As estações mudam e, com elas, mudam os Ghille Dhu. Espíritos do verde e da natureza, os Ghille Dhu já foram criaturas prósperas que mudavam suas naturezas com base nas estações. Nascidos na primavera, cresciam em força no verão para se tornarem criaturas eruditas e envelhecidas no outono e passarem sua sabedoria no inverno, apenas para morrer e renascer de seus ninhos novamente. Este era o ciclo dos Ghille Dhu.
A Separação mudou tudo isso. O ciclo de vida dos Ghille Dhu foi interrompido, fazendo-os envelhecer prematuramente ou nascer como adultos crescidos. A insanidade tomou muitos Ghille Dhu, que preferiram se entregar a morte em vez de sofrer essa existência torturada. Alguns poucos desesperados seguiram os plebeus depois da Fragmentação e passaram pelo Caminho dos Changelings para tentar se reconectar com a natureza e o Sonhar. Este ato desesperado salvou apenas alguns e a um alto custo. Quando os Ghille Dhu se deparam com a Banalidade, ela os coloca em uma espiral decadente alterando de um Aspecto para outro, da primavera para o verão e outono, até que finalmente suas curtas vidas terminam em inverno e morte.
Essas fadas trágicas abraçam suas curtas vidas como uma chance de ajudar a reconectar o Sonhar ao mundo natural. Seus corpos mudam à medida que envelhecem, de pele fresca e verde para casca envelhecida no final de suas vidas.
Afinidade: Ator
Euforia: Os Ghille Dhu podem recuperar Glamour ao vagarem sozinhos pela floresta, ou cuidarem de outras árvores e plantas.
Desencadear: A magia de um Ghille Dhu invoca musgo, flores e grama que crescem mesmo sobre concreto ou plástico. Essas plantas murcham e morrem assim que o Desencadear termina, mas o cheiro de pólen ou matéria vegetal em decomposição (dependendo do que o Desencadear produziu) permanece.
Generosidade da Natureza - como os Nunnehi, os Ghille Dhu podem colher o Glamour da natureza. Os Ghille Dhu em todos os Aspectos possuem esse Direito Inato.
Girar a Roda - Uma vez por história, o jogador pode rolar novamente um único teste sem gastar nada para fazer isso. Somente os Ghille Dhu do Aspecto primavera possuem este Direito Inato.
Rosa e Carvalho - Os Ghille Dhu do verão ganham um ponto em Aparência e Força para representar sua beleza e poder, mesmo que isso aumente as características acima de cinco. Somente os Ghille Dhu do Aspecto verão possuem esse Direito Inato.
Sabedoria das Eras - Uma vez por ciclo lunar, um velho Ghille Dhu pode usufruir de sua conexão com o Sonhar e seus ciclos naturais para meditar sobre uma pergunta relacionada às fadas. Ele deve procurar um local natural para fazer sua pergunta; isso requer um teste de Força de Vontade. Para questões simples, com respostas de sim/não, a dificuldade é 7, qualquer coisa mais complexa terá uma dificuldade maior, definida pelo Narrador. Se o resultado do teste for uma falha crítica, mais nenhuma resposta pode ser dada sobre o assunto. A dificuldade aumenta em um para cada vez que o Ghille Dhu faz uma pergunta, e pobre do Ghille Dhu que tenta abusar de sua sorte. Somente os Ghille Dhu do Aspecto outono possuem esse Direito Inato.
O Beijo da Morte - Os Ghille Dhu envelhecem rapidamente de Aspecto em Aspecto devido à Banalidade. Se um Ghille Dhu sofrer uma morte quimérica, ele automaticamente envelhece para o próximo aspecto. Toda vez que o Ghille Dhu recebe um ponto permanente de Banalidade, seu jogador deve ter sucesso em um teste de Glamour (dificuldade igual ao valor atual de Banalidade do Ghille Dhu), ou o personagem passa para o próximo aspecto. Quando ele passar para além do outono, o corpo do Ghille Dhu morre.
“Eu acabei de nascer e morrerei logo. Eu posso sentir este mundo morrendo ao meu redor, mas isso não tem como você ver!”