Santa Rosa de Viterbo

06 de março - Santa Rosa de Viterbo

Nas nasceu em 1233 em Viterbo, Itália. Filha de João e Catarina, família simples, que tinham propriedade na cidade Santa Maria de Poggio, viviam de agricultura. Seu para era jardineiro do Convento de Santa Maria das Rosas. Era comum o serviço de jardineiro dos Conventos, passarem de pai para filho. João e Catarina já idosos não tinham filho, então pediram em oração à Santa Izabel e São Zacarias pare que intercedessem para que tivessem um filho, suas preses foram atendidas em parte, pois não tiveram um filho homem, mas o jardineiro e sua esposa tiveram uma linda menina, a quem deram o nome de Rosa, em homenagem à Santa Maria das Rosas.

Santa Rosa, quando criança, tinha um amor muito grande ao Jesus e a Nossa Senhora. Tinha 4 anos quando uma tia, irmã de sua mãe morreu. Ela chegou perto do caixão e chamou sua tia. Sua tia ressuscitou, para espanto de todos. A cidade inteira de Viterbo, começou a chamar a menina de Santa Rosa. Ela crescia, não só em tamanho, mas em amor e caridade, sempre que alguém aparecia pedido ajuda ela dava o pão que tinha em casa. Seus pais lhe proibiram que fizesse isto, pois, ás veze faltava comida em casa, pois, distribuía aos pobres que pediam. Mas ela continuou a dar pão a quem tinha fome. Um dia quando saia de casa com os pães em seu avental, para dar aos pobres, seu pai apareceu de repente, e pergunta: "O que tem nos avental?, ela responde: "são rosas". Ao abrir o avental, os pães haviam se transformados em rosas. A Santa menina continuou a fazer seus atos de caridade.

Após o milagre, a Santa menina, passou a se isolar em seu quarto onde só saia para ir a Igreja. Isto aconteceu dos 4 ate os 10 anos de idade. Com 8 anos, quando uma senhora foi lhe visitar a procura da conselho, Santa Rosa estava em êxtase falando: "O rei Luís é vencedor e os cristãos triunfam". Um mês depois dom Luís, rei da França, á frente das Cruzadas, tomara a cidade Damieta dos Turcos.

Passou a fazer jejuns, muitos severos e acabou a ficar gravemente doente. Em 23 de junho de 1245, estava com uma febre forte e a beira da morte. Então Nossa Senhora apareceu à Santa Rosa e disse-lhe: "Levanta-se Minha filha, porque amanhã irás a Igreja de São João Batista, depois á de São Francisco, onde tomarás o hábito da Ordem Terceira". Ajoelhou-se na cama e falou o nome de Maria, estava sem febre. Contou o que acontecera a todos. No mesmo dia foi à Missa, depois pediu sua admissão na Ordem da Penitência de São Francisco, hoje chamada Ordem Franciscana Secular.

Nesta época Federico II, imperador da Alemanha, tentava apoderasse dos Estados Pontifícios, negou a autoridade do Papa, e o poder do padre de perdoar os pegados e Consagrar. O imperador, protegia os hereges e expulsou os bispos de seu territórios. Ele foi excomungado pela Santa Sé. O imperador invadiu a Itália e foi em direção a Roma. O comandante das tropas do Vaticano, traiu o Papa, se rendendo sem batalhas. Em 1247, Frederico II chegou triunfante à Viterbo, A mais forte das cidades dos Estados Pontifícios no caminha de Roma, dominou a cidade. Santa Rosa tem a visão, com Jesus Cristo, que estava com o coração em chamas. Então a Santa saiu com um crucifixo nas mão pregando pelas ruas.

Quando tinha 9 anos Santa Rosa, já saíra pela ruas de Viterbo com um crucifixo na mão exclamando: "Irmãos, façamos penitência e apaziguemos a cólera de Deus, pois grandes males nos esperam". Na ocasião sendo muito pequena, ninguém a ouvia. Santa Rosa subiu numa pedra e começou a levitar. A notícia do milagre da levitação se espalhou por toda a Itália. E isto converteu a muitos em Viterbo.

Agora, Federico II dominando a Itália, e Santa Rosa sai as ruas pregando. Ela é denunciada, presa e levada a presença do imperador. Que a proíbe de continuar as pregações, mas ela diz: "Quem me manda pregar é muito mais poderoso e assim prefiro morrer a desobedecê-lo". Federico II, com medo da revolta do povo, em janeiro de 1250, a deportou, juntamente com os seus para , irem morar em Soriano.

Em Soriano, Santa Rosa é recebida em festa. Uma multidão ia ouvi-la. Lá ela pregava o Evangelho a todos na praça. No dia 5 de dezembro de 1250, quando pregava em Soriano, um luz apareceu, era um Anjo que lhe revelou que o imperador Frederico II morrera. Desse: "Regozijai-vos irmão meus. Trago uma bela notícia que será uma grande alegria para todo o povo cristão. Frederico, o inimigo de Deus e de Seu Vigário (Papa), acaba de morrer. Dentro de alguns dias sabereis a notícia com certeza". Uma semana após, receberam a notícia da morte do imperador. (A quilômetros de distancia ela soube da notícia da morte do Imperador).

Santa Rosa, continuou sua pregação por várias vilas e cidades, sempre aconteciam grandes milagres. Foi a cidade de Vitorchiano, onde os feiticeiro mandavam. Um feiticeiro, discutiu com Santa Rosa e a desafiou a entrarem em uma fogueira. Entraram, ela saiu sem nenhuma queimadura, mas o feiticeiro morreu queimado. Ali, fez muitos milagre, convertendo a todos, inclusive os feiticeiros.

Após a morte de imperador, o poder do Papa foi restaurado, e o povo de Viterbo pediram a volta de jovem, que retornou para sua cidade em 1251. Ela tentou entrar para o convento Santa Maria das Rosas, mas foi recusada, não se sabe o motivo.

Santa Rosa, faz de seu quarto uma Cela de Religiosa, impondo-se o silêncio, ficando apenas em oração, sentindo que sua missão havia terminado. Assim passou os últimos dias de sua vida.

Morreu em 6 de março de 1252, com 19 anos, em Viterbo, Itália. Apesar de jovem morreu por causas natural. Seu corpo foi enterrado na Paróquia Santa Maria Del Poggio. Por três vezes o Papa Inocêncio IV, sonhou com Santa Rosa, que lhe pedia por parte de Deus, que o próprio Papa transladasse seus restos mortais par o Convento de Santa Maria das Rosas.

Como Santa Rosa havia dito, um dia iram me receber como um verdadeiro tesouro, no Convento que a recusaram, e assim as irmãs a receberam. O Papa mandou instaurar o processo para a canonização de Santa Rosa. O Papa Inocêncio IV, mandou exumar o corpo de Santa Rosa, e seu corpo se encontrava incorrupto, como se tivesse viva. O Papa pessoalmente foi para Viterbo trasladar o corpo da Santa para o Convento de Santa Maria, que passou a ser chamado pelo populares de Convento de Santa Rosa. Seu corpo foi em uma linda procissão festiva. Quando estava preste a sair a Canonização da Santa o Papa Inocêncio IV, morre, sem promulgar o decreto. Não houve decreto oficial da canonização da Santa. Mas, foi introduzida no livro da Igreja. É padroeira da Juventude Franciscana e da cidade de Viterbo.

Santa Rosa, é festejada no dia de sua morte, 6 de março, e também, no dia que seu corpo foi translado, dia 4 de setembro, quando seu corpo incorrupto que esta na Igreja de Santa Maria Del Poggio, é carregado pelo "Facchini di Santa Rosa", pela rua de Viterbo. Quando se fizeram exames em seu corpo, constatou-se, que haviam algo vivo dentro dele, então abriram e viram seus órgãos vitais intacto, como coração, pulmão, etc. seu coração então foi retirado por ordem do Papa e exposto em um ostensório de ouro. Seu corpo ficava em uma urna de madeira, mas ao acenderem velas perto, esta queimou a caixa, deixando seu corpo com uma coloração escura.

Só para refletirem; o coração de uma pessoa é o órgão que primeiro se deteriora.

Santa Rosa de Viterbo, rogai por nós !