Santa Inês de Praga

02 de março - Santa Inês de Praga ou Santa Inês de Boêmia - (em checo Svatá Anežka česká)

Nasceu em 1205, em Praga. Também conhecida como Santa Inês da Boêmia (atual República Tcheca). Santa Inês filha do rei Premislau da Boêmia e da rainha Constância da Hungria. Com 3 anos ficou aos cuidado da abadessa Santa Edwiges do mosteiro Cisterciense. Com 6 anos, foi levada para outro convento, ser preparada para aprender as funções da realeza. Em 1220, com 15 anos, foi prometida em casamento ao duque Henrique VII da Áustria, filho do imperador Frederico II. Santa Inês foi viver na corte, ficou lá por 5 anos, mas o acordo foi interrompido, por razões políticas e ela voltou para Praga.

Em Praga, continuou a dedicar-se à oração, e a ajudar os mais necessitados. Resolve se consagra inteiramente a Deus, fazendo votos de castidade. Mas seu pai, faz outra aliança política e promete Santa Inês em casamento. A Santa pediu a proteção do Papa Gregório IX, que interveio, dando reconhecimento oficial à intenção da consagração da Santa a Deus. O rei envolvido aceitou, então Santa Inês seguiu seu caminho a consagração, a Jesus Cristo.

Ao passa por Pragas, missionários Franciscanos. A Santa fica sabendo de Santa Clara de Assis. Decidiu ser Franciscana seguindo Santa Clara. Vai então para Assis.

Em 1232, com seus bens pessoais, Santa Inês fundou o hospital de São Francisco , em Praga. Fundou também um mosteiro masculino, para os Frades que dirigiam o hospital. Construiu o Mosteiro das Clarissas de São Salvador de Praga, em 1236, Santa Clara, envia Santa Inês e outras 5 religiosas, de Assis para lá. O Papa Gregório IX, recomenda que Santa Inês seja abadessa do mosteiro e Santa Inês aceita. Cargo que ocupou até sua morte.

Santa Inês só teve contato com Santa Clara através de cartas. Mas apesar disso sua amizade através de carta era intensa. Dentre as muita carta trocadas entre as duas Santas, só foram conservadas, apenas 4 cartas.

Santa Inês, fundou um outro hospital, que ficaram sobre a direção das Irmãs Clarissas. Santa Inês, renunciou a toda riqueza, passando a viver de doações do povo ao mosteiro.

Morreu em 6 de março de 1282, em praga. Já era considerada Santa pelos fieis. Seus restos mortais foram sepultados na capela do convento que fundou, atualmente Convento de Santa Inês. Foi Beatificada pelo Papa Pio IX em 1874. foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 1989, o Papa a declarou padroeira da cidade de Praga. A data de suas festividades foram marcadas para o dia 2 de março. Ainda hoje muitos milagres continuam a acontecer por sua intercessão.

Santa Inês, rogai por nós !