Santo Adriano de Cantuária

09 de janeiro - Santo Adriano de Cantuária

Nasceu em 635, norte de África, nome de batizado Hadrian. Quando sua família fugiu de suas terras, por calda da invasão Árabe, ele tinha 5 anos. Foram para Nápoles, Itália. Entrou para a Ordem dos Beneditinos, em Nerida, onde se tornou sacerdote. Estudou as Sagradas Escrituras, em latim e grego. Foi professor de teologia e ciências humanas. Pelo seus estudos e competência o Papa Vitalino e chamou para ser um de seus conselheiros.

Quando o bispo da Cantuária, na Inglaterra, morre, o Papa convida Santo Adriano para sucedê-lo, Ele alega não ter competência para o cargo e indica seu amigo Teodoro de Tarso, Monge Beneditino, que diz só aceitar se tiver a ajuda de Santo Adriano. Então, em 668 o Papa nomeia, Teodoro, para Bispo de Cantuária e nomeia Santo Adriano para ser seu conselheiro e assistente.

Durante a viajem para a Inglaterra, Santo Adriano é preso na França, acusado de estar em missão secreta para o imperador Constantino II. Foi solto depois de um ano, após ser provado que ele era apenas um sacerdote em evangelização.

Santo Adriano e o Bispo Teodoro, tiveram grande sucesso na evangelização dos ingleses, de maioria pagã.

O Bispo Teodoro, nomeia Santo Adriano para abade do Convento Beneditino de São Pedro, depois passou a ser chamado de Santo Agostinho, na Cantuária. Lá, se tornou um dos maiores centro de formação de padres.

Santo Adriano viveu na Inglaterra 39 anos. Era um Padre sábio, piedoso, um excelente pastor. Converteu a muitas, não só pela sua evangelização, mas como também pelo exemplo de vida.

Morreu em 9 de janeiro de 710, na Inglaterra, foi enterrado no cemitério de convento.

Santo Adriano de Cantuária, rogai por nós !