São Colmano, Bispo de Cloyne

24 de novembro - São Colmano, Bispo de Cloyne

Nasceu em 522, em Munster, na Irlanda. Filho de Lenin. Foi Poeta e músico e cronista. Tornou-se chefe da escola de bardo (pessoas que fazem rimas, improvisos ). Existe pedaços de sete poemas atribuído a ele. Mas, resolveu abandonar a vida, de bardo (espécie de artista), para seguir a Cristo. Sua conversão ocorreu depois de resgatar o Santuário de Santo Ailbhe, que havia sido roubado. São Brendan tinha ido a Cashel resolver uma disputa e também investigar sobre o túmulo e as relíquias de Santo Ailbhe, com a ajuda de São Colmano, resgataram as relíquias. São Brendan disse, para São comano, que suas mãos foram santificadas por tocar em algo sagrado, e ele não podia mais ter as mãos de um pagão; assim São Brendan batizou São Colmano, quando este tinha 50 anos. Aí São Colman resolveu seguir a vida religiosa.

Entrou para a vida monástica, depois foi ordenado sacerdote, foi para Limerick e Cork. São Colmano teve como seu professor e guia espiritual São Columba. Construiu a igreja de Cloyne, e depois foi nomeado Bispo de Cloyne, foi o primeiro Bispo de lá.

Morreu, em 604. É comemorado na Irlanda em 24 de novembro. Foi canonizado pelo Papa Pio X, em 1903. É o Santo Padroeiro de Cloyne. Foi um ótimo poeta e autor, entre suas obras está o poema em honra de São Brendano e de uma vida em versos de São Sananus de Iniscarthy.

São Colmano, rogai por nós !