta dirigida a Assaf, superintendente dos bosques reais, para que me forneçam tabuas para as porta (da fortaleza do Tempo), para o muro da cidade e para a casa em que me instalarei. Graças a Deus, o rei me concedei tudo.

    Palavra do Senhor.

    Graças a Deus.


Salmo 136 (137): 1-2. 3. 4-5. 6. (R 6a.)

"Que minha língua se prenda, se não me recorda de Ti, Senhor." (Resposta)


Junto aos canais de Babilônia

nos sentamos e choramos com saudades de Sião.

Nos salgueiros de seu recinto

pendurávamos nossas cítaras. (R.)


Aí os que nos deportaram

nos convidavam para cantar,

nosso opressores a diverti-los:

"Cantai-nos um cantico de Sião". (R.)


Como cantar um canto do Senhor

em terra estrangeira?

Se eu me esquecer de Ti, Jerusalém,

que minha direita fique esquecida. (R.)


Que minha língua se prenda,

se não me recorda de Ti, Senhor,

Se não exaltar Jerusalém

como máximo de minha alegria. (R.)


Aleluia - Filipenses 3: 8-9.

(Refrão) Aleluia ! (Repete-se).

   Considero tudo perda em comparação com o superior conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por Ele dou tudo como perdido, e tudo considero como lixo, contanto que eu ganhe Cristo.

   E esteja unido a Ele, não contado como justiça minha baseada na Lei, mas na Fé em Cristo, a Justiça que Deus concede a quem crê. (Refrão).


Evangelho - São Lucas 9: 57-62.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Enquanto caminhavam, alguém disse a Jesus: "Eu te seguirei para onde fores." Jesus lhe respondeu: "As raposas tem tocas, as aves tem ninhos, mas Este Homem não tem onde reclinar a cabeça."

  Disse Jesus a outro: "Segue-Me." respondeu-Lhe: "Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai." Replicou-lhe, Jesus: "Deixe que os mortos enterre seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deu"

   Outro Lhe disse: "Eu Te seguirei, Senhor, mas primeiro deixa despedir-me de minha família." Replicou-lhe Jesus: "Quem põe a mão ao arado e olha para traz não é apto para o Reinado de Deus".

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

  Deus de Misericórdia, aceita as nossas ofertas e fazei que, por elas, se abra para nós a Fonte das Bençãos.

   Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 118 (119): 49-50.

   Recorda a Palavra que Deste ao Teu servo, da que fizeste minha esperança.

   Este é o meu consolo na afrição: Tua Promessa me dá Vida.


Ou - I São João 3: 16.

   Conhecemos o que é o Amor Naquele que deu a Vida por nós. E também nós devemos dar a vida pelos irmãos.


Oração depois da Comunhão.

   Por esta Comunhão que recebemos, concedei-nos Senhor, que, imitando o Amor e o zelo Apostólico de São Francisco, sintamos em nós a eficácia do Vosso Amor, e trabalhemos pela salvação de todos.

   Por Cristo Nosso Senhor - Amém.