São Pedro Julião Eymard

02 de agosto - São Pedro Julião Eymard - "O Apóstolo da Eucaristia"

Nasceu em 04 de fevereiro 1811, em Esère, na França. Filho do segundo casamento de um comerciante viúvo. Pertencia a uma família muito religiosa, a sua mãe o levava diariamente na Igreja para receber a Benção do Santíssimo. Com 5 anos, num determinado dia, desapareceu de casa, o encontraram na Igreja diante do Sacrário, antes que alguém lhe falasse algo disse: "Estou falando com Jesus". Trabalhou desde pequeno com o pai, em suas horas livres, estudava latim e recebia aulas de um sacerdote. Mostrou sua vontade de ser padre, mas o pai se opunha. Após consentimento de seu pai, entrou para o seminário, três anos depois, foi ordenado sacerdote secular.

Mais tarde com a permissão do bispo, entrou na Congregação dos Maristas, Religiosos, que tinham como devoção o amor ao Santíssimo Sacramento. Ficou 17 anos como religioso na Congregação de Maria, (Maristas), chegando a ocupar o cargo de superior. Como secular já tinha um zelo muito grande com os sacramentos.

O Padre Pedro Julião, notou um certo distanciamento do povo, com a Igreja. Pensou, algo precisa ser feito. Rezou muito, pediu conselho aos superiores e até ao Papa Pio IX. Mas não sentia, apoio dos Maristas, para fazer o que pensava. Decidiu, deixar a Congregação de Maria, e foi para Paris.

Em 1856, com a ajuda do Arcebispo de Paris, fundou a Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento. Três anos depois, fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento .Mais tarde, fundou uma Ordem Terceira, para leigos comprometidos na adoração do Santíssimo Sacramento.

São Pedro Julião Eymard, percebeu que so fieis, não davam muita importância a Jesus Eucarístico, e inspirado por Nossa Senhora concluiu: "É necessário tirar Cristo do Sacrário, e apresenta-Lo ao povo como grande Senhor, Mestre, Salvador, vivo e real em nosso meio".

Viajando por toda França, deixando vários escritos falando em sua obras, sobre sacerdotes, religiosas e leigo, de como honrar ao Santíssimo Sacramento. Ele consegui tudo pelas Graças de Deus, e temperanças diante dos inúmeros sofrimentos.

Durante anos, empenhava-se em levar as pessoas a uma vida Eucarística, fazia muitas pregações voltadas a Eucaristia, levando muitos adultos a fazer sua primeira comunhão.

Seus últimos anos foram de angustia e sofrimentos, pois parte de seus próprios religiosos não confiava mais nele. Desse ele: "Eis-me aqui Senhor, no Jardim das Oliveiras; humilhai-me, despojai-me; dai-me a cruz, contanto que me deis também o Vosso Amor e a Vossa Graça".

Sua vida sacerdotal fundamentou no ministério da Sagrada Eucaristia. Dava um enfoque na presença real de Jesus na Eucaristia. Fazia da Eucaristia o centro da vida da Igreja. Foi o Santo mais Eucarístico de toda história da Igreja.

Assim disse São João Maria Vianny sobre São Pedro Julião: "O mundo se opõe a sua obra, porque não a conhece, mas se trata de uma obra que alcançará grandes coisas, para a Glória de Deus. Adoração Sacerdotal, que maravilha!.. Diga ao Padre Eymard que pedirei diariamente por sua obra". Afirmou o Cura d'Ars.

Morreu em 1 de agosto de 1868, com 57 anos. Foi canonizado pelo Papa São João XXIII em 1962. Sua festa foi marcada para 02 de agosto.

Frase: "A Santa Comunhão deve ser o fim de toda vida cristã: todo exercício que não se relaciona com a comunhão, esta fora de sua melhor finalidade".

"Salvar minha alma é negocio pessoal. Não posso descansar em ninguém, nem com ninguém repartir o trabalho".

"Dar a uma pessoa a fé, a devoção para com Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, equivale a dar-lhe o segredo e a chave da graça e de todas as demais virtudes".

"A melhor preparação para a Santa Comunhão é a que se faz em Maria".

"Deus me chama hoje, amanhã seria muito tarde!".

São Pedro Julião Eymard, rogai por nós !