São Filipe de Néri

Dia 26 de maio - São Filipe de Néri

Nasceu em 21 de julho de 1515, em Florença, Itália. Seu pai Francisco, era tabelião e sua mãe, Lucrécia, morreu cedo. Ele e sua irmã Elisabete, foram criados pela madrasta.

Aos 18 anos foi trabalhar com um tio como comerciante, não se adaptou. Em 1535, foi trabalhar como tutor dos filhos de uma família em Roma. Ali estudou com os agostinianos, filosofia e teologia, se formou em ambas.

São Felipe ajudou a fundar a Confraternidade da Santíssima Trindade, para assistir os podres e doentes. Com 33 anos se tornou sacerdote, foi para a igreja de São de São Jerônimo da Caridade.

Formou um grupo de religiosos e leigos, e rezavam, cantavam e estudavam o Evangelho. Que cresceu e passou a ser à Congregação de Padres do Oratório, ordem secular sem vínculo de votos.

Se preocupou em educar os meninos de rua, fazia com eles estudos eclesiástico. Dai, saíram vários sacerdotes e santos da Igreja. Quanto aos meninos, falava: "Contanto que não pratique o mal, ficaria satisfeito até se me quebrassem paus na cabeça". Era conhecido pelo bom humor e pela forma original e vivaz. Amigo de vários Papas, mas nunca quis aceitar a dignidade cardinalícia.

Quando pedindo esmola, uma pessoal se alterou e deu-lhe um soco, disse ele: "Este é para mim. Agora de-me uma esmola para meus meninos".

Ao completar 75 nos, passou a dedicar-se ao ministério do confessionário e a direção espiritual. Ele é chamado de o Santo da alegria e da caridade. Morreu no dia 26 de maio de 1595.

São Filipe de Néri, rogai por nós !

São Filipe de Néri