São Guido de Anderlecht

12 de setembro - São Guido de Anderlecht

Nasceu 950, em Brabante, Bélgica. Filho de Camponeses, Na juventude, distribuía, tudo que ganhava com os pobres. Com permissão de seus pais, foi ser sacristão do vigário de Laken, perto de Bruxelas, assim poderia ajudar as pessoas, e dedicar-se a oração.

Quando seus pais morreram, decidiu ser comerciante, assim, teria mais possibilidade de ajudar as pessoas. Mas não satisfeito abandonou tudo, para vestir o hábito de peregrino. Começou sua peregrinação pela Europa. Por sete anos de peregrinação visitou os grandes santuários cristãos, incluindo os da Terra Santa, ajudando muitos doentes e necessitados por onde passava.

Cansado e fraco, regressou para seu país, ficando em Anderlecht, perto de Bruxelas, por isto ficou conhecido como São Guido de Anderlecht. Pouco tempo depois, pegou uma infecção, que provocou um desarranjo intestinal. O levando a morte.

Morreu em 12 de setembro de 1012, em Anderlecht, Bruxelas. O povo já o achava santo, mesmo em vida. Foi sepultado em Bruxelas. No início o local foi de peregrinação, mas foi deixado ao esquecimento, e o seu túmulo foi desenterrado por um cavalo, sendo suas relíquias transladas para uma igreja próxima, em 1076. A peregrinação voltaram muito maiores. Muitos milagre foram relatados. Então construíram uma Igreja dedicada a ele. Suas relíquias ali foram guardadas. É uma igreja muito visitada.

São Guido de Anderlecht, tem uma devoção muito grande, principalmente entre os sacristões, trabalhadores da lavoura, camponeses e cocheiros.

Todos os anos no dia 12 de setembro na cidade de Anderlecht, é feita uma grande procissão em honra a São Guido, com benção de cocheiros e cavalos.

São Guido de Anderlecht, rogai por nós !