05 de agosto - Santo Osvaldo de  Nortúmbria

Nasceu no ano de 604 em Nortúmbria, Inglaterra. Filho de Etelfrido rei pagão, chamado o destruidor e da princesa Acha. O reino de seu pai foi invadido pelo rei Edwin, que matou seu pai e assumiu o trono. Sua mãe Acha fugiu com seus 11 filhos para a Ilha Iona, na  Escócia, onde foram acolhidos pelos Monges do Mosteiro Beneditinos de Iola, fundado em 563 por São Columbano. Lá receberam formação acadêmica e religiosa e tornaram-se cristãos.

Osvaldo destacava-se pelo porte físico, pela inteligência e pela caridade cristã. Era uma pessoa que não distinguia nem ricos nem pobres, tratava a todos por igual. Era hábil e um estrategista militar, treinado desde pequeno, pelo exército do rei da Escócia. Tinha como animal de estimação um falcão, que era treinado e sempre pousava em sua mão. 

Em 633 Edwin, que tomara o reino de seu pai, foi morto. Osvaldo reunião um pequeno exército para reconquista o trono que era de seu pai. Antes da batalha, Santo Osvaldo ergue uma cruz de madeira e pede aos soldados que se ajoelham e rezem pedindo a proteção de Deus, para conseguir a liberdade de seu povo, sobre a interversão  de São Columbono. Venceu a famosa batalha de Havenfield, em 634. Onde o rei Cadwallon, que estava no poder, foi morto.

Santo Osvaldo se tornou rei. Atribuiu a vitória a São Columbano e a proteção de Cristo. Depois de coroado todo seu exército se converteu. Mandou chamar os Monges do Mosteiro de Iola, para pregarem o Evangelho em todo seu reino. Ele mesmo traduzia para o povo os sermões, conseguindo muitas conversões. Com a ajuda dos Monges construiu Igrejas, mosteiros, cemitérios, hospitais, asilos e orfanatos. 

Casou-se com a princesa Kineburga, filha do rei pagão de Wessex, hoje também Inglaterra. Em seguida, convenceu o sogro a permitir uma missão de evangelização através dos Monges Escoceses no seu reino. Este acabaram convertendo também o rei, seu sogro.

A Igreja na Inglaterra, deve a sua evangelização a Santo Osvaldo. Em 642 Santo Osvaldo morreu em combate, defendendo o seu povo de invasores pagãos.

Santo Osvaldo era amado e venerado como santo em vida, a fama de sua santidade ganhou destaque junto aos povos de língua inglesa, graças à divulgação dos Monges Beneditinos.  O venerável Monge Beda, famoso por sua santidade e sabedoria na doutrina cristã, reivindicou o título de mártir a Santo Osvaldo da Nortúmbria, por ter morrido em combate contra os pagãos. Sua festa é uma tradição antiga, celebrada em 5 de agosto, a igreja manteve esta data. 

Santo Osvaldo da Nortúmbria, rogai por nós !