São João Clímaco

30 de março - São João Clímaco

Nasceu em 579, na Síria. De família rica, teve boa formação religiosa e literária. Tinha um futuro garantido na nobreza, mas preferiu a simplicidade e a oração. Com 16 anos decidiu seguir a vida monástica eremítica. Foi para o Monte Sinai, onde havia vários mosteiro. Entrou para o mosteiro que teve como mestre Raiuthi, um dos mais conceituados da época. Lá, se destacando pela oração, trabalhos pesados, estudos, penitências. Vivia totalmente recluso, só saía das dependências do mosteiro, quando precisava colher alimentos para os monges. Só conversava com outros monges nos finais de semana, quando faziam orações e celebrações coletiva.

Com o fim das perseguições dos romanos contra os cristãos, muitos mosteiro foram construídos no Monte Sinai. Este mosteiro eram famosos pela sua hospitalidade para com os peregrinos e pelas bibliotecas que tinham muitos manuscritos valiosos. Ali São João Clímaco, tornou-se um dos mais reconhecidos monges que abitaram lá. Mesmo tentando viver uma vida de solidão, recluso, foi descoberto pelo povo, que o considerava um homem santo e sábio. O povo atravessava o deserto para aprender com ele, e pedir conselhos, bênçãos e orações.

Com 70 anos, foi eleito abade geral de todos os monges e eremitas que abitavam a serra onde se encontra o Monte Sinai. Como abade, São João Clímaco escreveu bastante. O único livro seu que se conservou, foi, "Escada do Paraíso". Foi por este livro que recebeu o apelido de Clímaco, em grego significa "aquele da escada".

No livro, "Escada do Paraíso", São João Clímaco, nos mostra os 30 degraus, que se tem que subir até alcançar o estado de perfeição da alma. Nele, apresenta toda doutrina monástica, tanto para os noviços quanto para os monges. Descreve, "degrau por degrau", mostrando as dificuldades que virão, como superá-las e a felicidades do Paraíso quando chegar no final da escada, depois da morte, que é viver eternamente junto com Jesus Cristo.

Morreu em 30 de março de 649. É amado, venerado e admirado por todos os cristãos tanto do Oriente quanto do Ocidente. Tanto Católicos como Ortodoxos.

São João Clímaco, rogai por nós !