...e lá estava ele, à beira de ParaSempre, com a espada numa mão e a cabeça de Guepardo na outra. Sua juba se agitava ao vento e ele levantou a cabeça para rugir para a lua. Todas as criaturas da floresta responderam com seus cantos especiais e ele ergueu sua espada pela noite adentro... enquanto a noite pairava sobre ele, ele gritou ao vento:
-Eu sou o Rei das Feras! E vou comer o coração do mundo antes de ficar satisfeito.
— A Lenda de Leão, como contada por Sorema, Pooka pardal
O que algumas pessoas chamam de caos, outras consideram como variedade e diversidade. Os Pooka existem em todas as formas e tamanhos. Meio humanos e meio animais, eles vivem em corpos mortais como os outros Kith, mas também podem assumir as formas de seus animais de afinidade. Dizem que eles possuem uma “afinidade” com o seu lado animal interior.
Pode-se dizer que os Pooka são um dos Kiths mais antigos. Alguns afirmam que eles surgiram até mesmo antes dos Sidhe, embora isso seja impossível de se provar, considerando a natureza atemporal de Arcádia. Os Pooka afirmam que eles são as fadas que estão há mais tempo no reino mortal.
Os Pooka têm uma habilidade única: eles podem mudar a sua forma, mesmo em seu aspecto mortal. Quando um Pooka adota sua forma animal ele faz isso de uma maneira tão perfeita que se torna este animal, tanto para os olhos mortais quanto para os feéricos. O poder desta habilidade engana muitos changelings que consideram os Pooka apenas como pequenos incômodos, inúteis e inofensivos. Os Pooka se divertem com isso. Assim como eles fazem com tudo.
A maioria dos Pooka tem afinidade com animais comuns — cães, gatos, esquilos, coelhos ou ratos — que tendem a se reproduzir em grande número, “enchendo o mercado”, por assim dizer, com suas crias. Porém nos últimos anos têm aparecido na sociedade feérica alguns Pooka com afinidades cada vez mais raras. Muitos destes Pooka vão contra o estereótipo de bobos e brincalhões dos Pooka com afinidades mais comuns. Alguns manifestam uma beleza serena que não é comum no Kith. Outros são capazes de fazer um Troll se borrar de medo. É importante lembrar, ao imaginar os Pooka, que não existem dois iguais. Sua personalidade tende a refletir sua afinidade animal, embora isso seja mais um guia geral do que uma regra.
Sendo os changelings enigmáticos que são, os Pooka geralmente conseguem evitar qualquer tipo de rótulo ou classificação. Considerando que pouco mais de cinquenta anos se passaram desde o Ressurgimento, não é surpresa para ninguém que as informações sobre os Pooka continuem escassas, se não totalmente equivocadas. Junte a isso a sua mania de espalhar notícias e fatos falsos sobre si mesmos, o que torna difícil acreditar em qualquer coisa sobre eles. Diversidade, mentiras e escassez de informações geralmente levam à um: “Que merda é essa? ”