“Envie me estes, os sem-teto, os varridos pela tempestade,
Eu levantarei minha lâmpada ao lado da porta de ouro!”
— Emma Lazarus, “O Novo Colosso”
Os changelings partilham um fardo que ninguém mais entende — eles não pertencem nem ao Sonhar nem ao mundo material. Apenas em uma Propriedade Livre eles podem estar entre seu povo. Propriedades Livres são a alma da sociedade changeling, o espírito caloroso que mantem suas peças unidas. Pequenas Propriedades Livres são um local de descanso para changelings cansados, um lugar para se recarregar antes de retornar para um mundo que não é seu. As grandes Propriedades Livres possuem um propósito maior, já que plebeus e nobres, Seelie e Unseelie, se reúnem nelas — muitas vezes sob a bandeira da trégua — para partilhar seus contos. Tal como os changelings a que servem, as Propriedades Livres existem em dois mundos: elas possuem um corpo feito de tijolos e cimento, e um coração de sonhos e Glamour.
As menores Lumeeiras resistiram à Fragmentação, ao invés das maiores. Os estudiosos dizem que as grandes Lumeeiras eram nós na trama, rompidos pela tensão entre o Mundo Outonal e Sonhar se rasgando. Plebeus descontentes dizem que as fadas verdadeiras tomaram para si os maiores prêmios e os esconderam de seus primos changelings. Alguns nobres acreditam que as velas mais brilhantes queimam mais rápido. De qualquer forma, os changelings hoje possuem apenas fragmentos do Sonhar que eles devem moldar com cuidado em Propriedades Livres.
As Propriedades Livres abrigam seus donos, mas os encorajam a não se isolarem do mundo. Para changelings buscando refúgio contra a Banalidade ou Desvario elas serão portos seguros. No entanto aqueles changelings que tentam se isolar do mundo, irão se deparar com intrusos hostis e ameaças quiméricas, já que as Propriedades Livres os encorajarão a viver grandes aventuras.
Este capítulo traz regras estendidas para os jogadores criarem uma Propriedade Livre. Em vez de um nível único atribuído a todos os Aspectos (por exemplo, uma Propriedade Livre de um ponto é pequena e pouco decorada, com pouca segurança), os jogadores podem escolher onde melhorar ou piorar sua Propriedade Livre.
O Sonhar é uma entidade viva e mutável, e as Propriedades Livres não são exceção a essa regra. Os changelings moldam suas Propriedades Livres tanto inconscientemente quanto por sua própria vontade. Isso significa que todos os jogadores podem opinar sobre como a Propriedade Livre representa as necessidades, os desejos e os medos dos personagens. Se um novo jogador se juntar à crônica mais tarde e investir pontos de Antecedentes em Posses, a Propriedade Livre irá se alterar para integrar os novos sonhos deste changeling.