Liturgia dia 28/11/2023 - Terça-feira - Cor verde - Ofício de férias - Missa  à escolha.

Santo do dia - São Tiago da Marca.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Jesus, Rei dos reis.


   I Leitura - Perturbado por sonhar o mesmo sonho por várias noites, o rei Nabucodonosor, pede que seu magos, adivinhos e encantadores, interprete seu sonho, eles não souberam interpretar,  furioso o rei mandou matar todos os sábios que existiam. Daniel, porém, mesmo com o risco de também morrer, pede ao chefe da guarda para dizer ao rei que, não matasse os magos e  que, lhe desse um tempo, que irá interpretaria seu sonho… o rei deu um tempo a Daniel e, na Leitura de hoje vemos Daniel fazer a interpretação do sonho do rei. 

   Daniel diz ao rei: Tu rei dos reis a quem Deus concedeu o reino, o poder e a honra… tua soberania te faz  cabeça da estátua, depois de ti virá outro ao teu reinado, depois um terceiro de bronze, que dominará a terra inteira. Haverá  um quarto forte como ferro que destruirá todos os outros… um não se misturará ao outro… Porém, no tempo desses reis, o Deus do Céu, suscitaram Reino que jamais será destruído e jamais passará a outro povo. Este Reino esmagará é aniquilar todos os outros reinos enquanto Ele mesmo subsistirá para sempre.

   Em sonho, Deus lhe mostrou o que vai acontecer. O sonho verdadeiro, é a interpretação, é digna de Fé. Assim, terminou o Profeta Daniel a interpretação do sonho do rei.

   Sabemos muito bem, que, Este Rei, que Daniel disse, que virá e destruirá todos os outros, É Jesus.


   Com o Salmo podemos dizer: Bendizei ao Senhor, exaltai-O com cânticos pelos séculos.


   No Evangelho, o povo estava admirados com a beleza do Templo e  Jesus aproveita para falar sobre a destruição da cidade de Jerusalém, dias virão em que não ficará pedra sobre pedra, e nos alerta para ficar atentos em não cair nas mentiras dos falsos profetas, que estarão pregando em Seu Nome, dizendo ser ele enviado de Jesus, e até mesmo ser, Jesus.

   Jesus, nos diz para não ficarmos com medo, quando ouvirmos falarem de guerra, subversão, catástrofes,  pois é preciso que tudo isso aconteça primeiro, até que chegue o fim.

   Infelizmente, vemos que muitas coisas já aconteceu, esta acontecendo e irá acontecer ate o fim do mundo, mas, somos confortados porque Deus, já nos enviou, um Rei, que É Seu Filho Jesus e que em todas as épocas destruirá a ganância a arrogância e a prepotência dos orgulhosos  e das  atualidades.


   Vinde Espírito Santo, iluminar todos os Batizados a estarem atentos aos sinais que Deus nos envia sempre.

   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a priorizar nossa vida, em Cristo Jesus, Ele que É o Rei, e que existirá pelos séculos dos séculos.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


  Te agradecemos Jesus, por todos que nos ajudam em nossa caminhada para o Céu, onde viveremos Convosco, ó, Rei Jesus.

 Te agradecemos Jesus, por todos os dias nos Ensinar a reconhecermos os sinais dos tempos, a reconhecer os falsos profetas, e a estarmos preparados para Sua volta.

  Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós.  Amém!


   Todos devem estar atentos e preparados para a volta do Senhor Rei dos reis.


Antífona de Entrada - Salmo 84 (85): 9.

O Senhor propõe a Paz a Seu povo, a Seus fiéis.


Oração de Coleta.

   Despertai, Senhor, a vontade dos Vossos fiéis, para que, correspondendo mais a Ação da Graça Divina, recebamos maiores auxílio da Vossa Bondade.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina na Unidade o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Daniel 2: 31-45.

   Leitura da Profecia de Daniel.


   Daniel disse ao rei Nabucodonosor: "Tu, rei, viste um sonho: uma estátua gigantesca e de brilho extraordinário; seu aspecto era impressionante. Tinha a cabeça de ouro fino, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de broze, as pernas de ferro e os pés de ferro misturado com barro. Em tua visão, uma pedra se desprendeu sem intervenção humana, bateu contra os pés de ferro e barro da estátua, e a fez em pedaços. De repente se fizeram em pedaços o ferro e o barro, o bronze, a prata e o ouro, triturados como palha de uma eira no verão, que o vento arrabata e que desaparece sem que o vento arrebata e que desaparece sem deixar rastro. E a pedra que desfez a estátua cresceu até se transformar numa montanha enorme que ocupava toda a terra.

   Este era o sonho. Agora explicaremos ao rei seu sentido. Tu, majestade, rei de reis, a quem o Deus do Céu concedeu o reino e o poder, o domínio e a glória, a quem deu poder sobre os homens onde quer que vivam, sobre as feras selvagens e as aves do céu, para que reine sobre eles: tu és a cabeça do ouro. Um reino de prata, menos poderoso, te sucederá. Depois um terceiro reino, de broze, que dominará todo a terra. Virá depois um quarto reino, forte como o ferro. Como o ferro destroça e esmaga tudo, assim destroçará e triturará a todos.

   Os pés e os dedos que viste, de ferro misturado com barro do oleiro, representam um reino dividido, conservará algo do vigor do ferro, porque viste ferro misturado com argila. Os dedos dos pés, de ferro e barro são um reino ao mesmo tempo poderoso e fraco. Como viste o ferro misturado com a argila, assim se misturarão as linhagens, mas não chegarão a fundir-se, assim como não se pode ligar ferro e barro. Durante esses reinado, o Deus do Céu suscitará um reino que nunca será destruído e nem seu domínio passará a outro, pelo contrário, destruirá e acabará com todos os demais reinos, ao passo que ele durará para sempre; isso significa a pedra que viste desprendida do monte sem intervenção humana e que destroçou o barro, o ferro, o bronze, a prata e o ouro. Este é o destino que o Deus Poderoso comunica a vossa magestade. O sonho tem sentido, a interpretação é certa".

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo Responsorial - Daniel 3: 57. 58. 59. 60. 61. (59).

"Bendizei ao Senhor, exaltai-O com hinos pelos séculos." (Resposta).


Criaturas todas do Senhor, Bendizei ao Senhor,

exaltai-O com hinos pelos séculos. (R.).


Anjos do Senhor, Bendizei ao Senhor,

exaltai-O com hinos pelos séculos. (R.).


Céus, Bendizei ao Senhor,

exaltai-O com hinos pelos séculos. (R.).


Água do espaço, Bendizei ao Senhor,

exaltai-O com hinos pelos séculos. (R.).


Exércitos do Senhor, Bendizei ao Senhor,

exaltai-O com hinos pelos séculos. (R.).


Aleluia - Apocalipse 2: 10c.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

"Sê fiel até a morte, e te darei a Coroa da Vida!" (Refrão).


Evangelho - São Lucas 21: 5-11.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

   Glória a Vós Senhor.


   Para alguns que admiravam as formosas pedras do Templo e a beleza de sua ornamentação, disse Jesus: "Chegará o dia em que tudo o que contemplares será derrubado, sem deixar pedra sobre pedra."

   Perguntaram a Jesus: "Mestre, quando acontecerá isso, e qual é o sinal de que está para acontecer?"

   Respondeu Jesus: "Atenção ! Não vos deixei enganar. Pois muitos se apresentarão alegando Meu Título e dizendo: 'Sou eu; chegou a hora'. Não saiam atraz deles. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não entreis em pânico. Primeiro deverá acontecer tudo isso, mas não será logo o fim."

   Então Jesus lhes disse: "A de se levantar povo contra povo, reino contra reino; haverá grandes terremotos, fomes e pestes em diversas regiões, e sinais grandes e terriveis no céu".

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Recebei, Senhor, estes Dons Sagrados, que nos mandastes oferecer em Honra do Vosso Nome, e fazei que, obedecendo sempre o Vosso, Mandamentos, nos tornemos, também nós, um oferecimento agradável aos Vossos olhos.

   Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 116 (117): 1-2.

Louvai ao Senhor, todas as nações, aclamai-O, todos os povos, porque a lealdade do Senhor pode mais que nós, e a fidelidade do Senhor é Perpétua.


Ou - São Mateus 28: 20.

Disse Jesus: "Ensinai-lhes a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estarei convosco até o fim do mundo".


Oração depois da Comunhão.

  Deus Todo Poderoso, não permitais que se separem de Vós aqueles a quem deste a Graça de participar neste divino Sacramento.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.