Nasceu em 1043. Primogênito do rei Estevão II, da Dinamarca, era o sucessor legal do trono. Casou-se com Elta, princesa de Flandres, que era Católica. Tiveram um filho, Carlos, que, como o pai, também se tornou Santo.
Como primogênito era sucessor direto ao trono, mas seu irmão Haroldo III, o traiu, ficando com o trono em seu lugar. São Canuto porém não reagiu a traição de seu irmão. Com a morte de seu irmão, Canuto se tornou o rei Canuto IV, assumindo a coroa a que tinha direito. Governou a Dinamarca com energia, mas sendo, correto e Piedoso. Registro históricos comprovam esta versão. Canuto favorecia fortemente a Fé dos cristãos, além de estar sempre atento aos mais necessitados. Construiu conventos, Igrejas, hospitais e escolas.
Mas por não atender a nobreza, não fazendo conchavo que os mais ricos, governava com justiça. Fizeram então, uma armação contra ele, para que fosse mal numa guerra contra a Inglaterra, em 1075. Foi novamente traído pelo seu outro irmão. São Canuto refugiou-se na Igreja de Santo Albano, em Odense.
Mas, foi assassinado em 19 de janeiro de 1086, quando estava ajoelhado diante do Altar. Em 1300 seus restos mortais foram levados para a nova Catedral de São Canuto. Após sua morte começou a ser venerado pelo povo, e muitos milagres foram atribuídos a sua intercessão. O rei Eric III leva, em 1100, ao Papa Pascoal II, seu processo de canonização. Em 1101, o Papa autorizou . Sendo também o rei São Canuto IV, aclamado padroeiro da Dinamarca.
São Canuto, rogai por nós !