Cada curva sem visibilidade que causa acidentes de carro, cada ponte ou penhasco maldito, cada árvore do “enforcado” tem algo em comum: todas elas abrigam uma Alma. Essas criaturas perpetuam todos os tipos de lendas mortais e coagem os fracos de vontade a mudar seus caminhos para sofrerem um acidente ou tirar suas próprias vidas. As Almas não se importam com a vida das pessoas que escolhem, elas só se preocupam em manter sua lenda.
Esses Thallain, motivados a manter vivas as histórias mais sombrias, se relacionam com os conceitos de maldições e bruxarias. Enquanto a maioria prefere métodos e lendas curtas e geralmente mortais, outros se envolvem com versões mais elaboradas e teatrais. Cada Alma encontra e assume sua vocação particular: aquelas que se sobressaem em manter seu mito acabam se aproveitando não somente do medo que ele semeia, mas também do desafio que leva seres idiotas a colocá-lo à prova. Esses bravos indivíduos muitas vezes só percebem tarde demais que é melhor não abusar da sorte.
Para que qualquer história realmente se torne "uma lenda" ela deve ter um conjunto de regras a serem seguidas. As Almas são protetoras dessas regras, assegurando-se que apenas as pessoas certas sejam escolhidas e que suas regras sejam cumpridas da forma correta. Uma que assume a forma de um caroneiro depravado que ataca mulheres nunca atacará homens, outra responde apenas aos chamados feitos em um espelho exatamente à meia-noite, e uma terceira só ataca vítimas durante uma chuva torrencial. Todas as regras, sem exceção, devem ser atendidas para que esses Thallain respondam a um chamado.
Aparência: As Almas Penadas são seres miseráveis e têm a aparência oprimida de alguém permanentemente atormentado pelo azar. Seus olhos são tristes, suas linhas de expressão são proeminentes, e até o mais feliz dos seus sorrisos é melancólico. Em seu Semblante Feérico, são seres distorcidos e malformados. São muitas vezes cheios de cicatrizes, têm ossos com muitas articulações, ou parecem ter sofrido todo tipo grave de abusos. Eles emitem uma aura de desespero e falta de esperança.
Lendas Vivas: Com um teste bem sucedido de Manipulação + Empatia, resistido pela Força de Vontade do alvo, uma Alma Penada pode coagir um alvo a cumprir um conjunto específico de atos e ações. Quanto mais sucessos são obtidos, mais precisamente o alvo cumprirá as ações. Uma Alma Penada não pode sofrer falhas críticas em testes de Manipulação.
Face Fantasmagórica: Ao gastar um ponto de Glamour, uma Alma Penada pode assumir uma aparência espectral translúcida. Ela sempre aparece como uma vítima do acidente relacionado à sua lenda. A Alma pode manter esta forma por 30 minutos para cada ponto de Glamour gasto. Nesta forma, ela se torna incorpórea e não pode ser ferida por nada além de ferro frio.
Criaturas de Hábitos: A compulsão de reviver incidentes horríveis repetidamente é fundamental para a existência de uma Alma Penada. Impedi-las de realizar essa compulsão faz com que elas fiquem obcecadas, e não se concentrem em mais nada até que possam continuar a realiza-la. Impedir isso pode ser tão simples quanto construir uma cerca em um penhasco aberto ou tão difícil quanto bloquear permanentemente uma estrada propensa a acidentes.