São Geraldo Sagredo

24 de setembro - São Geraldo Sagredo

Nasceu em 980, em Murano, Veneza, Itália. Seus pais eram ricos. Foi ordenado sacerdote Beneditino. Foi como missionário para a Hungria, ficou, na corte como orientador espiritual e professor do Rei Estêvão I (também foi proclamado santo), junto os dois converteram o povo húngaro ao cristianismo.

O Rei ao retornar da visita os lugares santos da Palestina. Pediu a São Geraldo, que o ajudasse a evangelizar seu povo, percebeu no santo a capacidade na evangelização, então o manteve como seu hóspede na Corte.

São Geraldo, como Beneditino, não só recebeu formação religiosa, como também instruções científicas. Retirou-se para um local de solidão , para oração, penitência e exercícios espirituais. Assim que se preparou para o cargo no bispado de Chonad, na Hungria, após o falecimento do bispo anterior. Combateu as idolatrias, pegava o Evangelho, e falava aos fieis para sempre pedirem a intercessão de Nossa Senhora, "Onipotente Suplicante".

O Bispo Geraldo, se destacava, pelo amor que tinha para com os doentes. Ele chegava a convidar doentes, mesmo com lepras, para as refeições em sua casa. Costumava a alojar alguns, e ás vezes mais do que a casa comportava, e colocava-os para dormir em sua cama, assim O Bispo dormia no chão.

Quando o Rei Estevão I, morreu, São Geraldo passou a ser perseguido pelas pessoas que não queriam o cristianismo. Assim São Geraldo, foi ferido por uma lança, pelos soldados do Duque de Vatha, preso e apedrejado até a morte.

Morreu em 24 de setembro de 1046, com 66 anos, em Budapeste, Hungria. Suas relíquias estão na Igreja de Nossa Senhora, de Murano, na Veneza. É festejado como o "Apóstolo da Hungria". Foi beatificado em 1083.

Assim falou o Papa João Paulo II à Igreja da Hungria, em 1980, no aniversário de nascimento de São Geraldo Sagredo: "Das suas biografias, a figura de São Geraldo aparece-nos em três sucessivas formas típicas de vida cristã: como monge, como apóstolo e como mártir. O monge é o homem de Deus que, em oração e trabalho, dedica completamente a vida a Deus; o apóstolo, anunciador da alegre nova salvação do Evangelho, que educa para a santidade de vida o cristão e leva o pagão ao cristianismo; e o mártir que, como extremo testemunho de seu amor, se dá a Deus totalmente a si mesmo, a sua vida de oração e a sua atividade apostólica".

São Geraldo Sagredo, rogai por nós !