Os antigos índios temiam àquele que diziam ser o espírito do medo, dos pesadelos e das desgraças, que afligiam aos caçadores que abusavam de suas habilidades contra os filhotes de animais ou as fêmeas prenhes. O assombro com que relatavam os índios fez com que os padres que os catequizavam vissem a entidade Anhangá como o diabo.
A verdade não estava muito longe. É certo que a fauna das densas matas estavam sob sua proteção e isso fazia do Anhanga uma criatura respeitada. Mas seus métodos e postura eram cheios de perversidade, crueldade e sadismo.
Após a separação, que ocorreu com a chegada dos colonizadores, e a adoção do Expediente Changeling, os Anhangás tomaram dois rumos: alguns ainda são reclusos, escondidos nas matas, onde protegem os animais dos caçadores maldosos e traficantes da fauna; outros se misturaram à civilização e seus modos e objetivos mudaram, tornando-se ainda mais assustadores.
Aparência: Na forma humana, podem pertencer a qualquer etnia e sexo, vestem-se de todos os modos e costumam ter compleição física mediana. Na forma feérica, são brancos na pele, exceto no pescoço e rosto, que são vermelhos. Suas cabeças são bastante peludas e possuem chifres galhados, como de veados. Seus olhos são flamejantes e uma aura de pavor os rodeia.
Estilo de Vida: Os Anhangás são grandes perseguidores de metas e o pragmatismo é uma de suas características marcantes. Em meio à sociedade humana, estão em todas as classes sociais, mas preferem adotar modos e vestimentas simples. Os melhores entre eles protegem os fracos tanto quanto os assustam; os piores rivalizam com a ferocidade e horripilancia dos Redcaps.
Os Infantes não aceitam as injustiças da sociedade mortal e os erros dos adultos. Perto deles, nem mesmo um Saci ousaria maltratar sequer um bichano.
Os Estouvados podem ser heróis idealistas, eco terroristas ou assassinos sem escrúpulos.
Os Rezingões demonstram valentia e ira guardada ao longo dos anos.
Afinidade: Natureza.
Forma Primordial: com o gasto de 1 ponto de Glamour, quando longe de qualquer pessoa ou ser sobrenatural, mesmo encantado, o Anhangá pode assumir a forma de um grande cervo, com pelos brancos no tronco e patas e vermelhos no pescoço e cabeça. Nesta forma, tem Força+1, Destreza+2, Vigor+1, Manipulação 0 e Aparência-1.
Se puder usar seus chifres para atacar (teste Destreza + Briga, dificuldade 6), causa Força +1 de dano; se puder correr para tomar impulso, seus chifres flamejarão e o causará Força+2 de dano Agravado. A transformação não inclui as roupas e só pode ser feita à noite. A reversão é livre (sem custo de Glamour) ou ocorre automaticamente ao amanhecer.
Face Hedionda: Mortais e animais encantados e seres sobrenaturais capazes de interagir com o mundo quimérico temem a visão e a aura pavorosa dos Anhangás. Para eles, a Aparência do Anhangás traduz o quanto ele é assustador (quanto mais pontos em Aparência, mais assustador ele é). O Anhangá pode causar pavor, de forma semelhante aos Redcaps, intencionalmente, com um teste de Aparência + Intimidação (dif.5). Uma rolagem resistida de Força de Vontade (dificuldade igual à Força de Vontade do próprio Anhangá) pode ser usada para evitar o pânico, mas o personagem não deixa de se sentir ameaçado e em perigo. Objetos, quimeras inanimadas, Redcaps e outros Anhangas são automaticamente bem sucedidos em não sentir o pânico.
Anhangás jamais sofrem falhas críticas em testes de Intimidação.
Anhangas não apreciam cruzes, estátuas de santos e outros símbolos religiosos. Na proximidade desses símbolos, ganham 1 ponto temporário de Banalidade para cada 3 minutos. Se alguém desejar expulsá-los usando desses símbolos, mesmo um ateu, o Anhangá deve testar Força de vontade ou fugirá em pânico. Atacado por uma cruz, o Anhangás ganha 1 ponto temporário de Banalidade e perde 1 ponto de Glamour para cada golpe, além de sofrer o dano (caso seja uma cruz pesada...).
Os Anhangás têm dificuldade para interagir com outros changelings e sua sociedade, sendo reconhecidos por seus modos infames. Exceto para Intimidação, têm +1 de dificuldade em testes sociais.
Citação: Você se sente feliz e todo viril com a essa potente espingarda de caça na mão, não é mesmo, mortal? Pois se prepare para descobrir o que o Inferno reserva para os caçadores de espécies em extinção... aliás, você vai rezar para ir pra lá, até que eu acabe com você...