Os Kithain tem pouco contato com os espíritos dos mortos conhecidos como Mortos Inquietos. Por diversas razões, a maioria dos changelings evita os fantasmas. Uma coisa é falar com um vampiro, um lobisomem ou um mago, mas os fantasmas são muitas vezes uma coisa totalmente oposta às fadas.
Muitos Sidhe ficam aterrorizados com qualquer coisa relacionada à morte. Eles vêem fantasmas como lembretes desconfortáveis de que os humanos podem continuar após a morte, mas ninguém sabe o que acontece quando um Sidhe morre. Muitos plebeus são supersticiosos e lembram-se das antigas histórias sobre visitas fantasmagóricas, muitas vezes vendo-as como sinais de má sorte.
Infantes ficam divididos. Histórias de fantasmas contadas numa festa do pijama com uma lanterna são divertidas; fantasmas reais não são. Alguns veem as aparições como amigos frios e incorpóreos. À medida que os changelings vão envelhecendo, alguns começam a perder esta afinidade inicial em relação às aparições, e o “Gasparzinho” de repente se torna um dos fantasma do filme Espíritos. Uma aparição pode ser amiga de uma criança, apenas para perder esse amigo à medida que a criança cresce e acha realmente perturbador que seu amigo de outro mundo possa fazer as paredes pingarem sangue. Alguns fantasmas caem em total desespero por esta perda e então decidem fazer da vida de seus ex-amigos um inferno com brincadeiras fantasmagóricas (o que é frequentemente assustador e malvado).
Os Mortos Inquietos estão em uma luta constante para resolver os laços que os prendem à zona crepuscular entre o mundo dos vivos e o grande Além. Eles estão sempre procurando uma maneira de preservar esses laços, ou Grilhões (veja Aparição: O Esquecimento), o que faz com que as aparições procurem aliados vivos que possam ajudá-los a terminar seus negócios. Para piorar as coisas, os fantasmas também precisam lidar com a ameaça de seus lados mais sombrios assumirem o controle e causarem estragos. Essa Sombra, como é chamada, pode se manifestar em momentos inoportunos, e muitos changelings na maioria das vezes não sabem quando ou por que a personalidade de seu companheiro aparição muda de um instante pra outro.
Os Sluagh tem o maior contato com os Mortos Inquietos. Eles podem ver e interagir com fantasmas mais facilmente do que qualquer outra criatura sobrenatural na Terra. Acredita-se que essa habilidade data de um acordo entre os espíritos dos mortos e os Sluagh . Dizem que um dia houve um homem chamado Glam, que era parente dos Sluagh, embora apenas sua voz e fala mansa indicasse isso. Um dia, Glam estava andando pelas muralhas de sua cidade quando um chamado para a batalha foi dado no portão. Glam correu pra lá e foi dito que uma criatura se aproximava da cidade, com o fedor da morte sobre ela. Glam pegou seu escudo de prata e sua espada, depois correu para encontrar essa criatura. Quando ele a encontrou, seus pés congelaram. Tinha a forma de um homem, mas era branco como um lençol. Sobre sua cabeça havia uma ferida que devia ter sido fatal. Glam estava preparado para combater a criatura morta-viva, mas ouviu palavras de paz, explicando que era um espírito dos mortos, que havia retornado ao seu corpo e levantou-se da sepultura para vingar o seu assassinato.
Glam ouviu a criatura e estendeu sua mão. Ele sentiu compaixão pelo homem morto e, em vez de atacar, jurou ajudá-lo a fazer justiça contra o assassino.
Glam e o homem morto viajaram para a aldeia onde morava o assassino, um ladrãozinho de estradas, comum. Lá eles o encontraram jogando dados e bebendo. Quando o ladrão viu o homem que ele havia deixado morto na estrada, acabou morrendo por causa do susto. Glam, desapontado por não haver brigas, perguntou ao morto se havia algo mais que ele pudesse fazer.
O morto respondeu que ele havia cumprido sua tarefa, mas muitos espíritos dos mortos precisavam de ajuda para cumprir as suas tarefas. Muitos deles precisavam de mãos no mundo desperto, e Glam e seus parentes prestariam um ótimo serviço a sua espécie se ajudassem esses espíritos. Glam concordou.
Antes do homem morto voltar ao Além, ele lançou um feitiço sobre Glam. O feitiço afetou todos os que compartilhavam o sangue de Glam, e permitiu que eles vissem e falassem com os espíritos dos mortos que permaneciam ligados à Terra. Foi esse presente que Glam passou para os seus parentes Sluagh, e é por isso que eles podem ver os mortos até hoje.
As aparições que tendem a cruzar com os Kithain são geralmente membros das Guildas conhecidas como Sandmen, alguns dos chamados Bardos e, em menor escala, os chamados Assombradores. Os Sandmen entram nos sonhos dos vivos e os trazem para os reinos dos mortos, usando o poder dos sonhos para criar ilusões e efeitos. Os poderes dos Bardos são focados através de suas canções fantasmagóricas, o que já levou muitos changeling a acreditarem que são banshees. Os Assombradores são fantasmas que assediam os vivos, usando seu poder para afetar o mundo dos vivos.
Os Kithain tem muitas histórias que falam de mortos roubando os sonhos dos vivos. Muitas dessas histórias podem ser baseadas nas ações dos Sandmen. Estes fantasmas usam um poder fantasmagórico chamado Fantasma (ver Aparição: O Esquecimento) para afetar os sonhos dos adormecidos. Esse poder tem efeito sobre os changelings que são, afinal, criaturas de sonhos. Se um Sandman está influenciando o Sonhador de um Kithain, a dificuldade de todos os testes de Entressonho ou Extermínio é aumentada em três. Este efeito não diminui a criatividade do Sonhador (a menos que o fantasma esteja assustando o mortal para não criar mais nada por algum motivo). Simplesmente cria sonhos onde o Glamour é menos acessível. Três sucessos em um teste de Tino (dificuldade 8) permitem que o changeling perceba que algo está interferindo nos sonhos do Sonhador. Um teste de Gramática Mágica bem-sucedido ou um teste de Cultura adequado (dificuldade 7) permite que o personagem saiba que o intruso é uma aparição.
O Kithain deve então decidir como lidar com a situação, assumindo que ele simplesmente não pode abandonar o Sonhador. O meio mais seguro de lidar com o problema é geralmente adquirir os serviços de um Sluagh que pode se comunicar com a aparição. Uma hipótese muito mais perigosa é que o changeling tente atrair o Sandman para seus próprios sonhos para lutar em pé de igualdade.
Os Kithain, com exceção dos Sluagh, tendem a evitar os Mortos Inquietos. A maioria das histórias envolvendo a interação changelings-aparições diz respeito a uma aparição que tinha laços com um changeling antes de sua morte. A outra forma mais comum pelo qual um changeling pode entrar em contato com um fantasma é se um Sandman estiver Exterminando um de seus sonhadores.
Para ver uma aparição, um Sluagh deve fazer um teste de Percepção + Tino (dificuldade 9). Para ouvir uma aparição, o personagem deve gastar um ponto de Glamour.
A Lamúria é o poder das aparições de criar emoções em um alvo. Changelings são afetados por este poder mais facilmente que os demais. Qualquer teste de Lamúria feito contra um changeling tem sua dificuldade reduzida em um. Um changeling e uma aparição podem trabalhar em conjunto para aumentar a criação de Glamour de um Sonhador. Para cada dois sucessos obtidos por uma aparição usando Lamúria, a dificuldade para Entressonho ou Extermínio é reduzida em um.
Os efeitos desse poder fantasmagórico geralmente se estendem ao Sonhar Próximo. Os efeitos quiméricos criados pelo uso desse poder podem ser muito perturbadores, para não mencionar perigosos, para qualquer Kithain na vizinhança.
(Gulp) F-fantasma? Não, nunca vi um e espero nunca ver. Pergunte a um Sluagh. Eu tenho, uh, outras coisas pra fazer.
- Gareth Toadstool, Boggan dono de restaurante
Os Mortos Inquietos buscam uma maneira de retroceder à suas vidas. Muitos simplesmente precisam de uma ajuda, e convém a nós ajudar aqueles que pedem educadamente.
- Maria, aventureira Exu
Fantasmas, aparições, assombrações, quaisquer que sejam os nomes, eu não me importo. Eu nunca vi um, e provavelmente nunca irei. Eu ouvi que eles rodeiam os Sluagh como moscas na merda.
- Irving Claybourne, mecânico Nocker
Ooooh ... . Coloque um lençol branco na cabeça e fique se lamentando. Chaaa-tos. Há alguns que gostam de uma boa brincadeira e eles não são tão ruins. Por outro lado, eles também têm gosto de morangos.
- Runcible Shaw, amante de morangos
Uma coisa é verdade, você não pode mordê-los.
- Gort, Infante Redcap
Mãos frias saindo do túmulo para roubar nossos sonhos? (arrepio) Não, não - aparições me assustam
- Phillipe le Noir, artista Sátiro
Eu prefiro não falar sobre isso. Eles são manifestações além do nosso entendimento. Ninguém sabe o que há além da morte. Não, eu realmente não quero discutir sobre isso.
- Barão Edgewick, estudioso Sidhe
Os assuntos entre nós e os fantasmas não são assuntos para todos . Você me entende, não é? Eu descobri que uma das maneiras mais eficazes e fáceis de se livrar de uma visita indesejada é simplesmente iniciar uma conversa com o fantasma que está sentado ao lado dela.
- Elspeth Danvers, Sluagh guardião de antiguidades
Os Mortos Inquietos gelam até meus ossos. Eu costumo ficar longe deles. Alguns, no entanto, são guerreiros que têm a necessidade de pagar dívidas de honra. Esses espíritos eu ajudaria.
- Graeme Thornshield, guerreiro Troll