06 de dezembro - São Nicolau

Nasceu aproximadamente no ano de 250, em Patara, Ásia Menor. De família cristã e rica. Desde criança, se mostrava virtuoso para a vida espiritual e para a caridade. Quando Jovem preferia participar das atividades da Igreja, que com diversões e vaidades. Quando sua família foi para Mira, Atual Turquia, lá começou a fazer doações anônimas, para viúvas, pobres e necessitados. Fazia, tanto doação em dinheiro, como alimento e roupas.

Certa vez, um pai não tinha dinheiro para pagar os dotes de suas três filhas. Por isto elas não teriam como ter um bom casamento. Desesperado, o pai achava que suas filhas não iriam se casar. São Nicolau sabendo dessa família, encheu três saquinhos de moedas de ouro, no valor dos dotes de cada uma das filhas. Foi até a casa de madrugada, subiu no telhado e jogou os saquinhos pela chaminé. Aí começou o mito do Papai Noel.

Assim tornou-se um costume no dia 6 de dezembro, os pais presentearem seus filho. As criança recebiam os presentes vindos do céu por São Nicolau. Este costume surgiu na idade média, quando nas festas teatrais dedicadas a São Nicolau em 6 de dezembro, um servo saía às ruas distribuindo presentes às crianças, no caso, as que se comportavam bem durante o ano. São Nicolau era representado com sua imagem de bispo, com longas barbas brancas, montando um burrinho e carregando um grande saco cheio de presentes. Ele entrava pelas chaminés das lareiras das casa. Esta tradição foi lentamente sendo transferida para o dia 25 de dezembro. Isto ocorreu na Inglaterra durante o reinado de Henrique VIII. Até então, também lá se comemorava São Nicolau no dia 6. isto ocorreu por uma discórdia do rei Henrique VIII, com o Papa, que não aceitou seu novo casamento. A Inglaterra passou a ter seus próprios costumes de cristandade, um deles foi a transferência da entrega de presente para o dia de natal. Mas o resto da Europa continuou a festejar no dia 6. Mas passaram a dar o presente no dia 25 de dezembro.

São Nicolau foi sagrado bispo da cidade de Mira, ainda muito jovem, por causa de sua sabedoria, caridade e espiritualidade. Sua liderança era incontestável e admirada por todos. Mas sua maior virtude era a santidade. Chegou a ir evangelizar na Palestina e Egito, mas sempre voltava para sua cidade, Mira.

O imperador Diocleciano, estava perseguindo os cristãos. Assim, São Nicolau foi preso, por ser Bispo Católico. Ficou preso por 20 anos mas não renegou sua fé. Além de encorajar os outros prisioneiros a permanecer fiéis a Jesus Cristo. Quando imperador Constantino, tornou o cristianismo a religião oficial do Império Romano, aí ele foi solto.

Em 325, Bispo São Nicolau, participou do primeiro Concílio de Niceia. Neste Concílio foi rejeitada a heresia (teologia) ariana. Na abertura do Concílio, o imperador Constantino, se ajoelhou diante dos Bispos e beijo-lhes as seus cicatrizes provocada pela prisão.

São Nicolau de Mira, era considerado Santo ainda em vida. Pois além de sua sabedoria e caridade, vários milagres aconteceram por sua intercessão.

Morreu em 6 de dezembro de 326, na cidade de Mira. Seu túmulo tornou-se local de grande peregrinação. Depois seus restos mortais foram transportados para a cidade de Bari, na Itália. Lá, ate hoje, suas relíquias são veneradas. Seu culto se propagou por toda a Europa.

São Nicolau, rogai por nós !