São João de Capistrano

23 de outubro - São João de Capistrano

Nasceu em 24 de junho do ano 1386, em Capistrano, Nápoles, Itália. Filho de um conde alemão e sua mãe, era italiana. Estudou direito civil e canônico na cidade de Perugia. Casou-se com a filha de um nobre membro da comunidade. Chegou a cargo de juiz. Depois tornou-se governador, era tempo de revolta do povo contra o domínio do rei de Nápoles. Era um governador muito respeitado, achava ter amigos verdadeiros até entre os adversários. Acreditando nas amizades, tentou uma aproximação com o rei de Nápoles para um diálogo. Quando foi ao rei para conversar este mandou prende-lo. Quando na prisão recebeu a notícia da morte de sua esposa. Estava com 39 anos, quando sua esposa morreu.

Isto fez com que sua vida muda-se completamente, mesmo preso, renunciou a todos seus cargos, vendeu seus bens para comprar sua liberdade. Ai entrou para o convento dos Frades Franciscanos. No convento os frades não confiavam em suas boas intenções. Assim, começaram a submete-lo a humilhações e dificuldade, para ver se desistia. Mas ele superou a tudo, e a todas as provocações, pois tinha verdadeiramente se convertido e decidido ser um religioso. Assim depois de um ano no convento, e estando com 30 anos, lhe deram hábito de religioso. Sendo muito respeitado por todos. Foi um dos que colaborou para a reforma da Ordem Franciscana. Vivia em oração, jejum, penitência, caridade e a alegria franciscana. Se tornou um grande evangelizador, da França, Itália, Alemanha, Hungria, Áustria, Rússia e Polônia. Por onde passava atraia multidões para ouvi-lo pregar, outro vinham de lugares distante para ouvi-lo. Era um Franciscano exemplar. Muito jovens se tornaram franciscano após ouvir sua pregação. Por sua sabedoria e santidade foi conselheiro de quatro Papas.

São João Capistrano, estava com 60 anos, quando os turcos muçulmanos, com um exército poderoso estavam quase dominando toda a Europa, já tinha conquistado 200 cidades. O Papa Calisto III, inspirado por Deus, o designou Capelão da cruzada que tinha como objetivo defender o continente europeu, em especial a Itália. O exército inimigo era dez vezes maior. Era uma guerra praticamente perdida. Os soldados estavam desanimados. Ele chegou e começou a animar a todos. Ia de fileira em fileira levando oração e ânimo a todos. Fez isto por 11 dias e 11 noites seguidos. Os muçulmanos começaram a se espantar com a força e o animo dos soldados adversários. Ficaram apavorados. Eles se desorganizaram. Então os soldados cristãos dominaram o inimigo e venceram, a batalha de Delgado, como é conhecida.

Os soldados atribuíram a vitória a São João de Capistrano, pelo animo e as orações que fazia. Retornando, foi para o Convento de Villach, na Áustria, onde morreu no dia 23 de outubro de 1456, com 71 anos. Após sua morte passou a ser venerado pelos fiei como santo. Foi Beatificado pelo Papa Leão X. Foi Canonizado pelo Papa Alexandre VII, em 1690. É padroeiro do juízes.

São João de Capistrano, rogai por nós !