São Gosme e São Damião

26 de setembro - São Cosme e São Damião

São Cosme e São Damião , nasceram no século III, data desconhecida, na Arábia. Eram gêmeos, e tiveram outros 3 irmão mais novos, que sofreram o martírio, no mesmo dia que eles. Seu pai também fora martirizado, sua mãe se chamava Teodata, foi declarada Santa pelos Ortodoxo. Eram de família rica. São Cosme e São Damião foram estudar medicina na Síria. Terminando os estudos retornaram para sua cidade natal. Eram médicos bem conceituados, não cobravam por suas consulta. Pensavam "de Graça recebemos, de graça devemos dá", eram, ricos não precisavam cobrar, mas aceitavam doações de quem tinha como pagar. Além de serem médico, os dois tinham os dom do milagres, curavam todos os tipos de doenças, por cura ou milagre. Recuperavam visão dos cegos, audição dos surdos, curavam paralíticos, também curavam a alma, e expulsavam demônios.

As curas que faziam chamaram a atenção pro-cônsul Lysias, que queria vê-las. Mas soube que os irmãos eram cristãos, então, ele queria que eles fizessem sacrifícios a ídolos pagãos. São Cosme e São Damião, mesmo sabendo o que lhes aconteceriam se recusasse, mesmo assim, se mantiveram firme na fé, então o próprio pro- cônsul presidiu a corte que os sentenciou à morte, juntamente com os seus outros três irmãos.

Primeiramente os torturaram, para ver se eles desistiam, mas se mantiveram firmes. Tentaram lhes matar com fogo, afogados e apedrejados, não conseguindo o pro-cônsul, manda decapita-los.

Morreu em 26 de setembro, o ano entre 287 e 303, não se tem uma precisão correta do ano, na cidade e Egéia, na Arábia.

Os milagres obtidos pela intercessão de São Cosme e Damião continuaram após sua morte, em tal proporção que seu culto se espalhou rapidamente por todo o Império Romano. A maioria de seus restos mortais foi trazida de volta de Roma e depositada no antigo templo de Rômulo, transformado em uma igreja dedicada a eles. Os crânios dos dois irmãos, que permaneceram no leste, foram trazidos de volta a Brageac por Guy e Raoul de Scorailles, que eram amigos e vizinho, quando voltavam da cruzada. Preservado originalmente em um relicário, as relíquias dos Santos Cosme e Damião estão agora preservado em um santuário, como parte do tesouro da Brageac. No dia de sua festa, essas relíquias são colocadas em exposição, como o, bustos- relicários em madeira policromada.

São Cosme e São Damião, rogai por nós !