São Joaquim e Sant'Ana

26 de julho - São Joaquim e Sant'Ana

Imagem da Igreja de Sana'Ana

Rancho Grande, Bananal, SP

São Joaquim, Nasceu, em 88 a.C., morreu no ano 8, a.C., com 80 anos, em Jerusalém, Pai de Nossa Senhora e Avô do Menino Jesus. São Joaquim era descendente da família do rei Davi, e era próximo de São José. Era um homem rico. Joaquim nome que vem do hebraico e significa "preparação de Javé". São Joaquim foi censurado pelo sacerdote Ruben, por não ter filhos. Mas Sant'Ana era idosa e estéril.. São Joaquim então retirou-se para o deserto para rezar e meditar. Um Anjo apareceu lhe, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Voltando para casa, algum tempo depois Sant'Ana ficou grávida de Maria.

O casal, morou em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje fica a Basílica de Santana; onde num sábado no dia 8 de setembro, provavelmente no ano 14 a.C..

São Joaquim morreu com 80 anos, quando Nossa Senhora tinha 12 anos. A devoção a Sant'Ana e São Joaquim, no oriente e desde os primeiros anos do cristianismo. A devoção a São Joaquim tornou-se difundido no século XV. Em 1879, o Papa Leão XIII, estendeu a devoção a São Joaquim a toda Igreja.

Santa Ana, nasceu em Belém, em hebraico, o nome Ana, significa "graças". Descendente da família de Aarão. Sant'Ana se casou jovem, como a maioria das mulheres da época. Mas como não teve filho na juventude, sofria grande humilhação. Quando São Joaquim recebeu a visita do Anjo, no deserto, no mesmo instante, Sant'Ana também recebeu a visita, lhe dizendo que seria mãe. Apesar de todo sofrimento de Sant'Ana ela foi a mãe da Virgem Maria, a Mãe do Filho de Deus. O nome que deram a Nossa Senhora em Hebraico, foi Miriam, que significa "Senhora da Luz", na tradução para o latim "Maria".

Em 710, as relíquias de Sant'Ana foram levadas de Israel para Constantinopla e, de lá, foram distribuídas para várias igrejas. A maior dessas relíquias ficou na igreja de Sant'Ana, em Durem, Alemanha.

Em 1625, Sant'Ana, aparece no Vilarejo de Auray, na França, a um homem chamado Yves Nicolazic. Na aparição disse: “Yves, não temas. Eu sou Ana, mãe de Maria. Diz a teu pároco que neste local da Terra, chamado Bocenno, existia, outrora, uma capela que me era dedicada, e isso, antes mesmo que houvesse qualquer aldeia por aqui. Era a primeira capela erguida em toda a região. Ela foi destruída há 924 anos e seis meses. Desejo que uma nova capela seja erguida neste local, o mais depressa possível, e que cuideis dela, porque Deus quer que eu seja honrada nesta área."

Yves levou o povo do vilarejo ao local indicado por Sant'Ana. Lá, encontraram a antiga imagem, como Sant'Ana havia dito. O bispo da diocese de Vannes, Dom Rosmadec, mandou investigar os fatos. Os estudiosos confirmaram tudo que fora anunciado por Sant'Ana e dito por Yves.

Foi Yves um dos pedreiro na construção da Igreja de Santana em Auray. O papa João Paulo II fez uma visita a Auray em 1996. Depois disso, o número de peregrinos subiu para cerca de 800 mil pessoas por ano.

Santana é a padroeira dos avós. Mas também é invocada pelas mulheres que, não conseguem engravidar. Santana é também a padroeira da educação. No ano de 1584, o Papa Gregório XIII, fixou a festa de Sant'Ana em 26 de julho.

Na década de 1960. O Papa Paulo VI, unificou a comemoração da festa de São Joaquim, juntamente com a de Sant'Ana. Sendo comemorado também o "Dia dos Avós". Dia 26 de julho.

Sant'Ana e São Joaquim, avós de Jesus, rogai por nós!