São José, Patrono da Igreja

19 de março - São José, pai adotivo de Jesus, Patrono da Igreja

São José descendente de Davi. Esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. Declarado Patrono Universal da Igreja , pelo Papa Pio XI, em 08 de dezembro de 1870. Nos Evangelhos, pouco se fala de São José, mas, será que precisava falar alguma coisa. Vejamos, São José estava diretamente ligado a Graças de Deus, ao lado da Escolhida desde a concepção para ser Mãe do Filho de Deus, e consequentemente foi ele que Deus escolheu para ser o pai adotivo de Seu Filho, Jesus, só isto, nos bastaria para ter uma noção da importância de São José, sem nenhum outro comentário.

São José o Justo. "Maria, comprometida em casamento com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. José seu esposo sendo justo e não querendo denuncia-la publicamente, resolveu repudia-la em segredo. Enquanto assim decidia, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se a ele em sonho, dizendo: "José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo do seus pecados". ... "José, ao despertar do sono, agiu conforme o anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em casa sua mulher. Mas não a conheceu até o dia em que deu à luz um filho. E ele o chamou com o nome de Jesus". ( Mt 1, 18 b - 25).

O Anjo do Senhor deu outro aviso a São José, em sonho, para fugir, pois Herodes queria matar o menino Jesus, ele com sua família, foram para o Egito. Depois o Anjo avisou novamente a São José em sonhos, que poderia voltar para Nazaré porque Herodes tinha morrido. José então retornou com a Sagrada Família para Israel.

São José era carpinteiro, com seus trabalhos sustentava Maria e Jesus. São José sendo religioso, levou o Menino Jesus, para consagra-lo no Templo. São José também, foi com a Sagrada Família em peregrinação a Jerusalém, quando Jesus tinha 12 anos, no caminho de volta, ele e Nossa Senhora viram que o Menino, não estava na caravana, retornaram e o acharam no Templo no meio dos doutores da lei. São poucas as passagem na Bíblia que se fala em São José.

São José foi um pai presente na vida de Jesus, em seus ensinamento humanos, da verdade, do amor e do conhecimento. Por esta proximidade com Jesus, faz de São José, mesmo no silêncio, um dos maiores Santos da igreja Católica. Apesar, que não se deve medir o grau de santidade. Mas a importância de São José, é tão influente na Igreja, que é um dos únicos santos, a se comemorarem seu dia em duas data, 19 de março e também 1 de maio, como São José Operário, esta festa (01 de maio), foi instituída pelo Papa Pio XII. Nota-se que, a festa de São José operário nasceu para impor uma barreira contra o comunismo. Não como algumas comunidade e pessoas da "teologia da libertação", tentam coloca-lo como ícone do proletário, do trabalhador na luta de casses, mas sua festa, nasceu exatamente ao contrário, para combater a ideologia comunista.

Mas apesar de sua importância, são José só foi incluído no calendário litúrgico romano em 1479. São Francisco de Assis e Santa Teresa D'Ávila, foram os santos que mais divulgaram a devoção a São José, segundo declaração do Papa Pio IX.

O Papa Bento XVI, (sendo "José" de batismo, ou "Joseph"), preparou a introdução do nome de São José nas três orações eucarísticas no Missal Romano, relembrando que foi o Papa João XXIII, que introduziu São José no Cânon Romano. O Papa Bento 50 anos depois quis introduzir nas demais orações eucarísticas. Preparou todos os documentos, mas com sua renúncia, coube ao Papa Francisco coloca-lo em prática em 2013. A devoção do Papa Francisco a São José é tanta, que mandou levar uma imagem de São José dormindo de Buenos Aires,na Argentina, para Roma. Esta imagem se explica, pois era por meio de sonho que São José tomava conhecimento dos desígnios do Senhor.

Um coisa, tentam dizer, é que São José era muito idoso, por isto respeitou a Virgem Maria, mas fatos histórico comprovam que São José tinha sim virilidade para ter relações sexuais, não o fez em obediência em sinal de respeito. Os dados da época mostram que as meninas se casavam entre 12 à 14 anos, pois era idade que a menina estava preparada biologicamente para ser mãe. Enquanto que os rapazes se casavam entre 16 à 18, e tendo idade avançada teria no máximo 25 anos. Até mesmo se São José fosse tão idoso, como teria disposição, e condições para a missão de cuidar de Jesus, para as viagens longas e repentinas, obedecendo ao Anjo. São José é considerado pela Igreja como "Castíssimo Esposo", tanto que nos ícones ocidentais ou imagens orientais, ele esta sempre com um lírio, sinal de pureza virginal, por opção.

São José, dito pelo Papa Leão XIII, na encíclica Quamquam Pluries, em 15 de agosto de 1889. Nos dando a Família de São José como modelo para as famílias cristãs, (nota-se, que o Papa, cita São José, por ser ele o "chefe" da família), citando ainda, São José modelo de esposo e de pai.

Não se sabe, com certeza a data da morte de São José, mas aconteceu antes da vida pública de Jesus, na presença de Nossa Senhora e de Jesus, por isto São José e padroeiro dos moribundos e da boa morte, pois morreu assistido por Jesus e Maria.

São José, protetor do Menino Jesus, rogai por nós, e protegei a nossa família !