O povo Abnaki há muito tempo conta histórias sobre os maliciosos May-May-Gwya-Shi escondido em lugares rochosos ao longo da costa ou atrás de cachoeiras isoladas. Ladrões notáveis de peixes, costumam fazer incursões audaciosas às redes e até provocam incêndios nas aldeias próximas. Quando perseguidos, eles desaparecem nas rochas de um penhasco ou na costa.
Nos dias de hoje, eles ainda mantem suas antigas tradições. Eles tem grande prazer em pescar, passear de barco e nadar, e muitas vezes passam a maior parte de seu tempo aprimorando essas habilidades. Como seus parentes mortais, sua sociedade é patriarcal, embora tenham começado a adotar um estilo de vida muito menos orientado para o gênero. No Mundo Médio, eles podem viver como pescadores, artistas (escultores ou pintores), ou condutores e construtores de jangadas e canoas. O mais jovens May-May-Gwya-Shi são propensos a brincar, e especialmente a roubar peixe, de mortais e até mesmo de outros Nunnehi, embora também sejam conhecidos por usar seus poderes para encher as redes de seus amigos mortais ou Nunnehi em momentos de necessidade . Os anciãos tendem a ser mais serenos. Eles vivem vidas menos ativas, muitas vezes dedicando grande parte de seu tempo às artes, como a pintura rupestre e a escultura.
Os May-May-Gwya-Shi são encontrados entre as tribos que uma vez constituíram a Confederação Wabanaki: Abenaki, Maliseet, Penobscot e outros povos relacionados. Embora os mortais dessa Confederação agora estejam confinados à reservas no estado do Maine, os May-May-Gwya-Shi podem ser encontrados em aldeias em suas terras ancestrais. Eles podem ser encontrados vivendo entre mortais em qualquer lugar na Confederação Wabanaki, mas preferem casas perto de grandes pedras nas margens dos rios ou nas áreas costeiras rochosas.
Mesmo em suas formas mortais, os May-May-Gwya-Shi tendem a ser baixos e ágeis. Todos os May-May-Gwya-Shi têm cabelos longos e fluidos que cobrem seus rostos, rendendo-lhes o apelido de “cabeludos”. Eles têm uma pele fina como a de lontra que cobre seus corpos, braços e pernas. Eles tendem a se vestir com o estilo da tribo mortal em que nasceram.
Afinidade: Cena.
Portal na Pedra: Os May-May-Gwya-Shi possuem um vínculo estreito com as pedras e são capazes de passar através de qualquer formação rochosa natural. Para que o May-May-Gwya-Shi passe com sucesso pela rocha, o jogador deve ter sucesso em um teste de Vigor + Esportes (dificuldade 7). O Nunnehi pode passar pela rocha sólida como se estivesse em um túnel, indo diretamente para o outro lado. Ele não pode morar dentro de uma rocha sólida, mas pode emergir em algum lugar a uma dezena de metros. Ele também pode usar essa habilidade para passar o braço através de um afloramento rochoso e agarrar algo do outro lado. Com o gasto de um ponto de Medicinais, o personagem pode passar um pequeno veículo, como uma canoa ou uma motocicleta, através de rocha sólida. Qualquer coisa carregada, ou qualquer pessoa no veículo conduzido pelo May-May-Gwya-Shi passa junto com ele.
Chamado do Pescador: O May-May-Gwya-Shi tem a capacidade de convocar peixes para uma área ou corpo de água específico. Eles costumam usar esse Direito Inato para aumentar o suprimento de comida das tribos mortais locais ou para se satisfazer sua obsessão por comer peixes. Cada sucesso em um teste de Manipulação + Empatia com Animais (dificuldade 6) permite que eles convoquem uma rede cheia de peixes nativos da região. Quanto maior o número de sucessos, maior o número de peixes convocados.
Vontade Fraca: Os May-May-Gwya-Shi têm um desejo obsessivo por peixe e mariscos e tem grande dificuldade em controlar seu apetite por essas coisas. Essa fraqueza pode ser explorada por seus inimigos, deixando peixe fresco ou moluscos sem proteção, que eles não podem resistir. Sempre que um May-May-Gwya-Shi se depara com um suprimento de peixes sem vigilância ou é convidado a participar de um banquete de frutos do mar, ele recebe um ponto de Banalidade se resistir.
“A rocha é tão sólida quanto sua vontade ou seu medo. Venha comigo, se você se atreve.”