Fae de Carmarthenshire (País de Gales), os Bendith y Mamau são evocados no folclore. Possivelmente relacionados a hobgoblins, eles eram notórios ladrões de crianças e bebês, tirando-os de suas casas e levando-os para suas Propriedades Livres. Eles criariam a criança, ensinando-lhe música e canto em um longo Entressonho, só devolvendo a criança muito mais tarde, com apenas leves lembranças de sua doce música. Na verdade, uma criança pequena ou bebê é uma fonte excepcional do mais doce Glamour, razão pela qual tantos Kithain tinham a reputação de roubar crianças.
Não que os Bendith y Mamau sejam maus, mas geralmente são muito egoístas, pouco se importando com o sofrimento que causam à família. A Corte Seelie tem feito esforços para conter essa atividade, citando que ela poderia atrair atenção indesejada, e os Bendith que desejam ingressar na Corte Seelie (e há alguns) devem fazer um juramento de nunca participar de tais atividades.
Infelizmente, os Unseelie não são tão responsáveis, e percebem que nesta era moderna, onde crianças desaparecem o tempo todo, eles dificilmente serão notados.
Os Bendith invejam a beleza e às vezes são consumidos pelo ciúme, mas geralmente tratam bem seus cativos. Felizmente, são raros aqueles que desfrutam do sabor do Glamour distorcido e de pesadelos, e seus métodos de induzi-lo são melhores não ditos...
Este Kith é pequeno em número, e excepcionalmente incomum além das fronteiras do País de Gales. Os galeses nunca se dispersaram tanto quanto os irlandeses, escoceses ou ingleses.
Uma grande surpresa para aqueles que os conhecem, os Bendith são músicos e cantores espantosamente brilhantes. É uma triste reviravolta do destino que eles nunca possam chegar ao Êxtase, e talvez esta seja a razão por trás de sua inveja da beleza e suas subsequentes atividades de sequestro.
Aparência: Os Bendith y Mamau são um Kith raquítico e feio; pequeno, com membros retorcidos e pele acinzentada. Seus olhos são franzidos e indecifráveis e seus narizes grandes e bulbosos. Suas bocas são geralmente sombrias com o lábio inferior projetando-se sobre a superior, de forma muito parecida com a de alguns tipos de macacos. Seus cabelos são grossos e crespos, geralmente de cor ruiva, com os Rezingões sendo geralmente carecas. Suas orelhas são grandes e redondas, salientes, e suas sobrancelhas lembram grandes tufos grossos de cabelo ruivo. Sua característica redentora é sua voz que é rica e ressonante (os machos) ou doce e cadenciada (as fêmeas).
Estilo de vida: Os Bendith y Mamau são músicos e cantores do mais alto nível, tradicionalmente juntando-se aos corais masculinos ou apresentando música folclórica galesa local. Nos últimos anos, um número crescente de pessoas está se voltando para a música contemporânea ou dando um toque moderno a elementos mais antigos.
Os Infantes chamados de Crimbils são ainda mais feios do que os adultos. Eles rapidamente mostram aptidão para música e canto, deleitando-se com a atenção que atraem para si. Quando não praticam suas artes, tendem a viver infâncias solitárias, rejeitadas pela outras crianças e com ciúmes de seus belos colegas de classe. Apesar disso, Crimbils são surpreendentemente calmos.
Os Estouvados são músicos apaixonados, constantemente frustrados por sua incapacidade de alcançar alturas que sabem que estão fora de seu alcance. Eles usam seus dons musicais para compensar sua aparência simplória, tendo um sucesso muito limitado. Assim, muitas vezes ficam frustrados e zangados, dedicando-se ainda mais a música. Seus gostos se tornaram muito ecléticos nesta era moderna, e muitos se juntaram a bandas modernas, mas, apesar disso, eles ainda têm um comportamento muito caseiro.
Os Rezingões realmente se encaixam com o nome e na imagem de um pessoa rezingona. Eles são mal-humorados e carrancudos, encontrando pouco tempo para dar uma breve pausa em sua música. Os Rezingões os mais propensos a praticar suas antigas tradições de sequestro, já que sua inveja e desejo pela beleza e Glamour os corroem nos anos de crepúsculo de sua vida.
Afinidade: Ator
Vozes de Anjos, Música dos Deuses: Eles são, sem dúvida, os maiores músicos e cantores feéricos; sua música mostrando uma paixão mais profunda e menos frenética do que a dos Sátiros. Reduza a dificuldade de qualquer teste de Performance envolvendo música ou canto em 2, e eles começarão automaticamente com 2 pontos de Performance grátis na criação de personagens. Eles nunca sofrem uma falha crítica em um teste de Performance.
Uma aparência amarga: Devido à sua natureza retraída, amarga e ciumenta, e sua tendência de sequestrar bebês ocasionalmente, os Bendith sofrem +2 de dificuldade em qualquer teste social, exceto Performance.
Glamour Além do Alcance: Não importa o quanto eles tentem, os Bendith y Mamau nunca foram capazes de chegar à Êxtase. Esta é a principal causa de sua amargura.
Citação: Todo o meu talento é inútil se eu não conseguir me inspirar!
Adh-Sidhe: Hum, estou apenas cuidando desta criança para um amigo. Sim! É isso!
Eu sei que você está mentindo, seu idiota!
Bean-Sidhe: É realmente revigorante encontrar alguém que sofre mais do que eu.
Pare de se gabar e me deixe em paz.
Boggans: Fofoqueiros, fofoqueiros, fofoqueiros...
Pelo menos não roubamos bebês! (indignado)
Exus: Seus contos nunca serão iguais à minha música!
Talvez, mas sua raiva não consegue encobrir a inveja em seu coração.
Clurichaun: Vá beber até ficar tonto, seu bêbado inútil.
Foda-se seu miserável, feio e ladrão de bebês comedor de alho-poró!!
Nockers: Você chama o que faz de “criação” ?!
Você vê essa chave ?! CRACKK !!
Pooka: Deixe-me em paz!
Ladrão de crianças, ladrão de bebê, é melhor ser bonzinho ou o Adh-Sidhe vai pegar você! (recitando)
Redcaps: Sua reputação também não veio de graça.
Quem se importa? Veja se eu me importo?
Sátiros: E daí? Você sabe cantar. Devo ficar impressionado?
Seu pedaço de merda desagradável e amargo!
Sidhe: Só porque você é atraente, você acha que pode mandar em mim!
Eu detectei um resquício de ciúmes? Eu acho que sim...
Sluagh: Eu nunca poderia invejar você. Você é muito mais feio e infeliz do que eu.
Eu não me importo, mas você deve ter cuidado com o que você diz ...
Trolls: Pare de me olhar!
Assim que você fizer o juramento, deixarei de observá-lo... com menos atenção.