A hora do festival da vila aproxima-se rapidamente, e a energia da excitação selvagem impregna o ar quente e úmido. Pessoas das cidadezinhas vizinhas chegam para a celebração, ansiosas pela expectativa da festa. Mas há também a excitação pelo mistério, pois são estes grandes festivais que a criatura acha irresistível, e os aldeões mal conseguem conter o seu desejo de descobrir quem entre eles é um Boto. Extremamente raros, os Botos são Kithain peculiares, passando a maior parte do seu tempo na forma de golfinhos cor-de-rosa, nadando preguiçosamente nos grandes rios, sob as copas das grandes árvores. Evasivo e tímido, poucas pessoas serão honradas o bastante para verem o Boto como eles realmente são.
Apesar desta natureza evasiva, eles são tão gregários e amigáveis quanto qualquer golfinho, levando uma vida cheia de diversão e brincadeiras. As pessoas amistosas irão descobrir que os Botos são bondosos, deliciando-se com o simples fato de estarem vivos, saboreando o Glamour da mera existência. Os Botos vivem uma vida em grande parte solitária, e apesar de gostarem muito de boa companhia, passam quase toda a sua vida sozinhos. Às vezes, porém, o fascínio da diversão e da boa companhia se mostra grande demais para resistir, e o Boto se junta a uma multidão de pessoas, apenas para desfrutar o fato de estar com elas. Devido seu bom humor e leveza de coração, eles procuram ativamente aquelas pessoas que estão se divertindo, e assim é mais provável que eles sejam encontrados em festividades em vilas ou comunidades pequenas. Qualquer Boto em tal tipo de festa atrai com certeza muita atenção, pois eles são ao mesmo tempo atraentes e carismáticos. É claro que grande parte da atenção será de pessoas atraídas pelo sexo aparente do Boto. Sendo um Kith apaixonado, eles são extremamente afeiçoados ao amor, tanto físico quanto espiritual, mas infelizmente raramente dura mais de uma noite. Mas, essa noite de paixão é esplêndida em sua intensidade, com o Boto deixando para trás um amante satisfeito ou um coração partido na manhã seguinte.
Aparência: Sedutores e belos na sua forma humana, os Botos são um Kith atraente, mas a sua beleza não é a beleza sobrenatural dos Sidhe, mas sim uma beleza natural que é facilmente percebida pelos simples mortais. A sua forma natural de golfinho é a do curioso boto cor-de-rosa dos rios sul-americanos (especialmente do Amazonas), mas a sua característica mais peculiar é o seu espiráculo, que está presente mesmo em sua forma humana. Em seu Semblante Feérico sua pele é suave, com uma tonalidade rósea, e seus olhos são grandes, profundos e fluidos, brilhando de alegria.
Estilo de Vida: Curiosamente, os Botos não são humanos com almas feéricas, mas golfinhos com almas feéricas. Eles passam a maior parte do seu tempo em seu habitat natural, vivendo a vida como um golfinho, e só deixam esta forma se tiverem um forte desejo de companhia, ou se precisarem de sua forma humana para evitar ataques, ou viajar onde não exista uma via navegável.
Os Botos Infantes sumiram nos últimos anos, tendo desaparecido lentamente ao longo do tempo. As razões para isso não são totalmente conhecidas, mas, infelizmente, este Kith está morrendo. Nota: Os botos cor-de-rosa são uma espécie ameaçada de extinção.
Os Botos Estouvados são extremamente raros, embora estejam entre as pessoas mais atraentes deste mundo, combinando o frescor da juventude com o Glamour de suas almas.
Os Botos Rezingões são os mais numerosos, mas o seu número ainda é lamentavelmente baixo. A população mundial total de Botos (principalmente na bacia amazônica) não ultrapassa 100. Estes Rezingões envelhecem graciosamente, com toda a beleza que a idade pode trazer, talvez tingidos com um pouco de tristeza e arrependimento pelo futuro que enfrentam.
Afinidade: Ator
Em duas Pernas: Botos passam a maior parte do tempo na água, mas, gastando um ponto de Glamour, eles podem assumir uma forma humana. Esta forma é extremamente bonita e atraente. A reversão para a forma cetacea não tem qualquer custo. Fazer isso na presença dos mortais requer que eles Apelem ao Fado.
Admiração: Os Botos naturalmente atraem a atenção onde quer que estejam, seja qual for a sua forma. Eles ganham um ponto adicional tanto em Carisma quanto em Aparência, mas isso não pode elevar nenhuma das características acima de 5. Eles nunca sofrem falhas críticas em testes de Sedução, independente de sua forma.
Marca do Golfinho: Quando em uma forma humana, o Boto ainda tem o espiráculo (orifício utilizado para respirar) no topo de sua cabeça. Qualquer um que o veja pode fazer um teste de Inteligência + Ocultismo (Dificuldade 6). Se tiver sucesso, a pessoa vai perceber a verdadeira natureza do Boto, e o Boto perde a sua capacidade de se transformar por um curto período de tempo. Para descobrir quanto tempo o Boto é afetado, jogue a Banalidade do observador com uma dificuldade igual ao Glamour do Boto. Cada sucesso significa que o Boto é afetado por 1 turno. O boto vai tentar fugir de qualquer jeito sob tais circunstâncias. Eles normalmente usam um chapéu para esconder essa Fraqueza.
Boggans: Sempre felizes, eles seriam bons companheiros se ao menos liberassem suas emoções.
"Boto? Não posso dizer que já conheci um".
Curupiras: Eles se esforçam para proteger a natureza selvagem, mas sabemos que é uma tarefa fútil. Devemos passar nossos últimos dias com gargalhadas e felicidade.
"Meu coração dói, pois a morte deles se aproxima cada vez mais. Se ao menos eles parassem e lutassem para se salvar".
Exus: Eles realmente dominam a maravilha da vida, pois a vida não é a mais grandiosa das histórias?
"Eu nunca conheci um. Mas os contos sobre os festivais que eles participam são encantadores".
Nockers: Onde está a vida em um pedaço de metal ou madeira?
"Hedonistas imprestáveis".
Pooka: Desfrutar da vida causando desconforto aos outros não me parece divertido. O certo não seria que todos se divertissem?
"Quando estão por perto, a atenção está fixada neles, facilitando a realização de travessuras. Infelizmente ficam aborrecidos quando ninguém presta atenção neles. Felizmente, eles quase nunca estão por perto."
Redcaps: A brutalidade é a forma errada de chamar a atenção.
"Quem liga se as "merdas cor-de-rosa bonitinhas" estão morrendo? Eu não vou chorar por isso".
Sacis: Eles podem ser muito divertidos, mas muitas vezes trazem raiva e aborrecimento aos outros.
"Eles simplesmente não apreciam uma boa brincadeira, mas são divertidos nas festas".
Sátiros: Kithain verdadeiros, que compreendem a selvageria e a diversão de uma boa festa!
"Eles conseguem de forma muito fácil aquilo pelo qual trabalhamos duro para conseguir. Sabem, luxúria, garotas,... Quem me dera poder fazer isso."
Sidhe: Eles tem muita pose. Se se juntassem a nós em nossas festas, seriam muito mais felizes.
"Kithain lindos, em busca de diversão. A vida não é apenas uma grande festa."
Sluagh: Muito quietos, muito tristes, muito tímidos.
Muito superficiais, muito barulhentos, muito irritantes'.
Troll: É difícil se divertir com um pedaço de pedra.
"Sinto pena de seu destino decadente, mas dançar enquanto o futuro de sua raça arde parece um gesto inútil e confuso".
Autores: Jose Alexandre Nalon e Colin Chapman
Local Original: https://changelingthedreaming.fandom.com/wiki/Boto