São Tomás Becket

29 de dezembro - São Tomás Becket

Nasceu em 21 de dezembro de 1118, em Londres. Seu pai era normando. Tomás, na infância, adolescência e juventude, era amigo pessoal do príncipe Henrique. Era ambicioso, aventureiro, gostava das diversões, caçador e gostava de disputas perigosas. Quando seu amigo se tornou rei Henrique III, nomeou Tomás seu chanceler. Mas São Tomás começou a se interessar pela vida religiosa. Estudou a doutrina cristã, com o Arcebispo Teobaldo de Canterbury, de Londres, de quem se tornou amigo.

Com a orientação do Arcebispo, São Tomás Becket, foi se aprofundando na fé, no conhecimento de Deus e da Doutrina. Deixou o cardo de chanceler, e foi ser Arcediácono do Bispo Teobaldo. Quando Dom Teobaldo morreu, o papa permitiu ao rei Henrique III, nomear seu amigo São Tomás para o cargo de Arcebispo.

São Tomás Becket, foi ordenado sacerdote em 1162, e no dia seguinte, foi consagrado bispo de Canterburg. Mas, começou a ter problemas com o rei, que criou uma lei que chamou de "Constituição de Clarendon". Essas leis davam direitos absolutos ao rei, sobre a Igreja, que passava a ser um pequeno departamento do Estado da Inglaterra. Dom Tomás Becket, foi contra esta lei. O rei, que era amigo do dom Tomás, passou a ser seu perseguidor. Por isto dom Tomás fugir para a França.

O Bispo Tomás Becket, ficou na França por 6 anos. Mas quando o Papa Alexandre III, fez um acordo de paz com o rei Henrique III, Dom Tomás volta, então a sua diocese, e é aclamado pelo povo. O fiéis, amavam-no e respeitavam, por sua integridade de homem correto e sacerdote dedicado. Mas, Dom Tomás Becket, não acreditava naquela paz, tanto que ao chegar disse: "Voltei para morrer no meio de vós". Seu primeiro ato, foi destituir os bispos e sacerdotes, que tinham cedido aos caprichos do rei. Ai, a paz que era frágil, desapareceu.

Quando o rei Henrique III, ficou sabendo desse atos, mandou que matassem o Bispo Tomás. O Santo sabia das intenções do rei de mata-lo, mas desta vez resolveu não fugir. Assim disse: "O medo da morte não deve fazer-nos perder de vista a justiça". Assim, entrou em orações, vestiu seus paramentos e ficou dentro da Catedral, esperando seus assassinos. Quatro homens chegaram de cavalo, e o apunhalaram dentro da Catedral. Dom Tomás não ofereceu resistência. Morreu em 29 de dezembro de 1170. Perdeu a vida por defender a Igreja de Cristo. Foi canonizado 3 anos após sua morte pelo Papa Alexandre III.

São Tomás Becket, rogai por nós !