São Bernardino Realino

02 de julho - São Bernardino Realino

Nasceu em 01 de dezembro de 1530, em Carpi, Itália. De família nobre e rica. Sua mãe lhe ensinou a devoção à Virgem Maria. Estudou na Academia de Moderna e na Universidade de Bolonha. Fez filosofia, medicina, e direito civil e canônico, mas, resolve fazer carreira e doutorado em Direito canônico e civil.

Com 25 anos, entrou na carreira administrativa, com a ajuda do governador de Milão. Ocupou cargos importantes, social e politicamente. Foi prefeito de Felizzano e de Moferrato. Advogado fiscal em Alexandria, prefeito Cassine, prefeito de Castel Leone, auditor e lugar-tenente em Nápoles.

Mas abandonou, tudo, em 1564, quando ficou doente. Ai um padre Jesuíta tornou-se seu orientador espiritual. Ficou impressionado com a alegria dos Jesuítas. Depois de uns tempo decidiu entra na Ordem Jesuíta. Com 35 anos tornou-se Padre Jesuíta, e foi nomeado mestre dos noviços.

Tinha o dom da cura e do conselho. Era procurado, por muitos que procuravam sua orientação, entre eles, bispos e príncipes. O próprio Papa Paulo V, lhe escrevia pedindo orações.

Em 1574, foi enviado para a cidade de Lecce, para fundar um colégio Jesuíta. Ali, dedicou-se à educação e à confissão, de muitos fiéis.

Um dia, quando atendia confissões, estava com muito frio e seu superior mandou que fosse descansar. Retirou-se para seu quarto e foi meditar o mistério do Natal. Ai uma luz encheu o seu quarto, aparecendo-lhe Nossa Senhora, que com carinho estendeu os braços e lhe entregou o Menino Jesus, para segurar um pouquinho. Está é a razão que aparece com o Menino Jesus.

Quando ficou doente, o prefeito de Lecce pediu ao Padre Bernardino Realino, que fosse o protetor da cidade de Lecce no Céu, o que o Santo aceitou. Assim temos o único Santo padroeiro de uma cidade ainda em vida.

Assim ocorreu, com o Padre São Bernardino, muito doente, o prefeito de Lecce, reuniu a câmara e dirigiu-se ao colégio dos Jesuítas. Diante do leito do santo, leu um documento: "Grande é nossa dor, pai amado (dirigindo-se ao santo), ao ver nos deixais, pois nosso mais ardente desejo seria que permanecêsseis sempre conosco. Não querendo, contudo, opor-se à vontade de Deus, que vos convida para o Céu, desejamos pelo menos encomendar-vos a nós mesmo e a toda cidade tão amada por vós e que tanto vos tem amado e reverenciado. Assim o fareis, ó pai, pela vossa inesgotável caridade, a qual nos permite esperar que queiras ser nosso protetor e patrono no paraíso, pois já vos elegemos desde agora e para sempre, seguros de que aceitareis, por fiéis servos e filhos..." Com esforço respondeu o padre: "Sim, senhores".

Morreu em 02 de julho de 1616, em Lecce, invocando a Santíssima Virgem. Cultuado em vida como santo, foi beatificado, em 1895, pelo Papa leão XIII. Foi Canonizado em 1947, pelo Papa Pio XII. São Bernardino Realino é o padroeiro das cidades de Lecce e Capri.

São Bernardino Realino, rogai por nós !