Santo Antônio da Gruta

10 de julho - Santo Antônio da gruta - Antipas Percierskij.

Nasceu em 983 na Ucrânia. Percierskij não é sobrenome e sim um apelido, que significa "da gruta". Pois ele vivia em uma escavação que fez na pedra, no vale de Dnjepr, próximo a Hiev, onde se originou à vida monástica russa.

Santo Antônio da gruta, desde a adolescência, gostava de frequentar as cavernas existente em sua região, ali fazia suas orações. Quando jovem, saiu peregrinando sozinho pelos inúmeros mosteiros do monte Athos, na Grécia. Permanecendo alguns anos no mosteiro de Esphigmenon. Tinha 45 anos aproximadamente, retornou ao seu pais. Escavou a primeira gruta em Kiev. Logo apareceram muitas pessoas, que se sentiram atraídos pelos seus ensinamentos, e pela fama de santidade daquele homem de oração e penitência. Era um monge sábio e justo, que nunca se mostrava irritado. Uma pessoas mansa e silenciosa, misericordioso para com todos. Todos procuravam aprender com ele. Esse seu jeito, foi contado pelo seu discípulo Nestor, ao escrever "Histórias dos tempos passados".

Mas Antônio, queria viver solitário, mas, os seus seguidores formaram uma comunidade ao seu redor. Permitiu, que estes construíssem várias casas pela região. Mas tarde uma Igreja. Assim, em 1051, surgiu o "Mosteiro das Grutas", com as arquiteturas projetadas e escavadas, integrando as grutas feitas pelos monges que lá viviam.

O Mosteiro das Grutas, tornou-se um dos centros religiosos mais importantes da Rússia. A comunidade se tornou famosa pela caridade, instrução, prestígio cultural e pela liturgia ortodoxa cristã. Surgiram lindas igrejas, que são verdadeiras obras de arquitetura. Santo Antônio da Gruta, não tinha intenção de fazer uma comunidade com estas proporções, mas tinha consciência do que estava acontecendo. Confiou ao seu discípulo Teodósio, estabelecer as regras da vida monástica da comunidade, ficando este na direção dos trabalhos.

Começaram as perseguições, logo Santo Antônio da gruta, foi obrigado a sair de Kiev em 1055. Indo para Gernigov, onde fundou um outro mosteiro, que conservava a regras de vida do de Kiev. Mas no primeiro mosteiro, permaneceu alguns religiosos, guiados pelo discípulo Teodósio, o coo-fundador do mosteiro.

Santo Antônio da gruta, retornou disfarçadamente para Kiev, devido as perseguições, permaneceu recluso até a sua morte no dia 10 de julho de 1073.

Em 1299 e 1316, os tártaros invadiram e Mosteiro da Gruta de Kiev, destruindo parte dele, mas ficou preservada uma grande parte ainda.

Em 1926, os comunistas fecharam o mosteiro. Em 1988, foi reaberto definitivamente. Hoje, ele faz parte do patrimônio da humanidade. É um monumento tombado e conservado.

Santo Antônio da Gruta, rogai por nós !

Santo Antônio Percierskijb

Mosteiro da Cruta