São Serapião de Argel

14 de Novembro - São Serapião de Argel

São Serapião

Pintado por Francisco de Zurbarán

Nasceu em 1179 em Londres. Filho de Rotlando Scoth, capitão de esquadra de rei Henrique III. Ainda jovem acompanhava seu pai nas cruzadas. Participou da cruzada liderada por Ricardo coração de Leão, o lendário. Quando retornavam de uma cruzada o navio naufragou perto de Veneza. Ai tiveram que continuar a viagem por terra. No trajeto foram preso pelo duque Leopoldo da Áustria. Este deu liberdade ao seu pai e ao rei. Sarapião e os demais, ficaram presos. O duque da Áustria percebeu que o jovem militar Serapião, era bondoso e caridoso para com todos, além de excelente militar. Por isto, decidiu mantê-lo na Corte, dando-lhe a liberdade. Mais tarde, Serapião soube que seus pais morreram. Aí, decidiu permanecer na Áustria.

Amigo do rei, Serapião, juntou-se aos militares do duque e partiu para a Espanha. Foi ajudar o exército cristão do rei Afonso III, que lutava contra os invasores muçulmanos. Quando chegaram, os muçulmanos já tinham sido expulsos. Com o objetivo de defender os cristãos, continuou no exército do rei Afonso III. Lutou em algumas cruzadas que foram bem sucedidas. Em 1214, o rei Afonso III foi morto num combate. Assim, São Serapião, voltou para a Áustria, e entra na quinta cruzada liderada pelo duque Leopoldo. Em 1217, foram rumo a Jerusalém, depois para o Egito.

Em 1220, como defensor dos cristãos, volta para a Espanha. Lá conheceu o Padre Pedro Nolasco. O Padre pretendia fundar uma ordem Religiosa, cujo objetivo, era libertar cristãos escravizados e feitos prisioneiros dos muçulmanos. Claro que isto colocaria suas vidas em risco. Assim o Padre Pedro Nolasco, juntamente com São Serapião e São Raimundo Nonato, fundaram a Ordem de Nossa Senhora das Mercês. Ficaram conhecidos como Frades Mercedários. Em 1222, São Serapião fez votos na Ordem e vestiu o hábito mercedário, juntamente com São Pedro Nolasco e Raimundo Nonato.

São Serapião, conseguiu libertar muitos cristãos escravizados e presos. Na última vez, em Argel, África, ofereceu-se como refém para dar liberdade a cristãos que estavam em vias de renegar a fé. Outros Frade Mercedário foi para Barcelona buscar dinheiro para resgatar São Serapião. São Pedro Nolasco, o superior, que estava na França, escreveu pedindo esmola para conseguir o dinheiro o mais rápido possível. Mas o dinheiro não chegou a tempo. Os muçulmanos, queria que ele renegasse a fé cristã. O Santo recusou. Assim, furiosos, os muçulmanos quebraram-lhe todas as juntas do corpo e o jogaram de cabeça para baixo do andar de cima da casa.

Morreu em 14 de novembro de 1240, em Argel. Passou a ser venerado como protetor das articulações. Foi canonizado pelo Papa Urbano VIII em 1625. Foi escrito no Martirológico Romano pelo Papa Bento XIV em 1743.

São Serapião, rogai por nós!