30 de dezembro - Santa Anísia, Mártir.

Nasceu no final do século III, em Thessaloniki, na Grécia. Seus pais eram pessoas boa, e a educaram na fé cristã. Ficou órfã ainda muito jovem. Mas, era a única herdeira de uma grande fortuna (escravos, terras, ouro e joias). Usava seu dinheiro para ajudar os mais necessitados. Ele libertou todos os seus escravos, se dedicava a cuidar de doentes. Ajudou a todos ate gastar todo sua fortuna, passando a ter que trabalhar para se sustentar.

Na época, o governador Ducisio, perseguia os cristãos. Pois havia um decreto do Imperador Maximiano (anos 284-305), de que todos os cristãos, deveriam renunciar a Cristo e fazer sacrifício a ídolos pagãos, se não o fizessem seriam martirizados e executados. Qualquer pessoa podia matar um cristão, que não era crime.

Certo dia, quando a Santa ia para uma celebração cristã, ela viu um grande número de pessoas correndo para entrar em um templo pagão, para celebrar o deus do sol pagão. Santa Anísia continuou em frente. Mas de repente, um dos soldados, vendo-a passar direto, perguntou para onde ela ia. Ela respondeu: "Eu sou escrava de Cristo e vou para a minha Igreja". Então ela fez o sinal da cruz na testa.

O soltado então, tentou fazê-la ir ao tempo pagão, para fazer a oferta (apostatar). Pegou-a com brutalidade, ela fazendo força para se soltar. Ela diz: "Que o Senhor Jesus Cristo o proíba". Então consegue se libertar das mãos do soldado, que raivoso, desembainhando sua espada, a perfurou o abdome. A Santa Anísia cai por terra, coberta de sangue. Os cristão pegaram o corpo da Santa e a enterraram na porta da cidade de Tessalônica. No final das perseguições uma capela foi construída no local de seu túmulo.

Santa Anísia, rogai por nós !