São Leonardo de Noblac

06 de novembro - São Leonardo de Noblac

Nasceu em 491, filho de nobre da corte Francesa, seu padrinho era o rei Clovis. Assim, teria facilidade de seguir qualquer carreira na corte ou nas armas. Mas seus interesse era seguir o Santo Bispo Remígio. O bispo por amizade com o rei podia interferir para libertar um prisioneiro que ele conseguisse converter. E foi este o único privilégio que escolheu São Leonardo. O Rei queria então consagra-lo bispo da corte, mas não aceitou.

Resolver ser religioso, entrou no Mosteiro de São Maximino em Micy. Depois foi para um mosteiro antigo que tinha sido fundado por Santo Euspício, que ficava perto de Orleans. Lá permaneceu algum tempo até ser ordenado sacerdote. Aí, foi enviado para Berry. Lá com seu exemplo de vida de santidade, converteu a muitos. Muitos passaram a lhe procurar para aconselhamentos, pois encontravam em suas palavras sabedoria, esperança de vida e de fé.

Depois de muito tempo como padre, São Leonardo, resolveu se isolar, como Eremita, para rezar, meditar, estudar, viver sua fé na oração. Foi para um bosque perto de Limonges, lá só tinha uma simples casinha. Ali ficou, em silêncio e isolamento, mas não por muito tempo, logo o povo descobriu onde ele estava, e começaram a procura-lo.

Quando o rei Clovis, estava caçando, por perto, junto com ele a rainha Clotilde, que estava grávida, ela começa a sentir as dores do parto. O rei foi ao encontro de São Leonardo, este cuidou da rainha e rezou por ela, as dores diminuíram e horas depois a rainha teve um parto tranquilo, dando a luz a um menino. O rei disse que lhe daria de presente todo o território que ele conseguisse percorrer montado sobre um burro. São Leonardo Noblac, aceitou, mas percorreu a área suficiente para a construção de um Mosteiro. O rei lhe deu estas terras, que o santo chamou de nobilíssimo ("Nobiliacum" em Latim), pelo gesto de nobreza do rei, seu padrinho. Ali ergueu um altar em homenagem a Nossa Senhora. Depois construiu uma capela. E finalmente construiu o Mosteiro de Noblac (assim conhecido após sua morte), tornando o local uma ordem Religiosa. Uma local de grande peregrinação até os dias de hoje.

O Monge São Leonardo só saia do mosteiro em ocasiões especiais, ou para libertar algum prisioneiro. É atribuído a São Leonardo ter libertado o príncipe Boemundo de Antioquia, que fora preso no ano 1100, e após rezar pela intercessão do Santo, fora liberto pelo próprio santo em 1103. Isto aconteceu depois de 500 anos da morte do santo. Tendo este príncipe doado ao Santuário de São Leonardo de Noblac, uma corrente de prata parecida com as que estava amarrado durante a prisão.

Morreu em 6 de novembro de 545. Posteriormente, em sua honra foram erguidas mais de 600 igrejas e capelas. É padroeiro dos prisioneiros. Invocado também pelas parturientes para um parto sem dor.

São Leonardo de Noblac, rogai por nós !