Liturgia diária - 03 dezembro - I Domingo do Advento - Cor roxo - Ofício próprio - Missa Própria - As Missas no Advento não tem Glória -  Proibido a Missa de defuntos, exeto exéquias.

Santo do dia - São Francisco Xavier.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Deus nos chama à Comunhão com Seu Filho Jesus.


   Primeiro domingo do Advento. Preparemos nossos corações para Celebramos o Nascimento de Jesus tendo sempre em mente que Ele há de voltar.

   Devemos seguir o exemplo do povo da primeira Leitura e, com o coração ansiosos e desejosos do Senhor, pedir Misericórdia sobre nossos pecados, e, com Sua ajuda preparemo‐nos para o Natal, convertem-nos a Jesus que, Nasceu, sofreu e morreu para que nós pudéssemos ter a Vida Eterna. Antes de sua vinda o povo viviam no mundo do pecado, e muitos hoje também vivem.  Porém, Deus Pai enviou Jesus para instruir, ensinar e como barro nas mãos do oleiro nossa vida deve ser transformada na Vida que Deus quer para Todos.  

   Vinde Espírito Santo nos ajudar a nos  prepararmos para o Natal de Jesus!


   Com o Salmo podemos dizer: "Ó Deus, restaura-nos, ilumina-nos com Tua Face, e nos salvaremos!" 


   II Leitura - São Paulo, dá graça ao Pai do Céu pela Graça que foi dada aos Coríntios e a nós também, que em Jesus Cristo foram enriquecidos, na Palavra e no conhecimento, deste modo tornou-se firme o Testemunho de Cristo Jesus. Deus É Fiel, nos chamou à Comunhão com Seu Filho Jesus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados para que a cada Natal consigamos nos preparar para a volta de Jesus.


   No Evangelho, Jesus como sempre, nos ajuda a  estarmos Sempre preparados para Sua volta, pois não sabemos o momento em que Ele virá nos buscar. E Jesus nos faz entender usando o exemplo de um homem que viajou e deixou sua casa com os empregados e distribuiu poderes e tarefas a cada um e mandou o porteiro vigiar, pois não sabia quando voltaria, Jesus, está nos dizendo para estarmos atentos pois, quando Ele bater em nossa porta, escutaremos e abriremos para Ele. 

   Infelizmente, muitos e, até mesmos alguns dentro da Igreja, não escutará o Senhor bater à porta, pois mesmo estando dentro da Igreja, não estão vigiando, e sim, vivendo no mundo! 


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os padres e bispos a vigiarem e a ensinar a Todos os Batizados a vigiar, também, vinde nos ajudar em nossa conversão.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus.


   Te agradecemos Jesus, pelas oportunidades que nos dá, a cada Natal que Celebramos.

   Te agradecemos Jesus, por Todos os padres e bispos que nos ajudam em nossa conversão diária.

  Te agradecemos Jesus, por Vossa Presença em nossa vida, pela semana que passou e pelas Bênçãos recebidas!


   Te pedimos jesus, que nos abençoe nesta semana que se inicia e em especial que proteja Todos que, nos quatro cantos do mundo precisam Anunciar a Palavra de Deus e Testemunhar o Vosso Reino de Amor, vivendo vigilantes e sóbrios.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


  A cada Celebração do Nascimento de Jesus, é uma Grande oportunidade que o Senhor nos dá, para converter nossa vida à Santidade  que Deus Quer de  nós! Não percamos estas oportunidades, e os que estão no Caminho, rezem para os que ainda não estão. 

   A Todos uma Santa e boa preparação para o Natal de Jesus! 


Antífona de Entrada -  Salmo 24 (25); 1-3.

   A Ti, Senhor meu Deus, elevo minha alma: em Ti confio, que eu não fique confundido, não triunfem sobre mim meus inimigos.

   Os que esperam em Ti não ficam decepcionados; ficam frustrados os desleais sem razão.


Oração da Coleta.

   Despertai, Senhor, nos Vosso fiéis a vontade firme de se prepararem pela prática das boas obras, para irem ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o Reino dos Céus.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira  Leitura - Isaías 63: 16b-17. 19b; _  64: 1b-7.

   Leitura do Livro de Isaías.


   Tu, Senhor És nosso Pai, Teu Nome de sempre É "Nosso Redentor".

   Senhor, por que nos extraviamos longe de Teus Caminhos, e endureces nosso coração para que não Te respeite? volta-Te, por amor a Teus servos, ao povo de tua herança.

   Estamos como outrora, quando não nos governavas e não levávamos o Teu Nome.

   Para mostrar a Teus inimigos que És, para que tremam diante de Ti as nações, quando fazes prodígios que não esperávamos. 

   Jamais um ouvido ouviu nem o olho viu um Deus além de Ti, que fizesse tanto por quem nele espera.

   Tu sais ao encontro de quem pratica alegremente a Justiça e tem presente Teus Caminhos. Estavas irado, e nós fracassamos: afasta nossas culpas, e seremos salvo. Estávamos todos contaminados, nossa justiça era um pano nojento; todos nós murchávamos como folhagem, nossa culpa nos arrebatam como o vento. Ninguém invocava Teu Nome nem se esforçava para agarrar-se a Ti, pois nos ocultava Tua Face e nos entregava em poder de nossa culpa. E, no entanto, Senhor, Tu És nosso Pai; e nós a argila, e Tu o oleiro: Somos todos obras de Tua mão.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 79 (80): 2ac e 3b. 15-16. 18-19. (R 4).

"Ó Deus, restaura-nos, ilumina-nos com Tua Face, e nos salvaremos!" (Resposta).


Pastor de Israel, escuta,

resplandece em Teu Trono Querubins.

Desperta tua coragem e vem salvar-nos. (R.).


Deus dos exércitos volta-te, olha do Céu.

Atenção, vem inspecionar a Tua vinha,

a cepa que Tua direita plantou

(o galho que formaste vigoroso). (R.).


Que Tua mão proteja o homem de Tua direita,

o homem que tornaste vigoroso.

Não nos afastaremos de Ti;

dá-nos vida, e invocaremos Teu Nome (R.).


Segunda Leitura - I Coríntios 1: 3-9.

   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


   Eu, Paulo, lhes dou Graça e Paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

  Dou graças sem cessar ao meu Deus por vós, pela graça que Deus vos deu por meio de Cristo Jesus, pois por meio Dele vos enriquecestes em tudo, com todo tipo de palavras e conhecimento.

  O testemunho sobre Cristo se confirmou em vós, a ponto de não vos faltar nenhum Dom, vós que esperais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele vos confirmará até o fim, para que no dia de nosso Senhor Jesus Cristo sejais irrepreensível. Fiel a Deus, que vos chamou à Comunhão com Seu Filho, Jesus Cristo Senhor nosso.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aleluia - Salmo 84 (85): 8.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

Demonstra-nos, Senhor, a Tua Lealdade e dá-nos a Tua Salvação. (Refrão).


Evangelho - São Marco 13: 33-37.

   O Senhor Esteja convosco,

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

   Glória a Vós Senhor.


   Disse Jesus: "Atenção, estai atentos, porque não conheceis o dia nem a hora! ;É como um homem que, ao ausentar-se de sua casa, a confiou a seus servos, repartindo as tarefes, e encarregou o porteiro de vigias. Assim, pois, vigiai, porque não sabeis quando vai chegar o dono da casa ao anoitecer, ou à meia-noite, ou ao canto do galo ou de manhã; para que, ao chegar de repente, não vos surpreenda adormecidos. O que vos digo, eu o digo a todos: vigiai!"

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Aceitai, Senhor, estes dons que recebemos da Vossa Bondade e fazei que os Sagrado Mistérios que recebemos no tampo presente, sejam para nós garantia de redenção eterna.

   Por Cristo nosso Senhor. -  Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 84 (85): 13.

   O Senhor nos dará prosperidade, e nossa terra dará sua colheita.


Oração depois da Comunhão.

   Fazei frutificar em nós, Senhor, os mistérios que recebemos, pelo quais, durante a nossa vida na terra, nos ensinaste a amar os bens do Céu e a viver para os Valores Eternos.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.