Assim como os Sidhe, os Ali'i nasceram para governar. Mas ao contrário dos Sidhe, isso raramente lhes sobe à cabeça. Eles são governantes justos e sábios, entendendo plenamente o ciclo da vida e as contribuições dos plebeus. Os Ali'i vêm de uma das linhagens reais que produziram os reis Menehune de cada ilha. O império de Kamehameha nunca alcançou aos Menehune, e eles nunca apoiaram à um rei por meio da força. Hoje eles reconhecem de bom grado um chefe acima de todos os demais, geralmente o representante da linhagem tradicional Kaua'i. Mas outros chefes menores podem vir das linhagens reais de O'ahu, Maui, Moloka'i e Hawai'i. Não existe uma linha real de Lana'i.
Cada aldeia tem um chefe. Hoje em dia, existe apenas uma aldeia, então todos os Ali'i, exceto o chefe desta aldeia, podem se tornar chefes menores, conselheiros do grande chefe. No entanto, misteriosamente, cada vez menos Ali'i nascem a cada geração (ao contrário dos Sidhe, os Ali'i se tornaram changelings com o resto de seu povo há muito tempo).
Os Ali'i são os guardiões do Glamour dos Menehune, que eles chamam de mana. Em vez de lumeeiras, cerimônias e banquetes, os jogos anuais do Malahiki conferem Glamour aos Ali'i, que depois é distribuído entre o povo ao longo do ano até o próximo Malahiki.
Aparência: Assim como os Sidhe, os Ali’i são belos. Sua pele lisa, dourada ou muito marrom. Seus dentes são de um branco brilhante e seus sorrisos são grandes e felizes. Ao contrário dos Sidhe, sua risada é farta e cordial, sem um traço de tristeza. A maioria dos Ali'i masculinos são musculosos e atléticos como guerreiros, enquanto as Ali'i femininas podem ser corpulentas. Eles geralmente usam mantos de penas.
Os Keiki iki são brilhantes e felizes. Todas as suas necessidades são atendidas e eles não precisam de mais nada. Embora alguns possam ser temperamentais, isso é raro.
Os Kanaka são arrogantes e competitivos. Eles estão apenas assumindo suas responsabilidades e estão ansiosos por isso (ao contrário de muitos fae europeus), mas eles também se divertem testando os outros ao seu redor, buscando aprimorar suas próprias habilidades de liderança.
Os Kumu são maduros e régios. Espera-se que eles liderem bem seu povo e eles levam isso a sério. Mas essa maturidade não significa a morte dos sonhos e da magia, pois o Ali'i é o encarregado de garantir que as pessoas nunca conheçam a falta de Glamour. Muitos sucumbem à tristeza com o atual estado de seu povo, mas uma manhã de surf geralmente acaba com isso.
Estilo de Vida: Todos os Ali'i têm grande influência sobre seu povo, mesmo que sejam chefes menores. Eles devem aconselhar o chefe mais velho e seguir seu exemplo. Eles tendem a manter-se separados da vida social dos plebeus, mas isso é mais para reforçar sua pureza mágica do que por um sentimento de desdém.
Afinidade: Fada
Respeito e Beleza: igual ao Direito Inato dos Sidhe.
Vaso de Glamour: Os Ali’i podem armazenar 4 vezes o seu nível de Glamour em pontos temporários de Glamour. Esses pontos devem ser investidos no Ali'i por outros Menehune. Isso é feito apenas durante a festa anual de Malahiki: os Menehune participantes gastam pontos temporários, e eles são “armazenados” no Ali'i escolhido. Os Ali'i não podem usar esses pontos sozinhos; em vez disso, outro Menehune pode sacar deste vaso de Glamour para abastecer seus truques (ou qualquer outro uso que achar necessário). O Menehune só pode fazer isso com a permissão do Ali'i, e eles devem estar a menos de 15 metros dele.
Maldição da Banalidade: Como a fraqueza dos Sidhe
Sacrossanto: Uma vez que os Menehune não tem uma lumeeira para avivar suas Propriedades Livres, o Glamour armazenado nos Ali’i é muito importante para mantê-los nestes tempos banais. Se a Banalidade afetar um Ali'i, muito desse Glamour armazenado é destruído (cinco pontos temporários por ponto temporário de Banalidade ganha pelo Ali'i). Portanto, o Ali'i deve ser cauteloso. Pisar na sombra de um Ali'i destruirá um ponto temporário de Glamour (primeiro o Glamour armazenado, depois o do próprio Ali'i) e, por isso, é considerado um tabu. Além disso, quando um Ali'i passa por um plebeu, seu séquito tocará em trombetas feitas de conchas. Qualquer plebeu que não se curvar diante do Ali'i destrói um ponto temporário de Glamour; isso também é tabu.
Citação: Você ousa se postar diante de mim desta forma? Você vem de terras distantes e tem modos estranhos, mas isso não é desculpa para sua grosseria. Curve-se agora e depois vamos conversar.
Kahuna: Sem sua sabedoria não teríamos sobrevivido tanto tempo.
Hana: É bom ver pessoas felizes. Quando fazem coisas com o coração, ficam felizes. Nós ficamos felizes por eles.
Kokua: Honrados e corajosos. Eles vão nos defender daqueles que querem nos destruir.
Kithain: São pessoas diversas. Você nunca sabe o que esperar de cada uma de seus diferentes Kiths