São Filippo Smaldone

04 de junho - São Filippo Smaldone - Padre se dedicou aos Surdos

Nasceu em 27 de julho de 1848, em Nápoles, Itália. Quando tinha 12 anos, sua família sofreu uma queda política, e a Igreja, com a conquista de Garibaldi, passava por momentos difícil, com o exílio do Cardeal Sisto Riarjo Sforza.

Foi ordenado Sacerdote no dia 23 de setembro de 1871. Iniciou seu ministério sacerdotal como colaborador, em várias paróquias e fazia muitas visitas aos doentes.

O seu amor e dedicação aos doentes, fez com que ele na ocasião da peste em Nápoles, acabou sendo atingido. Mas foi curado por Nossa Senhora de Pompeia, da qual se tornou devoto.

Uma certa tarde, quando estava dando catecismo às crianças, ouviu uma criança gritando e a sua mãe chorando, então se aproximou para acalmar a criança, mas, a mãe da criança disse: "meu filho é surdo", e saiu. Aí começou, a vocação de se dedicar aos surdos. na evangelização e uma maneira de se comunicar com eles.

Em 25 de março de 1885, foi para Lecce, juntamente com o Padre Lorenza Apicella, fundar um instituto para surdos. Foram também algumas religiosas que ele formara. Então criou a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, recebeu o apoio dos bispos de Lecce, Dom Salvatore Luigi dei Conti Zola e dom Germano Trama. A Congregação teve uma rápida expansão.

Por aproximadamente 40 anos, Padre Filippo, passou a educar seus querido surdos, apoiando-os materialmente e moralmente, os quais amava com afeto e cuidado de um pai. Juntamente com as Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações.

Morreu em 04 de junho de 1923, em Lecce, Itália. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 12 de maio de 1996. Foi Canonizado pelo Papa Bento XVI em 15 de outubro de 2006.

São Filippo, rogai por nós !