Nascidos dos sonhos de paixão e luxúria nos tempos decadentes da Grécia Antiga, os Centauros são um Kith selvagem; bárbaros lascivos da Tessália. Primos dos Sátiros, eles têm muito em comum com seus parentes de pernas de bode: uma libido descontrolada, e a mania de enxergar da mesma forma os Kithain, mortais e cavalos como brinquedos para sua luxúria.
Físicos e ativos, eles possuem grande resistência e uma fraqueza para o álcool, uma característica que ressalta ainda mais o seu baixo autocontrole. Desprezando as cidades humanas, eles adaptam-se à vida em um ambiente mais natural, como as Propriedades Livres selvagens, e, como era de se esperar, são excelentes praticantes da vida ao ar livre.
Vivendo em tropas, eles podem ser incontroláveis e vorazes, muitas vezes se misturando com Tragos de Sátiros (e vice-versa). Essas festas são as mais alucinantes que existem, como muitos Kithain incautos já acabaram descobrindo. Não é surpresa que a maioria deles venha da Corte Unseelie, chamando-se de Ixions em homenagem ao progenitor de sua luxúria. Estes Centauros são bárbaros, que não hesitam em impor suas vontades a indivíduos mais fracos.
Infelizmente, os Centauros Seelie são minoria, mas são encarados com grande admiração e respeito. Denominando-se Chronus em homenagem a seu pai mitológico. O grande Chiron era um membro deste grupo. Muitos seguem seu exemplo, controlando suas naturezas bestiais através da força de vontade e dedicando-se a ideais superiores, como a arte, o artesanato e o herbalismo. De fato, todos os Centauros têm uma grande aptidão para tais aspirações, mas somente os Cronos realmente conseguem tirar proveito deste Direito Inato.
Quase não se preocupam com os títulos ou modos da nobreza, mas tem a reputação de formarem a melhor cavalaria a serviço de ambas as Cortes. Como membros da cavalaria, eles atuam como arqueiros, batedores e atiradores, ou como raros cavaleiros; totalmente ajaezados, armados e com armaduras, com placas de tronco, barda e escudo, muitas vezes empunhando uma lança. Estes raros cavaleiros são geralmente Chronus, os Ixions carecem de civilidade e um autocontrole para tal posição.
Eles possuem afinidade com a Alçada Natureza.
Os Centauros são um Kith robusto, combinando o tronco, cabeça e braços de um homem musculoso com o corpo de um cavalo. Geralmente peludos, eles tem cabelos longos e rebeldes, e raramente se barbeiam. Este visual possui um atrativo que muitos dos outros Kithain, especialmente os Sátiros acham irresistível. Suas orelhas são pontiagudas e seu cabelo é tipicamente escuro devido a sua herança grega. Eles não gostam de roupas, considerando-as desconfortáveis e impraticáveis para seus corpos equinos. Tal como os Sátiros, eles são seres altamente sexuais e despudorados.
Os Centauros Infantes são selvagens e brincalhões, correndo e cantando com entusiasmo. Eles frequentemente gostam de dar "carona" a seus amigos Infantes.
Os Centauros Estouvados são despreocupados, sexualmente ativos e atléticos. Apenas os Chronus são seduzidos para desfrutar de outras atividades, mas mesmo assim podem ser vítimas de eventual busca pelo prazer.
Os Centauros Rezingões atingem o auge do seu aspecto se tornando lascivos, selvagens, propenso ao vício e sem controle, ou graciosos, inteligentes e sábios. Muitos Chronus consideram como sua missão de vida transmitir seu conhecimento àqueles dignos e dispostos a aprender.
Dadas suas restrições físicas e natureza selvagem, os Centauros preferem um estilo de vida ao ar livre, morando em comunidades isoladas, vivendo como nômades ou talvez tornando-se guardas-florestais, fazendeiros ou guardas de parques. Os Chronus muitas vezes se tornam eremitas sábios, procurados por outros Kithain por sua sabedoria ou para servirem como tutores.
Como qualquer Kith, os Centauros têm algumas características exclusivas.
Tamanho Equino: Possuindo o corpo de um cavalo, os Centauros são fortes, rápidos e robustos. Eles ganham 2 pontos adicionais de Força e 2 pontos adicionais de Vigor na criação de personagens, mesmo que isso eleve a pontuação das características acima de 5, e podem se mover com o dobro da velocidade normal para um humano. Além disso, eles ganham um Nível de Vitalidade Escoriado no Aspecto Infante, e mais um Nível de Vitalidade Escoriado ao se tornarem Estouvados. Eles podem atacar com seus cascos, causando Força +1 de dano e nunca sofrem falhas críticas em testes de Esportes.
Sabedoria da Natureza: Apesar de seu apetite sexual selvagem, os Centauros têm uma aptidão inata para a arte, o artesanato e a medicina natural. Eles ganham um ponto extra de experiência por sessão que pode ser gasto apenas no aprendizado de uma Habilidade relacionada à arte, ofícios ou herbalismo. Eles não adquirem este conhecimento de forma sobrenatural, assim eles ainda devem estudar esta Habilidade de forma convencional.
Maldição de Dionísio: Sujeitos a desejos e paixões selvagens, os Centauros têm dificuldade em sobrepujar suas naturezas bestiais. A dificuldade de todos os testes de Força de Vontade para resistir à tentação ou manter o autocontrole é aumentada em +2 (ou até mais se o Centauro estiver embriagado). Isto evidencia a determinação absoluta e a força de vontade dos Chronus, que raramente sucumbem aos seus desejos mais carnais.
Tamanho Equino: Sua maior força é também seu maior problema. Qualquer atividade que esteja além das habilidades de um corpo de cavalo é efetivamente impossível para eles. Eles podem obviamente usar ferramentas e armas porque têm troncos humanos, braços e mãos, mas obviamente não poderiam dirigir um carro, subir uma escada, etc. Se o Narrador for generoso, ele pode permitir que o Centauro "ignore" seu Semblante Feérico por uma cena, tornando-se assim capaz de realizar ações como um ser humano normal, mas fazer isso gera automaticamente 1 ponto de Banalidade temporária.
Autor: Colin Chapman
Local Original: http://www.angelfire.com/ca4/dataweaver/play/changeling/centaur.html
Boggans: Caseiros e domésticos, tranquilos e enfadonhos.
Exus: Eles conhecem a sensação da liberdade!
Clurichauns: Bebam! Bebam! Bebam!
Nockers: Cheio de calos e pouco atraentes, mas fabricam brinquedos sexuais bem diferentes...
Pooka: Hummmm...bonitinhos e peludinhos...
Redcaps: Não sabem saborear o que comem
Sátiros: Hummmm...
Sidhe: Aôô Potranca! Oba Oba!
Selkie: Enrole suas barbatanas em volta deles!
Sluagh: Eles podem ficar em algumas posições realmente exclusivas...
Trolls: Grandes, duros e ordeiros. Bons para uma briga.