Changeling: O Sonhar é uma obra bem completa; abrange não só os Kithain que os fãs das edições anteriores do jogo conhecem e amam, mas também a maioria das criaturas “secundárias” relacionadas ao Sonhar, além de grande quantidade de magia feérica. Assim sendo, algumas orientações de como ler este livro podem ser úteis. Aqui listamos todo o livro, seção por seção. Sendo o grande tomo que é, ele está dividido não apenas por capítulos, mas por livros, agrupando os capítulos pelo aspecto do jogo que cobrem.
Prelúdio: Os Dois Lados da Moeda é uma ficção curta que dá o tom do jogo.
Introdução: É o que está lendo agora! É aqui que aprenderá sobre os conceitos básicos do jogo, o cenário, os personagens e até mesmo encontrar algum material que sirva de inspiração para Changeling.
Capítulo Um: Um Mundo de Trevas: O livro começa com uma visão geral do Mundo das Trevas, o cenário de Changeling: O Sonhar e traz detalhes de como as Fadas, sua história e sociedade se relacionam com este mundo.
Capítulo Dois: Kiths, Aspectos e Casas: Os elementos mais básicos de um changeling podem ser encontrados aqui: a história que lhes deu vida, o tipo de história que contam, e as casas nobres que os regem (ou as casas nobres que eles pertencem, no caso dos Sidhe).
Capítulo Três: Criação de Personagens e Características: Regras para criar um personagem e regras relacionadas com a forma dele interagir com o mundo.
Capítulo Quatro: Artes e Alçadas: O primeiro capítulo do Livro Dois descreve a estranha magia Feérica que os changelings usam, os truques, as perigosas técnicas do Desencadear e os dados de Pesadelo.
Capítulo Cinco: Regras: As principais regras do sistema Storyteller são explicadas neste capítulo: paradas de dados, níveis de dificuldade, ações estendidas, ações múltiplas e todos os outros sistemas básicos que você precisa saber.
Capítulo Seis: Sistemas e Dramas: Regras avançadas são abordadas neste capítulo, incluindo regras de combate e regras específicas de Changeling, como Banalidade e Desvario.
Capítulo Sete: O Sonhar: O capítulo Sete trata de tudo o que tem a ver com o Sonhar, que não são os próprios changelings, desde Trods e Propriedades Livres até os variados tipos de quimeras, para não mencionar o próprio Sonhar.
Capítulo Oito: Narrativa: Este capítulo oferece tudo o que um Narrador deve saber para narrar uma crônica de Changeling: o Sonhar, criar de personagens do Narrador, cenários convincentes e como conduzir um jogo que mude entre fantasia e tragédia em um ritmo vertiginoso.
Capítulo Nove: Pesadelos e Coisas Estranhas: nem todos os sonhos são agradáveis. Neste capítulo estão os inimigos dos Kithain. Monstros, criaturas de pesadelo e os Dauntain, Changelings distorcidos ao ponto de se transformarem em destruidores corruptos.
Apêndice 1: Os Gallain: nem todos os changelings descendem do folclore europeu. Este capítulo trata de Kiths e sociedades que descendem do Sonhar, mas não se encaixam nesta estrutura familiar.
Apêndice 2: Os Encantados: Aqui você vai encontrar regras para os companheiros mortais dos Kithain, os Kinain e os Encantados.