Os membros da Casa Dougal são perfeccionistas conhecidos por sua perspicácia técnica. Lorde Dougal, o fundador da Casa, foi um grande ferreiro feérico que inventou uma maneira de urdir o Glamour no interior do aço, tornando-o seguro para as fadas. Alguns dizem que o próprio Lorde Dougal ficou na Terra durante o Interregno devido a sua fascinação pela metalurgia e pelas máquinas.
Os membros desta Casa são muito precisos, tanto nas palavras quanto nas ações. Quando um plano é traçado, eles insistem que este seja executado ao pé da letra. A eficiência é considerada a maior das virtudes. Pouquíssimos deles chegam a governar, pois preferem se certificar de que tudo funcione como um relógio. Devido a sua disposição ordeira, eles geralmente trabalham como escriturários e advogados, apesar de realizarem suas tarefas com elegância intelectual. O raro soberano pertencente à Casa Dougal geralmente governa seu feudo de uma maneira muito pragmática e funcional, mas tende a lidar com os problemas melhor na teoria do que na prática.
Esse ideal de perfeição os coloca em desacordo com muitas outras fadas. Poucos conseguem corresponder a suas expectativas, o que tende a tornar estes Sidhe ainda mais elitistas. Eles levam seus passatempos muitíssimo a sério. A matemática avançada, a mecânica, a arquitetura e a metalurgia são vocações comuns entre eles. Não temem o trabalho árduo e acreditam piamente que "se você quiser algo bem feito, peça à Casa Dougal que o faça."
Quando a realidade não corresponde às expectativas de seus ideais, os Sidhe da Casa Dougal tendem a exibir duas possíveis soluções. Sua primeira reação é arregaçar as mangas e redobrar os esforços. De fato, eles podem demonstrar uma obstinação incrível quando estão desesperados para concretizar um ideal. Se isso falhar, eles sucumbirão a seus Legados Unseelie até encontrarem algo que volte a estimular seu idealismo.
Sua propensão à precisão também apresenta uma fraqueza curiosa. Quando vêem uma máquina bem cuidada ou uma obra-prima da engenharia, eles podem ficar extasiados. Alguns deles chegam a um estado de devaneio e podem contemplar essas coisas durante horas. Com trabalho árduo, talvez seja possível consertar a realidade e fazê-la imitar o ideal.
O brasão da Casa Dougal é de ouro, com braçal dobrado a suster martelo de sable, em chefe goles três rodas dentadas de ouro (três engrenagens douradas sobre campo vermelho acima de braçal e martelo negros sobre campo dourado).
Obséquio: Os membros da Casa Dougal são obstinados e conhecidos por sua capacidade de investir Glamour em tudo o que fazem. Uma vez por história, o membro dessa Casa é capaz de converter parte de seus pontos temporários de Glamour em pontos temporários de Força de Vontade (até o nível de sua Força de Vontade permanente). Isso tem de ser feito durante algum tipo de esforço físico: trabalho, exercício ou participação em combate.
Defeito: A realidade física parece imperfeita a estas fadas, assim como elas mesmas são imperfeitas. Somente com o trabalho árduo é que elas conseguirão superar essas imperfeições. Os Sidhe desta Casa sempre têm uma desvantagem física a ser compensada, geralmente algo que pode ser corrigido com o emprego inteligente de artefatos: uma perna mecânica para substituir um pé deformado, uma intrincada lente corretora para compensar uma visão fraca, e assim por diante. Essas desvantagens estão presentes, apesar de nem sempre visíveis, em seus aspectos mortais.
Exílio: Durante o Ressurgimento, os Sidhe da Casa Dougal foram exilados na Terra por causa de sua fascinação pela tecnologia. O atual soberano da Casa conta a história da construção de uma gigantesca máquina de guerra, pouco antes do ressurgimento, com a intenção de defender os portais de Arcádia contra os invasores mortais. A ameaça foi exagerada, e a devastação produzida pelo mecanismo diabólico causou a desgraça dos Dougals. Os trovadores Sidhe contam e recontam as lendas do monstro mecânico criado pelo Grão-lorde Donovan. Cada conto termina de maneira diferente, pois ninguém consegue lembrar todos os detalhes
O Grão-lorde Donovan atualmente reside numa Propriedade Livre construída perto de uma fábrica nas terras ocidentais do Reino das Maçãs. Embora a fábrica em si seja uma casca vazia no mundo dos mortais, no Sonhar ela é uma fortaleza de invenções quiméricas. Cerca de dez Nockers são empregados como aprendizes na Propriedade Livre da Forja todos os anos.