Liturgia de 12 de Agosto 2023 -  Sábado da Semana XVIII - Cor verde ou branco - Todo Sábado é dedicado a Nossa Senhora. Ofício de Memória ou Férias.

(Santo do dia -  Santa Joana Francisca de Chantal

 

A Palavra de Deus Alimenta nossa fé.


   Eu Te Amo Senhor, minha força!


   I Leitura -  O segredo para uma vida de Bênçãos prometida a Abraão, Isaac e Jacó, é ter a Presença de Deus sempre em nossa vida, é tê-Lo como Único Senhor, ama-Lo de todo coração com toda nossa alma e com toda nossa força e não esquecer nunca, gravando em nosso coração e em todos os lugares de nossa casa as Palavras de Deus; vivendo no dia a dia e ensinar com insistência aos nossos filhos, Tê-La em nossas conversas, indo e vindo de um lugar para o outro, ao levantar e durante o dia, que a todo momento que esteja sempre me nossa boca, a Palavra de Deus. É o que nos diz a leitura de hoje. 


   Com o Salmo podemos dizer: Eu Te Amo Senhor, minha força!


   No Evangelho, Jesus, repreendeu Seus Discípulos pela falta de Fé deles, por não conseguir expulsar um demônio, e serve muito bem para nós hoje, que, muitas vezes não aproveitamos a Força que Deus nos dá através da Fé para àqueles que vivem o que a leitura nos manda viver, isto é, devemos ter Deus como Único Senhor, ama-Lo de todo o coração e viver a Palavra no dia a dia e ensinar a outros a viverem também. Se assim vivêssemos, Deus não deixaria ter doenças graves em nosso meio, ao menos que precisássemos de correção, isto é, voltar a tê-Lo como Único Senhor, deixando o pecado e voltar a adorá-Lo. Se nossa Fé for do tamanho de um grão de mostarda nos manteremos sempre perto de Deus e longe do pecado, consequentemente, longe de doenças e nada nos será impossível é o que Jesus nos diz no dia de hoje.


   Vinde Espírito Santo, nos ajudar a ter Senhor como Único Deus, amando-O e adorando-O de todo o coração. 

  Vinde Espírito Santo, nos ajudar a sermos no estado em que vivemos, isto é, onde estivermos; sermos bons exemplos de filhos de Deus.

   Vinde Espírito Santo, aumentar nossa Fé.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém!


   Te agradecemos Jesus, por ter vindo abrir para nós Todos a possibilidade de ter Deus como Único Senhor.

   Te agradecemos Jesus, pelo Espírito Santo que nos ajuda a Amar a Deus de todo coração, como toda nossa alma e Força.

   Te agradecemos Jesus, pelo Dom da Fé nos dado no Batismo.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Obs.: Como não Amar e Adorar um Deus que, ao longo da existência humana, Liberta Seu povo livrando-os, dos falsos deuses, isto é, Deus os Liberta, o povo, de todos os "superiores humanos", de todos repressores e manipuladores.

   Como não Amar um Deus que primeiro nós Amou?!


Te Adoramos Senhor, Te Glorificamos e Te Bendizemos pelos séculos dos Séculos, Amém!

Antífona de Entrada - Salmo 69 (70): 2.6.

Vem livrar-me ó Deus, vem depressa em meu socorro!

Quanto a mim, sou pobre e indigente: ó Deus, vem depressa.


Oração da Coleta -

  Mostrai, Senhor, a Vossa Imensa Bondade aos filhos que Vos imploram, e dignai-Vos renovar os dons de Vossa Graça naqueles que se gloriam de Vos ter seu criador e sua providência.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e conosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


Primeira Leitura - Deuteronômio 6: 4-13.


Leitura do Livro do Deuteronômio.


   Moisés disse ao povo:

   "Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus É o Único Deus! Portanto, amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! Tu as recomendarás aos teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando em teu caminho, deitado e de pé. Tu as atarás também a tua mão como um sinal, e serão como um frontal entre os teus olhos, tu as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

   Quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra que Ele, sob juramento, prometeu a teus pais - Abraão, Isaac e Jacó - que te dará, nas cidades grandes e boas que não edificaste, nas casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; poços abertos que não cavaste; vinhas e olivais que não plataste; quando, pois, comeres e estiveres saciado, fica atento a ti mesmo! Não te esqueças de Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão! É ao Senhor teu Deus que temerás. A Ele servirás e pelo Seu Nome jurarás."


Salmo 17 (18): 2-3. 7. 47 e 51ab (R. 2)

"Eu Te amo, Senhor, minha força!" (Resposta)


Eu Te amo, Senhor, minha força,

Deus é minha rocha e minha fortaleza,

quem me Liberta é meu Deus.

Nele me abrigo, meu rochedo,

meu escudo e minha força salvadora,

minha torre forte e meu refúgio. (R.)


Na minha angústia invoquei a Deus,

ao meu Deus lancei o meu grito;

do Seu Templo Ele ouviu minha voz,

meu grito chegou aos Seus ouvidos. (R.)


Viva Deus, Bendito seja o meu rochedo,

seja exaltado o meu Deus Salvador.

Ele dá grandes vitórias ao Seu rei

e age pelo Seu ungido com amor. (R.)


Aleluia ! - II Timóteo 1:10


Refrão : Aleluia ! (Repete-se 3 vezes).

Foi manifestada agora pela aparição de nosso Salvador, o Cristo Jesus. Ele não só destruiu a morte mas também fez brilhar a Vida e a Imortalidade pelo Evangelho.

(Refrão).


Evangelho - São Mateus 17: 14-20.


   jesus, ao chegar junto da multidão, aproximou-se Dele um homem que, de joelhos, lhe pedia: "Senhor, tem compaixão de meu filho, porque é lunático e sofre muito com isso. Muitas vezes cai no fogo e outras muitas na água. Eu o trouxe aos Teus Discípulos, mas eles não foram capazes de curá-lo". Ao que Jesus replicou: "Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei convosco? Até quando vos suportarei? Trazei-o aqui". Jesus o conjurou severamente e o demônio saiu dele. E o menino ficou são a partir desse momento. Então os discípulos, procurando Jesus a sós, disseram: "Por que não pudemos xpulsá-lo?" Jesus respondeu-lhes: "Por causa da fraqueza da vossa fé, pois em verdade vos digo: se tivestes fé como um grão de mostarda, dirás a esta montanha: transporta-te daqui para lá, e ela se transportará, e nada vos será impossível".


Oração de oferecimentos.

Santificai, Senhor, estes dons, que Vos oferecemos com sacrifício espiritual, e fazei de nós mesmo uma oblação eterna para a Vossa glória.

Por Cristo Nossa Senhor. 


Antífona da Comunhão - Sabedoria 16: 20.

A Teu povo, Senhor, nutriste com um alimento de Anjos, proporcionando-lhe, do Céu, graciosamente, um pão de mil sabores, ao gosto de todos.


Oração depois da Comunhão.

   Senhor, que nos renovais com o Pão do Céu, protegei-nos sempre com o Vosso auxílio, fortalecei-nos todos os dias de nossa vida e tornai-nos dignos da redenção eterna.

   Por Cristo Nosso Senhor.