De todas as sociedades feéricas, secretas ou não, o Ramo Vermelho talvez seja a que passou por maiores dificuldades após o desaparecimento de David Ardry. A fragmentação desta ordem de cavaleiros simbolizou a divisão dentro da sociedade changeling. Enquanto o Ramo Vermelho estava unido, as fadas podiam olhar com confiança para a sua nobre liderança, sabendo que os altos padrões desta lendária ordem de cavalaria iriam prevalecer e que os cavaleiros iriam agir em prol dos interesses de todas as fadas. Agora que o Ramo Vermelho entrou em colapso e se transformou em diversas facções, cada uma apoiando seu próprio candidato ao trono de Concórdia e hostilizando os outros competidores, os bastiões da coragem e integridade já não estão mais separados, em uma posição acima de seus companheiros changelings.
Além disso, cada facção do Ramo Vermelho está pronta para lutar contra as outras facções se necessário. Os partidários de Faerilyth já chegaram a entrar em combate com os simpatizantes de Morwen, enquanto aqueles que apoiam a princesa Lenore têm estado prontos para defender a sua causa contra todos os adversários.
No entanto, os sentimentos mais amargos vêm daqueles membros do Ramo Vermelho que culpam sir Lleu Ardwyad, primo e amigo íntimo de David, por permitir que o Grande Rei desaparecesse em sua presença. A notícia de que sir Lleu se tornou um traidor por causa de sua negligência e de sua paixão pela Grande Rainha envenenou o Ramo Vermelho mais do que qualquer outro evento isolado. A culpa ou inocência de sir Lleu pouco importa neste momento. O dano à reputação (e à imagem) do Ramo Vermelho já foi feito.
Tão perturbador quanto esta divisão dentro do Ramo Vermelho, é o esforço de sir Ranulf Dorsey ap Dougal para manter o Ramo Vermelho unido. A solução de sir Ranulf para a controvérsia sobre a sucessão sugere nada menos do que uma tomada militar do trono. Independente da sua reputação de integridade, coragem, honra e todas as melhores qualidades da nobreza, os cavaleiros do Ramo Vermelho têm pouca experiência com a delicadeza e a perspicácia política necessárias para governar uma sociedade arruinada de changelings. Tal solução, a maioria dos changelings acredita, significaria o fim, não apenas de Concórdia, mas da sociedade como um todo.
Informações sobre a origem do Ramo Vermelho e alguns de seus membros mais importantes podem ser encontradas em Nobres: A Hoste Brilhante e Noblesse Oblige: O Livro das Casas.